Executando verificação de segurança...
3

Cara, uma coisa que li e levo como mantra na vida é: "O ecossistema de desenvolvimento de software está em constante evolução." Acredito que, a partir dessa frase, podemos refletir sobre como esse ecossistema está hoje e como ele pode estar em 3 ou 4 anos. Qualquer área é passível de automatização. Pegue como exemplo a Revolução Industrial: pessoas eram substituídas por máquinas, mas não todas — apenas aquelas que se acomodaram e não evoluíram junto com o contexto industrial da época.
O mesmo ocorre no mundo do desenvolvimento de software. Nos anos 2000, durante a bolha das .com, quem sabia HTML, CSS e o mínimo de JavaScript para interação era rei. Com a revolução DevOps, a partir de 2008, os desenvolvedores precisaram se adaptar às novas arquiteturas e aos conceitos que aprimoraram o mercado. O mesmo ocorrerá com a inteligência artificial. Ela pode, sim, substituir muitas pessoas no mercado atual, mas essas são pessoas que não possuem uma base sólida para entender o que estão fazendo — o famoso desenvolvedor que depende de frameworks e não sabe se virar sem eles.
A questão principal é que, diferentemente da Revolução Industrial, os modelos de IA, como os da DeepMind ou OpenAI, estão ao alcance de todos. Basta decidir se você vai surfar a onda da IA ou esperar que ela te afunde.

(texto corrigido por ia)

Carregando publicação patrocinada...
1

Na década de 80, programas BASIC eram encontrados em revistas. Tu via o código fonte ali no canto da página, digitava no teu microcomputador e brincava alterando algumas linhas do código. Em geral os programas, mesmo os criados em empresas, eram menores. Hoje em dia não tem como publicar em revistas, porque programas hoje são bem maiores.

IA vai gerar muito código, mas a complexidade dos programas irá aumentar e ainda continuaremos codando algumas partes. Só que em outras linguagens, porque eu acho que linguagens de 3ª geração serão substituídas. Acho que essa é a última década em que iremos codificar nessas linguagens. Década de 30 em diante, linguagens de 4ª geração irão dominar. Acho eu né, difícil prever as coisas na nossa área...

2

Linguagens da 4º geração ainda vão demorar bastante a aparecer no mercado, vai ser algo bem imperativo mesmo, do tipo, "faça x com isso e assado com y", o futuro é que cada vez menos vamos nos preocupar com linhas de código e tecnologias, e mais em como resolver problemas e pensar soluções de escala, arquitetura, design e interação humano-computador, esse tipo de profissional será valorizado junto aos cientistas da computação, pedreiros de software vão ter que achar outra linha de manufatura onde podem embalar parafusos e porcas em caixas continuamente de um jeito novo.