Executando verificação de segurança...
7

Java X PHP

Durante minha jornada na programação, estudo desde começo de 2023 e a primeira linguagem que tive contato foi Java. O ecossistema é muito robusto e poderoso.

Recentemente recebi uma proposta em realizar uma entrevista técnica de uma empresa que desenvolve em php . O problema é que acabei gostando de PHP.

Procurando entre ambas linguagens, tanto PHP ou Java, o mercado de trabalho em Java possui vagas de pleno+, as vezes vejo um junior. PHP vejo não muito, mas não tão pouco vaga de estágio ou Júnior (tanto que fui chamado pra uma entrevista técnica de estagio).

Minha grande dúvida é permanecer num ecossistema ou estudar ambos e ver o que pode dar? Estava pensando em Java desenvolver algo mais robusto, por conta do spring e o PHP algo mais dinâmico.

Carregando publicação patrocinada...
3

Você precisa decidir o que é bom para você por conta própria. Isso é fundamental para qualquer profissional que trabalha em uma área que toma-se milhares de decisões por dia.

As pessoas, especialmente as aleatórias na internet, não sabem nada de você, não vão parar para analisar o problema por completo e olhar para todas as variáveis, até as mais escondidas e que só você conhece, e não vão sofrer as consequências da sua decisão, ou seja, elas não se darão bem ou mal, para elas tanto faz, elas vão dizer algo e é problema seu, elas parecerão bacanas por dizer algo e ninguém sabe se está te fazendo bem ou mal. Isso é o mais importante que precisa saber sobre esse assunto.

Essa coisa de "tem vagas para tal" ou "não tem vagas desse jeito" é uma ilusão, as pessoas não sabem de fato, é uma observação parcial que traz distorções. De qualquer forma, mesmo que só tenha uma vaga em alguma coisa e ela encaixa como uma luva em você não importa que tem 1000 em outra.

Eu acredito que tem mais vagas "júnior" em PHP porque vão pagar pouco. Tem exceções, mas em geral quem trabalha com PHP não costuma evoluir muito a carreira, não são muito valorizados pelos contratantes e eles sabem que precisam chamar quem é fraco para poder pagar pouco.

Continuando com minha crença, Java costuma ser mais exigente, em geral se a pessoa não sabe programar bem ela se dá mal, então quem procura profissional sabe que se pedir "júnior" vai aparecer um monte de gente que não sabe programar porque as pessoas acham que júnior é assim: "não sei nada então eu sou júnior".

E assim aprendemos uma outra coisa. É comum, mas não universal, que a visão do que as pessoas têm sobre essas vagas seja muito dispersa. E por isso elas não tem serventia a não ser para classificar quanto a pessoa vai ganhar dentro da equipe. Para fins de estabelecimento de conhecimento e capacidade o que você acha que você é, é diferente do que quem seleciona acha. E isso vale para todos os casos. Até se brinca que se perguntar para 10 pessoas o que esses títulos são terá pelo menos 11 respostas diferentes.

As pessoas precisam se preocupar com sua formação como um todo de forma contínua e vigorosa, o resto é distração.

O que eu acho um erro é usar PHP quase do mesmo jeito que Java. E que fique claro, hoje a maioria das pessoas em PHP faz isso. E não faz sentido, ainda mais para quem vai usar as duas. Se for usar PHP quase igual ao Java, então faz em Java que foi pensada para ser aquilo. Eu uso PHP para fazer coisas muito simples, se eu precisar de algo mais complexo e robusto eu vou de C#, jamais vou usar PHP quase igual ao C#, isso é algo que as pessoas não entendem e mostram o estado de nossa indústria e porque muita gente é tratado como "júnior" (até pelo salário) mesmo depois de anos na área.

Se prepare bem para ser desenvolvedor de software e vai equilibrando as coisas nas duas até ver que precisa focar mais em uma ou outra. Isso será o melhor para você? Não sei, mas respondi. Particularmente, se seguir meu conselho, gratuito, não precisa de muito esforço para aprender PHP, o esforço maior, disparado, será aprender a ser um engenheiro de software, e depois fazer isso com Java ou outra tecnologia robusta.

Eu garanto que esse é caminho para o sucesso? Não. Mas na mesma situação provavelmente eu faria isso, com a bagagem que eu tenho, na mesma situação eu não a teria e seria muito mais teimoso, como eu fui quando era bem fraco.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Fiquei bem pensativo nessa sua resposta Maniero! Não desejo ficar me titulado, isso o mercado fez errado sobre área de desenvolvimento.

Apenas fiquei um pouco assustado na hora por conta de ser uma entrevista técnica sem consulta, mas focarei minha carreira em algo mais robusto (Java ou .NET).

1

Como você disse, também acredito que há mais vagas de Jr pra PHP e que a expectativa de evolução de carreira para esses é menor. Mas para um junior em PHP, há a possibilidade de trabalhar com java ou outra linguagem no futuro já como pleno?

Pergunto isso pq planejo ingressar em uma vaga de desenvolvimento em alguns dias, e vejo apenas vagas de PHP, então fico receioso em aplicar para essas vagas.

obs.: Tenho muito interesse e estudo bastante node, principalmente pra desenvolvimento de APIs, mas não acho vaga...

1

Se você só vê um tipo de vaga está olhando de forma errada, o mercado não é assim. Como eu não procuro vagas não sei os macetes, mas sobra vagas em todas as tecnologias.

2

Java e PHP são ferramentas do programador para resolver problemas do mundo real, assim como C#, Rust, Python, JS....

É natural que a gente crie mais interesse em uma do que outra, mas isso tem muito haver com a nossa experiência e expectativa. A experiência nos permite enxergar que algumas linguagens ou frameworks são mais adequados em determinados cenários pois o trabalho dos criadores, comunidade e empresas levou aquela ferramenta naquela direção.

E no momento, você só tem a expectativa, deve estar gostando da sintaxe do PHP mas ainda não teve a oportunidade e trabalhar em um projeto sério com ele, resolver problemas e abstrair regras de negócio do mundo real.

Você precisa desenvolver experiência, com menos de 1 ano de estudos e com uma primeira oportunidade eu me preocuparia menos com a parte da linguagem e mais com o que o emprego oferece, por exemplo: um bom salário, uma boa empresa, um ambiente interessante, se quem trabalha lá são pessoas experientes e etc.

1

Sim! A verdade é como sou estudante javeiro, tenho um afetivo mais com a linguagem por ser minha primeira entre outras que testei. O real problema é que não gostaria de ficar pulando em galho (estudando) em dois ecossistema. Gostaria apenas de focar meus estudo em uma pra não ter complicações de confusões.

1
1
1

Bem o teste técnico, creio eu será algo mais focado em exercício lógico (hackerrank ou leetcode), pois será a primeira vez e não sei como imaginar isso. Eles acompanharam junto com MySQL (algo que tenho conhecimento).

O problema é que não gostaria de ficar estudando ecossistemas paralelo.

1

Bom dia.. Menos de 1 ano de estudos ainda é muito pouco tempo para você analisar e conhecer todos os campos de atuação da tecnologia, digo isso por que eu vejo que Java e PHP tem publicos ligeiramente diferentes, você dificilmente vai ver um sistema bancário desenvolvido em PHP e dificilmente vai ver um blog desenvolvido em Java, não estou dizendo que não é possível fazer ou que determinada técnologia é melhor do que outra, apenas que tem áreas em que uma linguagem é mais presente do que a outra.
Mas como o colega disse, tanto faz a linguagem desde que você conheça a base. E tente descobrir em qual área vc quer atuar... se for setor bancário, financeiro, acredito que você será mais bem sucedido em java ou C#, entende? Mas como primeira experiencia, vai fundo e absorva o máximo que conseguir dos seus pares, entenda a dinâmica de trabalho e caso não seja o emprego na área que você quer, continue estudando "por fora".

1

Verdade! fiquei surpreso quando me mandaram email sendo que meu currículo e os projetos estão em Java (Spring). Não estou sendo egoísta e querendo ser cego pelo Java, muito ao contrário, gostaria de uma oportunidade e o PHP, pelo menos está me dando uma iniciativa em teste técnico (algo que nunca participei e não vou mentir, estou receoso).

1

vou usar uma frase do akita: "um bom desenvolvedor é promiscuo com relação as linguagens de programação". Ou seja, não se apegue, somente tente resolver os problemas especificos nos momentos especificos com as ferramentas(linguagens) especificas para aquele problema, ambiente e fatores em geral.

1
1

Olha, eu também programo nas duas, você não precisa escolher uma preferida e usar para tudo, eu gosto de PHP para a web se bem que a framework Java Spring Boot está deixando as coisas tão fáceis quanto ao PHP.
Continuando, e gostoso de usar Java para usar no Desktop, banco de dados etc.
Também programo scripts Autohotkey v2 quando preciso automatizar algum software, de jogos a tarefas repetitivas no trabalho.

0