Executando verificação de segurança...
5

Terminar minha faculdade atual ou largar e ir fazer SI?

Bom, estou no quinto período de economia em uma federal, mas imagino estou mais ferrado do que imaginei.
sofri uma desilusão com o curso, não tem nada haver com o que eu imaginava ser, talvez por ter entrado com 18 anos, isso contribuiu (de uma forma resumida: economia não é um curso de exatas, mas de humanas).
Na época, eu nem conhecia programação, mas esse ano (fevereiro) resolvi desenvolver umas soluções para o setor da empresa que trabalho em python e vi que amava aquilo, IA, análise de dados e afins. Com essa jornada trabalhando em python, conquistei no emprego, mesmo sendo estagiário, posições de destaque pelas soluções, podendo palestrar para funcionários, na universidade, criaram um setor novo no TI para que eu desenvolvesse meus projetos com mais liberdade e me colocaram em treinamento para Liderança acelerada.
No entanto, com isso a desilusão que tinha com economia foi aumentando ainda mais, agora que não vejo nenhum sentido no curso, o que me motivava (parte financeira) caiu por terra visto que posso ser muito mais bem-sucedido na programação.
Porém, para que eu mude de curso, tem uns porens:
1- não troco uma universidade pública por nada - isso vem com um problema: não consigo reopção de curso pela faculdade (pois economia é humanas) e não fiz inscrição no Enem, o que tenho de última opção é a USP - fuvest (moro em minas). Teria que mudar de estado para recomeçar tudo.
2- Não poderei ser promovido até o fim de 2025 - a USP pede 1 ano obrigatório de estágio, o que me faz não poder ser promovido na empresa que estou pela necessidade de continuar estagiário (trabalho home office, então mudar de estado não é um problema)
3- vou formar um ano depois - consigo muito provavelmente cortar algumas matérias, além de que SI na usp pode ser feito em 3 anos.

esses pontos me pegam pensando na minha carreira profissional, não sei o quanto SI por ser de TI vai agregar comparado a economia, visto que já possuo experiência de mercado.
o que vocês fariam pensando no lado profissional?

Carregando publicação patrocinada...
6

No seu lugar terminaria a faculdade de Economia e buscaria uma formação complementar em Ciência da Computação por EAD. A combinação dessas duas áreas pode ser extremamente valiosa, especialmente no campo de ciência de dados, onde o entendimento profundo de análise econômica oferece uma vantagem competitiva, com aplicação direta em BI e até no mercado financeiro.

É importante destacar que a computação não existe no vácuo. Pouca gente sabe, mas quando Zuckerberg estava em Harvard e criou o Facebook, ele estudava psicologia, não ciência da computação. O sucesso do Facebook não vem de nenhuma genialidade técnica, mas de como ele mexe com as emoções das pessoas. Por isso, abrace sua formação em Economia e aplique-a no código. Isso pode ser o seu grande diferencial.

Uma formação estruturada em Ciência da Computação, como um curso EAD, pode não ser necessária pelo diploma em si, mas sim pela organização do conteúdo, te proporcionando um plano de estudo claro e direto. Isso ajudaria a consolidar e expandir seus conhecimentos, permitindo que você continue evoluindo rapidamente na área de TI sem precisar abandonar o curso de Economia. Em termos práticos, esse caminho te permite aproveitar o melhor dos dois mundos: o peso de um diploma de uma federal aliado a uma formação técnica estruturada e o reconhecimento pela experiência prática no mercado de TI.

1

Cara, você já está no quinto periodo, então já teve um tempo bom de faculdade, se fosse no segundo ou até terceiro periodo, dava até pra recomendar sair dela e procurar outra coisa, mas você já passou da metade do curso, eu recomendo fortemente você finalizar ela e depois posteriormente tenta pegar alguma pós graduação voltada pra TI, algum curso mais rápido sobre ou até uma nova graduação, talvez em análise por ser mais curta normalmente uns 3 ou 2 anos

1

Acho que é válido terminar a faculdade de Economia já que muito tempo foi investido nela, e querendo ou não uma formação superior já é uma grande vantagem pois te permite se inscrever em um leque de vagas boas. Por exemplo, na minha última empresa que trabalhei existia o Tech Trainee que só era possível se inscrever com ensino superior completo nos últimos 2 anos. O salário era muito bom e você trabalhava inteiramente em tech, e era independente do curso, ou seja, com seu diploma você conseguiria se inscrever em uma vaga de Trainee, ganhando mais de R$7k, trabalhando na área que você gosta, e se quiser pode realizar uma outra formação na área de tecnologia. Para mim isso seria a escolha mais estratégica.