Executando verificação de segurança...
2
Carregando publicação patrocinada...
-2

e como era a web antes deles? um monte de HTML estático feio. ou então uns sites pesados cheio de código mal estruturado e com loading eterno.
esses framework surgiram diante de uma necessidade, por isso são famosos, porque souberam sanar o problema muito bem.

teve um tempo que eu também não curtia, queria reinventar a roda e fazer tudo manualmente, hoje eu percebi que é perda de tempo. use as ferramentas ao seu alcance.

1

Essa é a pior desculpa que vi.

Recomendo que reveja todo o conceito de desenvolvimento. Tudo esse monte de tranqueira Javascript compila para um monte de HTML estático e feio. É andar na contramão de sustentabilidade e pensar em trazer prejuízos para seu cliente no futuro.

Frameworks quase nunca surgem por necessidade. Alguns surgem para resolver problemas que eles mesmos inventam. O fato de ser famoso não é relacionado com sua qualidade. Tem um monte de influencer no TikTok e Instagram.

1

Frameworks quase nunca surgem por necessidade

Discordo do trecho "quase nunca", os frameworks existem para resolver ou otimizar a resolução de um problema, hoje existe uma grande quantidade de diferentes frameworks que fazem a mesma coisa, porém, com abordagens diferentes, e vai do gosto do desenvolvedor optar por um de acordo com sua necessidade.

0

irmão, se é desculpa ou não, não muda o fato de que ganhou fama e é adotado pelo comunidade em peso.

não julgo se vc não curte ou não acha certo, cada um tem sua opinião, eu inclusive pensava assim anos atrás. mas o fato é: se um framework é adotado por milhares, alguma coisa boa deve ter, se não, não teriam empresas investindo no desenvolvimento deles.

vejo seu comentário mais como uma opinião pessoal sua do que como uma crítica embasada em algo.

2

É sim embasada, mostro isso nos outros comentários.

Frameworks populares e aceitos pela comunidade tem seus usos. Na documentação de cada um é descrito o que ele é e o que não é, mas é errado entendermos que qualquer tecnologia popular serve como um martelo de ouro.

A crítica é exatamente sobre usar ferramentas feitas para resolverem problemas complexos mas para situações simples que não precisam de tal coisa. Se for algo complexo, use o NextJS, não vejo problema nenhum em usar.

Esses frameworks são quase todos voltados à receita de bolo. Boas empresas e cargos não querem copiadores e coladores de código, querem desenvolvedores que resolvam problemas. Esses frameworks não resolvem todos os problemas. É papel do desenvolvedor reconhecer isso.

3

pra criar uma landing page simples, apenas com uma foto de um produto, um texto curto e um link logo abaixo redirecionando pra um produto em algum marketplace, vc acha que é mais fácil oq?

opção 1: fazer com HTML/css/js puro, estilizar tudo manualmente e depois subir um servidor web basico, apontar um domínio, configurar ssl e por em produção.

opção 2: iniciar um projeto next, criar a página estática, usar algum pacote de componentes estilizados, subir no github e depois hospedar automaticamente na vercel já com domínio e ssl?

entende onde quero chegar?

o cliente quer a solução do problema, só isso.

concordo que o dev tem que aprender a forma manual da coisa, ter contato com o "arroz e feijão", mas depois disso, acho muito mais produtivo usar soluções prontas e frameworks completos pra produzir algo, pq da feita que vc pega o ritmo, se torna extremamente prático e eficiente.

0

Landing page (que é um dos assuntos que o autor levantou na postagem inicial) sempre existiu, independente disso, vai me dizer que html, css e js nao toca bem uma lp ou até mais.
Agora querer reescrever o Fb vanilla ai sabemos que nao dá, mas tbm sabemos quanto tempo de desenvolvimento e grana tem aportado num projeto assim.E eu acho esse foi o ponto do autor, fazer coisas simples de maneira complicada.
Enfim..

-2

uma landing page pode ser desde uma página simples com texto e imagens e links diretos, como também um funil de vendas com algum esquema de pagamento, contato direto via chat (aquele famoso botaozinho flutuante lateral) e etc. tudo vai depender da complexidade do projeto.
dei meu exemplo pq foi justamente por achar que era algo simples eu fiz em HTML cru, depois tive que refazer do zero usando tecnologias mais escaláveis.

e cara, convenhamos, até pra fazer uma landing page simples não é difícil usando um next.js por exemplo, porque não usar?