Executando verificação de segurança...
3

Como é trabalhar com consultoria? É minimamente estável?

Fala pessoal. Sou Dev CLT, estou a 4 anos na mesma empresa, salário bacana, a empresa tbm é bem legal e me fornece oportunidade de muitos aprendizados. É uma startup pequena (50 pessoas), mas com uma cultura muito legal.

Recentemente recebi uma proposta pra trampar numa consultoria, eu ficaria alocado no Banco Inter. O aumento salarial líquido seria de uns 20% a mais. Eu fiquei tentado especialmente por poder viver novas experiências, e em um produto mais desafiador. Contudo, o fato de ser via consultoria é o que ainda me deixa inseguro.

Uma outra informação, é que essa consultoria está contratando um total de 40 Devs pra esse mesmo projeto q eu trabalharia... daí me passou uma insegurança forte. Tipo, sensação q o pessoal está contratando no desespero pra uma demanda, mas que pode facilmente haver muitos desligamentos tbm... sei lá.

O que vcs acham? Alguém já viveu uma experiência similar?

Carregando publicação patrocinada...
4

PARABENS!!! =D pela oferta e oportunidade

Cara, se voce buscar pessoas falando sobre tema verá que elas vao dizer, quase que em sua totalidade que vc deve experimentar outros contextos de desenvolvimento, nao faz bem pra carreira ficar muito tempo num mesmo lugar por razoes de voce ficar muito acostumado com um contexto muito especifico, todavia, é uma movimentaçao que tem que ser feita com muito cuidado e claro, to sendo leviano, é um assunto que demanda muito mais consideraçoes.

em relaçao a ir pra consultoria tenha em mente que é mais volátil e traz poucas garantias, e de fato, de um contexto de 4 anos em uma empresa indo pra essa nova, voce será só mais um até se provar, tem que ver como isso vai fazer voce se sentir

em relaçao a salário nao parece uma melhora muito brusca visto que clt tem custos mais elevados portanto sua empresa atual gasta mais do que esses 20% a mais, é provavel que pelo dinheiro elas prefiram oferecer uma contra proposta, claro que dinheiro no bolso vai ser muito mais do que so 20% sendo pj, entao isso é uma avaliaçao puramente pessoal, só lembra que vc vai ter que ser muito ponderado nos gastos pra nao acabar caindo em uma armadilha financeira

se nao existe risco financeiro da sua parte, e vc tá buscando novos ares é uma ótima empresa pra se ter no curriculo e vai fazer muito bem poder interargir com pessoas diferentes, vai ter coisas novas pra aprender, aplicar o conhecimento, novas amizades, etc

eu trampei mais da metade da minha carreira como pj e hoje sou clt, "perdi" muito dinheiro de pj pra clt, to me adaptando ainda, e por cima eu trampava em uma empresa gringa e meu contrato meio que encerrou do dia pra noite, nao teve muito o que fazer, dai tomei uma pancada grande, entao sim, é mais instavel, mas é mais dinheiro, se tu tiver bem organizado financeiramente (eu nao estava) nao vai ter nenhum revés, fora isso foram excelentes experiencias e que me ajudaram a evoluir muito

4

Não saia daí, eu ganhava menos e tinha uma vida, agora ganho um tiquinho mais, porém é só stress, não é estável, em geral acabou o projeto, você fica na corda bamba e ansioso se será dispensado ou não, a maioria é dispensada, stress puro, há sempre o peso quê é você quem está errado, é você que está atrasado, você nunca é bom o suficiente para eles, então você acaba fazendo hora grátis, bancando curso do próprio bolso, nunca terá aumento pois nada que faça é tão espetacular para eles que mereça um aumento.
No fim você acaba perdendo saúde, gastando com remédios, sem tempo para esposa, filhos e/ou diversão.

4

Consultorias no geral contratam sem muito critério e demitem da mesma forma. Você já vai ficar alocado no cliente, então dificilmente vai crescer profissionalmente, vão te "esquecer" no cliente, e seus 20% de aumento em pouco tempo não valerá mais a pena, sua maior oportunidade é se o cliente quiser te internalizar (se for permitido).
No geral, consultorias só servem pra quem tá entrando na área e precisa de uma experiência.
Minha opinião, continue onde está e mude de emprego pra um lugar que você tenha certeza que vale a pena.

0

Acabei de sair de uma CLT para um PJ. Essa semana comecei.

A simples conversão do salário CLT para PJ em mais ou menos uns 30% a mais parece nada, mas é muito, e explico.

O FGTS é seu mas não pode mexer a qualquer momento.
O INSS você só recebe ao aposentar, não existe possibilidade de tirar antes.
O IRPF é 27,5% na faixa mais alta.
Os benefícios como vale alimentação, saúde e etc, você não escolhe e é limitado ao que a empresa escolhe/oferece, não necessariamente é o melhor pra você.
O 13° e adicional de férias, você só recebe em dezembro e quando tira férias, a inflação come o valor do dinheiro nesse período.

O PJ, todo esse dinheiro cai na sua mão por mês e você decide o que fazer. Qualquer um consegue fazer render mais o FGTS, uma renda fixa ou S&P500 já supera com folga a rentabilidade do FGTS (se não entende nada disso que falei, busque mais conhecimentos sobre investimentos, inflação, macroeconomia, bolsa de valores, renda fixa e variável, etc).

Sobre ser consultoria ou outro modelo, avalie bem se está disposto a largar a estabilidade da CLT para o constante risco de fim de contrato, que diferente do CLT, no PJ é muito facilitado.

O que vai pesar contra com relação a PJ (se for PJ):

  • pagar contabilidade;
  • emitir nota fiscal;
  • você fará tudo com relação ao dinheiro que recebe. Você vai escolher qual aposentadoria, qual investimento, qual plano de saúde, como vai separar o salário, etc.
  • muito mais fácil a empresa te demitir, por não ter custos adicionais que existem na CLT;
  • contras relacionados aos problemas de cada tipo de PJ em TI (não sei dizer quais são, estou começando agora);

A vida é gerenciamento de risco o tempo todo. Algo que guardo para mim é: maior risco, maior rentabilidade. Isso vale não só para investimento, vale para a vida também. Não sair do lugar é seguro, mas também é muito difícil evoluir estando parado.

Se você perder o emprego novo e ficar desempregado, estará preparado para passar um tempo procurando outro emprego?