A falta de ética das empresas na contratação de desenvolvedores
Primeiramente gostaria de informar que essa é minha percepção, que quis compartilhar aqui e ver a opinião/visāo de outras pessoas.
Desde abril/2023, acabei passando por duas experiências "chatas" de desligamento. Eu estava extremamente estagnado, tinha 3 empregos em paralelo (foi o único jeito que encontrei de ter uma renda honesta e justa) e, infelizmente, isso me causou diversos problemas de autoestima, ansiedade, baixo desempenho e burnout, que causaram o meu desligamento de duas das três empresas.
Com isso, fiquei trabalhando apenas para uma empresa, porém com um salário ridiculamente baixo para meu nível de experiência (os três salários eram ridiculamente baixos, porém, como 1+1 é 2 e 1+1+1 é 3, com três empregos gerava uma renda "justa"). Depois disso, fiz aquele protocolo básico: atualizei meu LinkedIn, atualizei meu currículo, atualizei meu perfil em portais de vagas de TI (que, diga-se de passagem, são ridículos, pois esse ramo de contratação é extremamente fragmentado, tendo um monte de sites com as mesmas informações, e ficar tendo que atualizar todos eles é um saco).
Buscando novas oportunidades, comecei a enxergar as empresas e oportunidades de trabalho como desenvolvedor de uma forma um tanto "curiosa". Eu já tinha conhecimento de que as empresas desvalorizavam desenvolvedores, mas não tinha noção do quão feia estava a situação.
Eu sou um desenvolvedor fullstack com 7 anos de carreira, tenho domínio em praticamente todas as frentes do desenvolvimento (DevOps, Back-End, Front-End, Desktop e Mobile), diversas tecnologias (Docker, Linux, Azure, AWS, GCP, PHP, Python, Java, Node, MySQL, PostgreSQL, MongoDB, Angular, React, ElectronJS, React-Native e Ionic). Portanto, não vi injustiça em me considerar um dev sênior, considerando meus conhecimentos e tempo de experiência.
O que me deixa bem indignado é o fato das empresas simplesmente desvalorizarem os desenvolvedores. Estou vendo muitas vagas com salários ridiculamente baixos e requisitos muito inflados. Já cheguei a ver vaga de desenvolvedor júnior com salário de menos de R$ 1.500,00 e solicitando 3 anos de experiência com Docker, AWS, diversas linguagens, diversos bancos de dados, frameworks de back e front-end... Isso não são requisitos de um dev júnior. Esse foi um dos piores que vi, mas vejo diversas oportunidades assim.
Ao meu ver, as empresas querem "escravizar" os desenvolvedores. Já participei de processos seletivos com uma pretensão X e, depois de um papo bem animador (não estou sendo sarcástico) com os recrutadores e time técnico, o RH simplesmente informou que não poderia pagar o valor, e questionaram se eu estaria aberto a receber de 30 a 40% a MENOS do que a minha pretensão inicial, o que significaria receber MENOS, frente ao que recebia antes em apenas uma das empresas que trabalhei anteriormente.
Não sei vocês, mas isso me gerou uma revolta imensurável quanto ao mercado e à postura das empresas. Desvalorizar um profissional e todo seu esforço e dedicação, tempo de experiência, conhecimento e valores é um desrespeito à qualquer um, independente da área de atuação.
Gostaria de saber se outras pessoas compartilham dessa visão, e qual a opinião de vocês, possíveis meios de nos posicionar frente a essas "empresas".