Executando verificação de segurança...
9

Novas perguntas no Stack Overflow caíram 60% em 2024, segundo relatório

O número de novas perguntas no Stack Overflow registrou uma queda de 75% desde o pico em 2017 e de 60% na comparação anual em dezembro de 2024. Os dados são provenientes do Stack Exchange Data Explorer, ferramenta que permite consultas SQL nos bancos de dados do Stack Exchange — dos quais o Stack Overflow é o maior — com atualizações semanais.

Um desenvolvedor que integrou o seleto grupo de 1% dos principais contribuidores da plataforma sugere que o Stack Overflow tem “menos de um ano de vida”. Ele destaca que as novas perguntas diminuíram cerca de 76% desde o lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022. Apesar disso, o desenvolvedor atribui a situação não apenas ao impacto dos assistentes de IA, mas também à cultura do site. Ele relata que uma de suas contribuições, descrita como uma “pergunta bem formatada”, foi fechada sob a justificativa de ser duplicada e baseada em opinião.

As estatísticas indicam que 2017 foi o ano de pico para novas perguntas, com números relativamente estáveis até 2020, mas que começaram a cair drasticamente a partir de 2022. Em 2023, o Stack Overflow implementou uma proibição do uso de IA generativa para responder perguntas, alegando falta de confiabilidade e o risco de sobrecarregar o site com respostas que demandam muito tempo para moderação.

Carregando publicação patrocinada...
4

Um dia vou desenvolver melhor essa questão, mas tem alguns pontos que quero resumir.

Esta é uma ótima notícia!

Já vi gente ficar literalmente bilionário, só pela sua pessoa, apenas dando consultoria para Venture Capitals escolherem onde investir. Fizeram várias simulações de investimentos aleatórios e todos deram resultado melhor que o que esse sujeito deu consultoria. Vai saber de onde ele conseguiu a credibilidade de ser Midas.

O SO foi uma grande invenção, poderia ser melhor ainda, poderia ter sido melhorado mais, mas foi ótimo para o mundo, especialmente para algumas pessoas, como eu por exemplo, já que ele mudou minha vida de várias formas, inclusive foi a segunda onda que eu passei me tornar um profissional melhor. O que eles fizeram é difícil de ser reproduzido, não porque tecnicamente tenha nada demais, mas é sobre mercado.

Em determinado momento o fundador restante (o outro saiu em circunstâncias que não cabe dizer aqui) decidiu que tinha que ficar bilionário vendendo sua criação (no fundo foi mais criação do outro). Até porque ela é muito inteligente, tem um currículo invejável, de verdade, e sabia que o modelo já tinha esgotado e provavelmente sabia que a IA viria com cumprir a teoria de Schumpeter, e assim como eles destruíram um dos sites mais proeminentes da internet, eles seriam destruídos e tinha que realizar o lucro logo, achando um trouxa.

Como já dito antes VCs são ótimos nessa última parte. Eles só não vão à falência porque vez ou outra eles acertam de forma extraordinária. Acharam e lá se foram 1,8 bilhões de dólares, nas contas dos sócios fundadores, inclusive alguns dos primeiros funcionários que eram a alma do negócio.

A saída de um dos fundadores, apesar de negada, mas com fortes evidências, foi porque ele não queria mudar um pouco o modelo para preparar para a venda. Ali o SO começou a ficar ruim. Depois vem um CEO especializado em vender empresas e piorou um pouco mais. Com a venda concretizada, a empresa sem alma, sem seus melhores pensadores e passando ser só mais uma corporação gerida por um guarda-chuva, ela já foi se tornando irrelevante a não ser pelo seu enorme repositório de conteúdo maravilhoso criado pela comunidade, que não recebeu um centavo por nada que fizeram.

A IA pode fornecer informações baseadas no que tem no SO. Ela faz isso bem? Definitivamente não! Mas não importa, ela faz de forma razoável, mesmo que pior que a própria fonte, e as pessoas, cada vez menos exigentes, e daria para fazer uma tese só sobre isso, mas não vou entrar em sociologia, estão achando o que querem lá, muitas vezes porque o SO tem uma boa fonte. Se você der sorte vem coisa muito boa, se não der, vem mais ou menos, e a maioria dos que estão lendo isso não sabe dizer se é boa ou não, não tem um parâmetro, não tem ninguém muito qualificado validando aquilo, dizendo que é bom e você pode confiar.

É o início da grande estupidez que veremos nas próximas décadas. E que para vender mais facialmente o SO começou incentivar um pouco, muito antes da IA. Ali ele começou perder o que fez ter sucesso que foi os grandes contribuidores.

Eles não entenderam, e agora é pior ainda, já que a VC não entendia o que estava comprando, que o trunfo era o conteúdo fenomenal que tinha ali (quase todo gerado nos primeiros anos), e que poderia ampliar, mas precisaria ser feito de forma muito mais ordenada. Investir na quantidade não seria a solução.

Eles precisariam se reinventar com o surgimento a IA. Precisaria tentar um modelo novo e pivotar completamente. Não seria fácil, precisaria alguém com uma cabeça que entende o que o mercado precisa e aceita (a parte difícil).

Para dar um exemplo como é difícil eu participei de todo o processo da criação do Q&A da Microsoft (o SO deles). Você nunca ouviu falar? Pois é, ele existe. Contrataram uma pessoa do SO para que eles fizessem o melhor possível. Cometeram quase todos os erros que poderiam cometer, era tudo feito em comitê, burocraticamente, seguindo regras de corporação, nasceu para não funcionar.

Eu nem estou entrando em alguns detalhes importantes sobre o declínio do SO muito antes da IA porque não é o foco aqui, mas agora estamos vendo o resultado de erros do passado, mas para quem não viveu de perto terá a explicação simplista de que a IA esá matando o SO.

Sei que algumas pessoas vão dizer que a queda foi porque os novatos são mal recebidos. Isso tem um fundo de verdade, mas essa é a parte boa que muita gente não entende. O SO não estava melhorando com as novas perguntas, só piorava.

Quem quiser aprender a ser um bom desenvolver continua precisando ler livros, especialmente os clássicos, e não pulando o que não gosta (até ter condições de fazer isso de forma adequada, o que demora muito e alguns nunca conseguirão), terão que ler muita Wikipedia, e de lá pesquisa coisas mais aprofundadas, e ler as melhores respostas do SO. E quem sabe até fazer um bom curso, não um marketeiro que só te ensina receita de bolo. Tem que saber quem seguir e pode te dar informações novas relevantes. Pode até consumir outras coisas, e por fim, eventualmente pode usar a IA para tentar alguma ajuda, mas nunca confiando nela, nunca sendo sua principal fonte. Mesmo que a IA traga informações da Wikipedia e SO, e talvez de livros, não é a mesma coisa.

Não faça isso com seu cérebro e com sua carreira. Provavelmente estou falando para o vento ou para quem não precisa ouvir, mas pode ser que eu pegue 1 ou 2 em todas as minhas intervenções sobre IA que vão se destacar no meio do dilúvio de idiotices que já estão eclodindo.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

3

Já falei um pouco sobre algo relacionado aqui - lá falava sobre o declínio e possivelmente morte do Stack Overflow.

E sobre isso, vale destacar que existem dois aspectos para serem analisados.

Um é que a esmagadora maioria dos acessos é - e sempre foi - "read-only" (somente consulta). Ou seja, tanto usuários não logados (e que portanto sequer participam do site), quanto usuários logados, mas que só querem consultar algo. E neste aspecto o site está longe de morrer, pois mesmo que os acessos tenham caído, ainda tem muita coisa (principalmente material antigo da "era de ouro" do site) que é referência até hoje.

O que está morrendo mesmo é o outro aspecto, citado na notícia: o modelo de perguntas e respostas, com milhares/milhões de usuários participando o tempo todo, seja perguntando ou respondendo. Isso é consequência do modelo que o site definiu para si: os fundadores decidiram que ele iria ser um "repositório de conhecimento sobre programação", sem firulas nem redundância - daí todas aquelas regras complicadas, principalmente com relação a perguntas duplicadas. É um modelo que privilegiava a qualidade em vez da quantidade, o que se mostrou incompatível com milhões de pessoas postando o tempo todo.

Muita gente reclama das regras do SO por serem rígidas demais (comparado ao resto da Internet), mas não percebem que foi essa rigidez que criou todo aquele acervo tão útil. Basta comparar com outros sites que não são tão rígidos, como é mais difícil (ou até impossível) encontrar informação correta e útil (Reddit, Quora, o finado yahoo answers, etc). Aliás, dá pra comparar com o próprio Stack Overflow, pois teve uma época que resolveram relaxar um pouco a rigidez, e adivinha só, a qualidade caiu absurdamente.

Enfim, há muito tempo (bem antes de surgir o ChatGPT) esse modelo já dava vários sinais de cansaço e estagnação. A IA só acelerou esse processo, por isso não dá pra achar que foi ela que "matou o Stack Overflow". Ela só ajudou a piorar o que já não estava indo muito bem. Vale lembrar que muitos usuários não gostaram da ideia de ter seu conteúdo usado para treinar IA's, e isso também contribuiu para a diminuição de novas perguntas e respostas. E no fundo os donos do site sabem que não tem mais pra onde correr, tanto que também embarcaram no hype.

No fim, o mais irônico é que a IA foi treinada com dados do Stack Overflow, para gerar respostas para pessoas que reclamam do Stack Overflow. Mesmo que a resposta seja pior que a fonte original (ou até mesmo errada), muita gente prefere assim porque não precisa lidar com todas aquelas regras rígidas do SO. As mesmas regras que foram responsáveis por criar o conteúdo que alimentou a IA que eles estão usando agora :-)

1

Ainda utilizo o Stack Overflow de vez em quando, mas confesso que realmente utilizo bem mais o Chat GPT e outras IA para questionar sobre as coisas na maioria das vezes, bem como aprender novos conteúdos

Mesmo assim, acho que a plataforma ainda tem um tempo de vida longo pela frente

0

Relmante, SOV tem sua morte decretada, e não é apenas pela IA, claro que é o principal motivo, mas quem já fez qualquer pergunta lá conhece o mau humor dos moderadores e de pessoas mais ativas no forum. As IAs te devolvem a resposta do jeito que precisam, nao precisa procurar e não te respondem com grosseria. É o fim dele, e eu realmente não lamento nem um pouco.

0

velho, pior que a primeira coisa que pensei foi justamente essa!

com os gpts da vida, você não precisa se preocupar com milhões de maneiras de perguntar alguma coisa pra não ser respondido de forma grosseira.

o SO já me ajudou muito e eu confesso que ainda tenho o instinto de ir lá com alguma dúvida que surge, tento sempre combater usando os gpts da vida e tornar esse o meu novo goto quando tiver com dúvidas.