Executando verificação de segurança...
1

Como aprender Linux?🐧

Como aprender linux direito?

Sempre escutei a famosa história, onde há sempre 2 maneiras de aprender uma nova tecnologia, o jeito difícil e o jeito muito difícil.

Sendo o jeito difícil usando o linux em uma máquina virtual para estudos de comandos, conexões e uso em geral.

O jeito muito difícil seria instalar a distribuição linux no seu próprio computador como sistema operacional principal, onde você seria obrigado a aprender e em tese guardaria muito melhor a informação.

Agora me diga, você acha que a maneira muito difícil é a única maneira de aorender linux direito de forma rápida? vc conhece outras maneiras? eu pessoalmente usava o jeito difícil, onde eu anotava os comamdos que eu usava e os decorava por meio de papel mesmo, mas depois que conheci o muito difícil, simplesmente vi que não tinha aprendido mada, e que era muito mais fácil a longo prazo o jeito muito difícil.

Carregando publicação patrocinada...
2

Memorizar os comandos não e bom, o ideal voce conhecer os parâmetros e o que eles fazem pra usar pra fazer o que você quer. E não precisa memorizar, todos os comandos tem a flag --help ou um manual usando o comando man

1

Tudo que você se propõe a aprender e se imerge totalmente, o aprendizado é mais rápido. Seja um idioma, programação, Linux, etc. A meu ver, a dificuldade vai depender do propósito do usuário. Se for para utilizar apenas como uma distribuição para programar para web, por exemplo, vai ser bem tranquilo, pois a gama de comandos e conceitos que ela precisará aprender será bem menor que uma pessoa cujo objetivo é trabalhar com administração de sistemas ou devops.

1

Outra forma seria o modo muito dificil com uma "tábua de segurança".
INSTALE o linux em dualboot com o windows e vá passando cada vez menos tempo no windows e mais no linux.

Existe uma versão open sourse para linux de praticamente todos os aplicativos/softwares/... pagos que vemos para Windows MAS as vezes não sabemos usar e na urgência de utilizar não possuimos tempo de aprender e é nesse momento que o windows em dualboot te salva.

LOGO resolva sua urgência no Windows e volte ao Linux.

1

Inicialmente eu fazia mesma coisa de anotar em um papel e tentar decorar, lembro até mesmo de assistir um vídeo do Diolinux falando sobre os diversos comandos e eu anotando cada um deles.

Depois de um tempo eu decidi instalar o Linux Mint em dual boot pra ter a experiência de ter um sistema Linux direto na minha máquina. Resultado: Fiz merda e perdi a minha partição Windows haha. Acho que essa foi a época que eu mais aprendi como mexer em terminal e Linux no geral e como eu já tinha perdido a minha partição Windows eu tava muito mais aberto a fazer mais coisas, instalar novas distros e ver o que rolava só pela experiência.

Depois de comprar o meu notebook novo fiquei com o Windows e o Ubuntu em dual boot por anos, mantive o Windows mais por questão de jogos com os meus amigos, em relação a outras tarefas já tinha me acostumado completamente com o workflow do Linux.

Até que em algum momento eu decidi instalar Arch Linux na marra mesmo no lugar do Ubuntu e manter o dual boot, mas advinha só? Fiz merda e perdi o windows dnv kkkkkkkkk. Agora estou aqui, tá sendo uma experiência agradável, acredito que os únicos problemas seja o lance de compatibilidade a jogos, sinto falta do meu lolzinho de vez em quando e o compartilhamento de tela + áudio do Discord que tem seus problemas em ambiente Linux, tirando esses dois pontos não tinha nada muito que me prendesse no Windows então a migração tem sido bem tranquila, além de ter formas de contornar esses problemas citados, só tenho enrolado pra tentar.

Resumo da ópera: Se você quer aprender de maneira rápida, realmente é melhor estar em contato direto com o ambiente e você fazer suas necessidade nele, através dessas necessidades que você vai criando o seu leque de ferramentas e habilidades no ambiente. Linux também não é um bicho de sete cabeças, sabendo pesquisar e tendo uma boa noção de inglês você quase resolver quase qualquer coisa.

1

A resposta parece boba, mas a única forma de aprender Linux é usando Linux. Comece por distribuições mais amigáveis, tipo Ubuntu e Mint, e não importa se é via máquina virtual. Eu te aconselharia instalar Linux em dual boot, e tem trocentos tutoriais na internet te ensinando a fazer isso.

A minha história com Linux é antiga, e eu comecei a usar ele quando eu tinha uns 13 anos (2001), mas naquela época era muito mais difícil do que hoje, principalmente na questão dos drivers, que precisava instalar manualmente, quando tinha. Nessas distros atuais que eu já mencionei, praticamente já instala isso tudo automático.

Qualquer dúvida que você tiver, é só dar um Google que você vai achar a resposta.

Eu uso o Linux como sistema principal desde 2008, e a mudança foi gradativa. No começo eu usava só pra navegar na internet, e depois eu fui migrando as coisas que eu tinha no Windows pra lá. O divisor de águas foi quando eu consegui instalar o ambiente de desenvolvimento que eu usava naquela época, que era basicamente Apache, PHP e MySql.