Executando verificação de segurança...
2

A facilidade vem prejudicando

Por que toda aplicação feita é construida no contexto web? Esse é o meu questionamento e essa é a minha perspectiva sobre o assunto: facilidade.

Bem, a web trouxe várias coisas que antes não se tinha. Ou seja, a facilidade do compartilhamento de códigos é muito grande, fazendo, assim, com que o trabalho seja "menos cansativo".

Porém, o que mais me incomoda nisso tudo é a falta de conhecimento das pessoas. Por essa estrada de flores em que se encontram hoje, muitos não querem mais ter o trabalho de programar de verdade, apenas usar código prontos por outras pessoas. E isso não tem problema algum. O problema todo é que não sabem usufruir desse fruto da melhor forma possível.

Essa minha ideia (uma crítica sobre a área) surgiu a partir de um membro daqui da comunidade (@maniero). Ele critica essa uso execivo da internet, sendo que muitos nem sabem o que estão realmente fazendo.

Peço que exponham aqui a visão de vocês sobre esse assunto. Será que a criação de um website se faz realmente necessária nos projetos por você realizados? Por que não algo nativo? Criar uma cli, mesmo que consuma uma API?

OBS.: para que fique claro - já que eu apenas tinha dito o uso da web em códigos prontos - isso não quer dizer que, por exemplo, quando você for contruir um app mobile nativo, não utilize nenhum tipo de biblioteca ou framework. Quis dizer no uso excessivo dessas ferramentas que deveriam ser apenas um auxílio, e não realmente uma dependência profissional do programador.

Fica aqui minha frustação sobre a área.

Carregando publicação patrocinada...
3

A maioria das aplicações hoje em dia deve ter uma interface Web e esta absolutamente tudo certo com isso, a Web é de fato a GUI universal, mas é apenas isso, uma interface.

Nenhuma aplicação, (ou quase nenhuma) deveria ser uma aplicação Web!

1

Faz sentido.

Na construção de um app nativo, por exemplo, não se tem essa facilidade de criar uma interface intuitiva para o usuário, como é na web (isso, é claro, tirando as ferramentas como o 'tauri' e o 'electron', que utilizam da produtividade da web).

Obrigado pela tua contribuição!

1

Acho um debate interessante, na minha visão, acredito que pra muitas pessoas, o seu primeiro contato, vem de tutoriais que sempre pegam algo que é comumente usado hoje em dia, o youtube, o spotify ou até mesmo a netflix(esse tem muitos kk), por exemplo, normalmente iniciam com bases simples e a tangibilidade da web proporciona uma certa facilidade.

Mas não tiro o ponto de que, talvez começar com uma aplicação nativa também possa ser muito bem aproveitado, talvez até mais que a web, em questão de código, arquitetura, baixo nivel e etc.

Eu mesmo iniciei no console com C# mas sem o contato visual de algo que lhe algo palpável, pode acabar gerando frustações, dependendo da pessoa é claro, e também querendo algo mais simples e rápido pra criar.

1

Acho que muitas ferramentas tem versões web ao mesmo tempo que há versões nativas para desktop por exemplo. Mas, mesmo aplicações desktop podem ser feitas com frameworks web como o tauri ou o electron.

Normalmente se faz isso pra reaproveitar o conhecimento de quem está fazendo.

E vendo o meu caso que sou usaário de Arch + Hyprland que é um tiling manager a filosofia de trabalhar nesse workspace é usar o máximo de ferramentas de terminal. Então meu workflow de trabalho sempre olha para tentar sempre usar ferramentas que eu consiga me resolver, tem pessoas que vão ao extremo de usar um navegador no terminal, mas acho meio pouco prático.

Tendo em vista isso acho que ferramentas feitas como apps web seja desktop ou app mesmo são usadas por que quem faz tem mais práticas nessas ferramentas, mas caso a pessoa não queria usar esse tipo de ferramenta sempre existem alternativas feitas nativamente um exemplo é ao invés de usar uma ferramenta de editor de imagens que seja pela web da pra usar o GIMP que é nativo.

Vai da necessidade da pessoa mesmo. E do que ela quer. Não acho legal por exemplo vir aguém aqui e falar algo como "você devia usar interface gráfica, tiling manager é perda de tempo". A vida é minha o tempo é meu e eu invisto no workflow que eu acho mais interessante pra mim, não incentivo ninguém a usar (além de já ter feito um video mostrando meu workflow) e nem critico o workflow do amiguinho, cada um usa o que gosta e se sente mais produtivo e todos seguimos a vida felizes e contentes.

3

Utilizo o Arch + Bspwm, e é exatamente isso mesmo. Tem várias formas de se usar e criar apps, a web é apenas mais uma alternativa de muitas outras, pra linux tem rust com tauri, o electron(que já vi até rodar com nextJS), qt5 ou gtk4/5 e por ai vai, e também tem as aplicações CLI

0

Por que não algo nativo?

Quanto custa a hora de um desenvolvedor web?

E quanto custa a hora de um desenvolvedor nativo?

Só aí já inviabiliza 90% dos pontos.

Recursos do cliente

Seu aplicativo nativo roda num J5 que não tem mais expaço de armazenamento? Muitas pessoas, principalmente no Brasil, deixam de instalar apps pois o celular não suporta ou não tem espaço, fazendo na web todos conseguem acessar

1

É algo simples e lógico.

A web, com toda certeza, diminuiu esse problema de espaço disponível no dispositivo. Hoje é possível rodar várias aplicações sem necessariamente baixa-las (dá até mesmo pra criar um site usando React pelo navegador).

Obrigado pela tua contribuição!