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Pirataria em jogos pode resultar em perdas de até 20% na receita, segundo estudo

Ao todo, foram analisados 86 jogos protegidos pelo sistema Denuvo entre 2014 e 2022, comparando a receita de jogos antes e depois de serem desbloqueados, destacando que a queda na receita é mais acentuada logo após o lançamento.

A perda financeira depende do tempo necessário para o desbloqueio, em que jogos desbloqueados na primeira semana podem perder até 20% da receita esperada, enquanto um desbloqueio após seis semanas reduz esse impacto para apenas 5%. Após 12 semanas, o efeito nas vendas é mínimo, pois o pico de receita já passou.

O Denuvo é particularmente eficaz durante o período inicial de vendas, quando a maioria dos jogos atinge seu maior volume de receita. A empresa ressalta que o objetivo do Denuvo não é impedir a pirataria permanentemente, mas atrasá-la durante essa janela crítica.

Em 2024, dos 28 jogos protegidos por Denuvo, 26 ainda não foram crackeados, evidenciando uma melhoria na resistência do sistema.

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Tem um outro estudo que mostra a importância da pirataria pra entrega de cultura e consequentemente evolução das comunidades média a pobres. A pirataria tem sua importância! Inclusive é uma fonte de receita pras empresas. Imagine se o windows não pudesse ter sido pirateado lá atrás, será que hj ele seria tão popular e teria tantas vendas?

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Existiu uma época que a Microsoft pegou pesado contra a pirataria, o resultado foi que governos migraram para o Linux e as pessoas também.
Lembro que revistavam e ligavam notebook dos passageiros para ver se o Windows era original.
A receita da Microsoft começou a ir rapidamente ladeira abaixo, então ela começou a fazer vista grossa para a pirataria.

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Caramba! Dessa eu não sabia. A pirataria tem seus males, mas não dá pra achar que é totalmente ruim. Pirataria traz a possibilidade de pessoas terem acesso a cultura. Em um país em que a desigualdade está tão presente, eu fico imaginando, se eu fosse dono de uma empresa que fizesse um jogo super desejado e visse uma criança pobre jogando, eu ficaria extremamente feliz em trazer um motivo de riso pra essa criança. Nesse caso a pirataria até teria um impacto social positivo. Estaria levando educação (dependendo do game), entretenimento e ocupando ele para que não tenha a cabeça vazia. A história já é diferente de um grupo que pirateia com fins lucrativos. Esses devem ser punidos.

É como o estudante que tira xerox de um livro pra poder estudar. O STF já até debateu sobre isso. Não dá pra punir um estudante que está em busca de conhecimento. Diferente dos grupos que vendem o livro pirateado.

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Sem contar que quando você não trabalha não tem como pagar.
Eu mesmo na adolescência piratiei um bocado, agora quando adulto, pago por tudo: antivírus, nuvem, sistema operacional, jogos, filmes, etc.

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Acho que o erro dessa pesquisa é levar como base os jogos utilizando Denuvo, lol.
A comunidade gamer odeia o denuvo por questões de performance nos jogos.
Além disso é bom não tomar conclusões apenas com uma matéria/estudo, recomendo ver também esse estudo da união europeia sobre o assunto.

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Calhou de outro dia eu entrar em uma disucussão a respeito exatamente desse assunto, as outras pessoas temavam que pirataria faz bem para o jogo e ate os desenvolvedores, com a justificativa de que o jogo vai ser 'divulgado'.

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Acrecentando e concordando contigo: Se uma pessoa jogou pirata e falou com um amigo que comprou, de forma simplificada, só valeria a pena economicamente se o amigo comprasse duas vezes, não?!

Mas podem existir casos e casos, e a pirataria pode sim trazer a visibilidade que o jogo não teria em um local ou grupo se não fosse ela. Ex: Jogos 3 por 10 no PS2 trouxeram bastante visibilidade no Brasil para diversas franquias que, posteriormente, foram muito compradas aqui, como o GTA San Andreas e ajudou nas vendas do GTA 5 aqui, God of War, etc...

Mas sendo sincero, falar do nosso cotidiano é muito fácil. A pirataria tem sim muito mais pontos negativos para o desenvolvedor, mas eu queria saber mais sobre eles da pirataria em países que não tenham bombado o 3 por 10, vídeogames desbloqueados e o ato de pular roleta no ônibus.

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Eu vejo de uma maneira diferente, se a pessoa jogou o jogo de forma pirata não é como se você tivesse sido debitado -1, então ao recomendar o jogo para um amigo que comprou você ainda assim teria ganhado não?
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