Sua carreira não depende da framework que você usa
Recentemente, tenho enfrentado um dilema um tanto quanto engraçado no trabalho. Lidero uma equipe de 15 a 20 desenvolvedores, e todos têm como principal stack o Angular 16-17, o que, pra mim, não é problema nenhum. A questão é que tanto a Diretoria quanto os acionistas querem a mesma coisa: migração total para Qwik.
Não vou entrar em detalhes por motivos óbvios de compliance, mas pude ver algo que não esperava: a grande maioria dos devs entende o motivo da mudança e diz estar preparada para utilizar essa nova stack. É verdade que o Angular é uma stack bem mais robusta e tem um tempo de carreira considerável, sendo até uma solução melhor que o React se você deseja empregos estáveis. Isso porque a abordagem do Angular difere muito das outras frameworks que usam o conceito de hidratação. Primeiro, vamos pensar que, estruturalmente, o Angular tem uma organização maior, mas, ao mesmo tempo, a camada de complexidade que ele insere é muito superior às outras frameworks: rxjs, zonejs, abordagem MVC (sim, Front-ender, isso existe, não é um bicho papão não).
Então, se você já está acostumado com Nest.js, parabéns, você aprendeu Angular sem nem saber, e já pode sair usando ele para criar aplicações complexas.
Mas e o Qwik? Qwik é o React num mundo em que os React Devs sabem fazer algo além de useEffect. Qwik tem uma abordagem simples e, ao contrário de todas as outras frameworks, ele usa a Resumabilidade, o que torna tudo mais leve, já que o bundle inicial é praticamente inexistente.
De qualquer forma, digamos que 80% da minha equipe está, no mínimo, "ok" com essa transição. Porém, os devs de nível mais sênior (todos são seniors) tentaram implementar Qwik por um ano inteiro e tiveram um péssimo resultado. Por quê? Simples. Usaram as abordagens que usam no Angular e não entenderam de fato o conceito do Qwik.
Por conta disso, agora estão um pouco receosos em tentar novamente (dessa vez comigo liderando o barco), e eu entendo. Porém, por outro lado, se eu seguisse esse pensamento, ainda estaria programando em PHP
e jQuery
...
Então, aqui vão meus 10 centavos na tua carreira: não fique preso em frameworks! Simples, né? Basicamente, entenda os conceitos das frameworks, e assim você terá a capacidade de sempre mudar de framework quando quiser, com uma baixa curva de adaptabilidade. Se você é aquele dev que chega e fala "Eu não sei mexer com Vue, só com React", mude para "Eu consigo mexer com Vue, apenas me passe a documentação", e sua vida será cada vez mais prazerosa.
E lembre-se: de nada adianta ser mais um dev React entre milhares e não se destacar. Agora, se você desenvolver a habilidade de se adaptar independentemente da framework, vai conseguir entrar em qualquer vaga que quiser.
Dito isso, pra você que está estudando programação: não pare.
Pra você que é júnior: continue.
Pra você pleno que está querendo matar seu PO: entenda os conceitos do que você utiliza no dia a dia.
E pra você sênior: saia da sua zona de conforto, senão logo você fica pra trás.
E, por último, não seja o tipo de dev que só programa no trabalho, a não ser que você queira ser medíocre a vida toda. Ame a programação, e você terá uma facilidade enorme em crescer de carreira.