Executando verificação de segurança...
9

Meus 2 cents:

Meu alter ego participa de alguns projetos free-software/open-source, e vou um pouco na contramao do artigo.

Se voce dobrar o numero de colaboradores (p.ex. 10 de 20) vai esbarrar em outro dilema: a governanca.

Neste exemplo, eh raro voce ter os 20 realmente agregando no codigo, mas sem duvida estarao interagindo (dando palpites e pitacos) sobre o meio e forma sobre como algumas coisas estao sendo feitas.

Se voce age como um "ditador benevolente" escutando todos mas batendo martelo por uma opcao ou outra, vai ser acusado de "ditador malvado que nao tem visao".

Se voce nao age o projeto "congela" e as commits importantes demoram anos.

Acaba-se gastando tempo precioso gerenciando os egos - uma simples publicacao comentando detalhe de um codigo pode levar a uma discussao de meses, arrastando pessoas e expondo todo tipo de mesquinharias - alem de eventualmente afastar aqueles que de fato contribuem para o codigo real.

Levando-se em conta ainda que o dev tem de fazer isso no tempo livre - sacrificando a vida pessoal para tentar da via ao projeto...

Enfim, nao vou deixar de participar de projetos da comunidade por conta disso - mas tenho serias resalvas em determinados tipo de projeto com muita gente.

Carregando publicação patrocinada...
2

É isso mesmo. Tem o problema do ser humano querer tudo com o menor esforço, como demonstrado na postagem principal e projetos grandes são mais problemáticos, especialmente entre voluntários, que sempre acham que já que ele não recebe não tem maiores obrigações, pelo contrário, os outros é que têm com ele, o que faz algum sentido, mas a conta não fecha. E novamente, isso é ser humano. Eu sei disso porque eu sou um, apesar que alguns acham que não :D

Eu tenho vontade de criar um projeto aberto sem interesse algum em lucro, mas eu sei os problemas que vou ter que eu não gostaria de ter que gerenciar, isso se tiver um míni9mo de tração.

Eu gosto muito de licenças realmente livres (não só no nome), mas admito que algumas mais restritivas podem trazer mais gente a contribuir de uma forma ou de outra, até com dinheiro.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Acho que você tem razão em alguns pontos, mas a questão da governança é simples: as pessoas podem atuar como mantenedoras de partes específicas do projeto, assim como já acontece hoje na localização.

Sobre o tempo disponível, talvez eu não tenha abordado isso com profundidade, mas quando falo de contribuição, me refiro também à possibilidade de colaborar durante o expediente de trabalho. Quem utiliza o software em produção conhece tanto seus aspectos técnicos quanto funcionais, o que facilita a participação ativa no desenvolvimento.

Acredito que o Open Source tem um futuro promissor, mas é necessário repensarmos alguns aspectos, como as licenças e formas de tornar a contribuição mais atrativa, especialmente para aqueles que dedicam mais tempo e esforço ao projeto.