AWS afirma que cada vez mais clientes estão retornando à infraestrutura local
A declaração foi feita durante uma audiência com a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido, que investiga se as grandes empresas de nuvem estão adotando práticas que possam restringir as opções dos clientes.
A AWS nega qualquer limitação, afirmando que seus clientes não enfrentam dificuldades para mudar de plataforma, citando exemplos de organizações que optaram por voltar a operar suas próprias infraestruturas.
A decisão de retornar ao modelo local pode ser motivada por diversos fatores, como realocação de recursos financeiros, ajustes tecnológicos ou maior controle sobre dados e segurança.
Um exemplo mencionado foi o de uma empresa que, após receber uma fatura de 3,2 milhões de dólares por serviços de nuvem, optou por retornar à infraestrutura local, economizando cerca de 1 milhão em um ano.
De acordo com a AWS, 29% das organizações do Reino Unido que mudaram de provedores de infraestrutura em nuvem optaram por soluções locais. No entanto, esses números incluem clientes de todos os provedores de nuvem e não especificam quantos fizeram essa migração.