Executando verificação de segurança...
3

Dúvida: Github CLI ou Github Desktop

Dúvida:

Qual é a escolha mais comum entre empresas? Eu sei que é importante ter conhecimento dos dois, mas gostaria de saber qual é o mais escolhido em um ambiente profissional. Particularmente uso mais o Github Desktop pela a incrível facilidade de gerenciamento. Possuo conhecimento de ambos, mas gostaria de saber sobre é essa questão que me veio em mente.

Para quem reservou um tempo para responder está pergunta, desde já agradeço :)

Carregando publicação patrocinada...
4

Qual é a escolha mais comum entre empresas?

Não sei se existem dados oficiais sobre isso. Pesquisei um pouco e não encontrei nada a respeito, mas sinceramente, não acho que é uma informação tão relevante assim.

O mais importante, na minha opinião, é conhecer o Git. Não só decorar alguns comandos, mas entendê-lo de fato. Saber o que cada comando está fazendo, como cada um altera o repositório, e como isso pode ou não afetar as demais pessoas que trabalham no mesmo projeto.

Dito isso, acho a linha de comando muito mais importante, pois ela é a única que é garantido que sempre estará disponível. Ferramentas desktop e interfaces gráficas em geral vem e vão, e sem saber o que acontece por debaixo dos panos, sem entender o que cada comando faz, toda ferramenta se torna inútil (ou pior: alguém que não sabe o que está fazendo vai acabar quebrando algo, independente do que estiver usando). Conhecendo bem o Git, vc aprende a usar qualquer ferramenta em poucos dias.

Pessoalmente, ainda prefiro a linha de comando, pode até ter uma curva de aprendizado não muito curta, mas já me habituei. Talvez seja algum defeito no meu cérebro, mas nunca consegui me adaptar com nenhuma dessas ferramentas visuais. E se uma empresa obrigasse todo mundo a usar A ou B, eu acharia péssimo. Idealmente, vc deveria poder usar o que te torna mais produtivo.


Aproveitando, seguem alguns links para aprofundar seu entendimento sobre o Git.

Aqui tem uma explicação bem detalhada sobre git reset.

E sobre git rebase (que é um comando que eu não usava muito, porque não conseguia entender, mas hoje ele é bem útil em alguns casos), este artigo é bem esclarecedor. Ele é longo e boa parte dele parece que não tem nada a ver com rebase, mas garanto que no final tudo fará sentido :-)

Por fim, tem também dois posts meus que falam sobre detalhes internos do Git, e que ajudam muito a entender melhor como ele funciona:

1

Agradeço por compartilhar do seu conhecimento! É como você disse, o mais importante é saber como funciona. Sabendo disso, é possível trabalhar em qualquer um dos meios que existirem! Me esqueci dessa regra básica. Assim como saber a base do JavaScript nos permite aprender diversas bibliotecas, saber git nos permite trabalhar seja por qualquer meio!

2

Não sei se existe um padrão adotado por empresas por aí.
Na nossa, pelo que eu saiba o processo é GIT via CLI, e GitHub pelo navegador mesmo.


Sobre isso aqui:

Eu sei que é importante ter conhecimento dos dois, mas gostaria de saber qual é o mais escolhi em um ambiente profissional.

Tem tantas outras coisas mais importantes para se preocupar (como o próprio uso do Git), se alguma empresa requerer esse tipo de coisa (GH desktop ou CLI) é uma empresa ruim.

1

Pois meu Nobre. Acredito que isso é de menos, entretanto as empresas deve optar mais pra um lado do que para o outro, eu imagino. Agradeço pelo o seu ponto de vista!

1

Já escrevi isso aqui antes e o pessoal não gostou, mas repito, as grandes empresas, jamais vão usar o GitHub (e dar toda a sua PI de bandeja para a Microsoft!)

A regra geral da indústria de software é mesmo usar o cliente padrão do Git!!!

1

Rapaz, faz sentido, mas ao mesmo tempo não faz... Depois de pronto e exibido, a microsoft pode copiar qualquer projeto que eles quiserem, assim como qualquer outra pessoa... Acho besteira isso, mas enfim, agradeço pelo o seu ponto de vista!