Executando verificação de segurança...
1

Eu também vejo muita gente reclamando do estresse na programação (na verdade, na área de TI em geral). Bem, trabalhei por quase 10 anos em um call center antes de migrar para a TI, e digo sem exagero: trabalhar com código realmente é muito estressante, mas comparado a passar o dia inteiro tendo o ouvido feito de penico, a programação é um passeio no parque.

É claro que essa afirmação faz parte da minha experiência e pode não ser verdadeira para outras pessoas.

Muitas vezes preciso trabalhar além do meu horário, às vezes até nos fins de semana, mas faço isso feliz da vida porque sei o quão cruel a realidade pode ser fora desse privilégio que tenho hoje em dia.

Carregando publicação patrocinada...
1

Realmente, o estresse de uns trabalhos comparados a outros tendem a ser bem mais estressantes.

Ao meu ver, isso é porque os trabalhadores dos call centers são "mão de obra", suprindo a necessidade de haver alguém que esteja ali simolesmente para atender outras pessoas, coisa que qualquer pessoa com habilidades simples de comunicação conseguiria fazer.

Já o trabalhador da área de programação é alguém que precisa saber o que está fazendo, entender códigos de outras pessoas, entender a estrutura do software ou web, para corrigir bugs e adicionar funcionalidades. É alguém que não está ali simplesmente porque qualquer pessoa tem que estar ali, mas sim porque é alguém capaz de realizar aquela função de modo satisfatório.

Ou seja, enquanto um é estressante por ser um trabalho de "aturar" pessoas, o outro pode ser estressante pelo trabalho intelectual exigido. E sobre o código você pode ter controle e se organizar, já com pessoas, não.

Creio ser desse modo, não?

1

Perfeito, é exatamente isso. Essa parte "sobre o código você pode ter controle e se organizar, já com pessoas, não", sintetiza tudo o que eu penso.