Tem um outro estudo que mostra a importância da pirataria pra entrega de cultura e consequentemente evolução das comunidades média a pobres. A pirataria tem sua importância! Inclusive é uma fonte de receita pras empresas. Imagine se o windows não pudesse ter sido pirateado lá atrás, será que hj ele seria tão popular e teria tantas vendas?
Existiu uma época que a Microsoft pegou pesado contra a pirataria, o resultado foi que governos migraram para o Linux e as pessoas também.
Lembro que revistavam e ligavam notebook dos passageiros para ver se o Windows era original.
A receita da Microsoft começou a ir rapidamente ladeira abaixo, então ela começou a fazer vista grossa para a pirataria.
Caramba! Dessa eu não sabia. A pirataria tem seus males, mas não dá pra achar que é totalmente ruim. Pirataria traz a possibilidade de pessoas terem acesso a cultura. Em um país em que a desigualdade está tão presente, eu fico imaginando, se eu fosse dono de uma empresa que fizesse um jogo super desejado e visse uma criança pobre jogando, eu ficaria extremamente feliz em trazer um motivo de riso pra essa criança. Nesse caso a pirataria até teria um impacto social positivo. Estaria levando educação (dependendo do game), entretenimento e ocupando ele para que não tenha a cabeça vazia. A história já é diferente de um grupo que pirateia com fins lucrativos. Esses devem ser punidos.
É como o estudante que tira xerox de um livro pra poder estudar. O STF já até debateu sobre isso. Não dá pra punir um estudante que está em busca de conhecimento. Diferente dos grupos que vendem o livro pirateado.
Sem contar que quando você não trabalha não tem como pagar.
Eu mesmo na adolescência piratiei um bocado, agora quando adulto, pago por tudo: antivírus, nuvem, sistema operacional, jogos, filmes, etc.