Não sei se sou indicado para te dizer o que "é" o serverless em detalhes, não sei se posso fórmular melhor do que você mesmo disse. Mas diria para ter cuidado com o quesito baixar custos. Existe apenas uma situação em que um AWS lambda custa menos que um EC2: baixo número de requisições. A medida que isso escala o preço sobe absurdamente. Vale lembrar que a AWS ganha dinheiro com seu software ineficiente. Então não existe milagre. Faça bem as contas antes de decidir se vai migrar para o serverless. Mas só o fato de estar aqui perguntando como funciona já é um bom sinal que vai ser responsável com isso.
Exatamente essa a minha "preocupação", pois alterando do modelo ec2 para containers com fargate "serverless" obtivemos zero otimizações em relação à custos, ganhamos em relação à escalabilidade facilitada e o fluxo de deploy sem interrupções, mas em relação à custos n tivemos alterações.
E pelo que vi isso se dá ao fato de que com o Fargate executamos a aplicação da mesma forma que seria em uma instância ec2, só nao temos o trabalho de gerenciar essa instância, n temos uma cobrança por requisições por exemplo.
Se a situação não mudou diria que testes maiores são necessários. Saber quais instâncias estão sendo sub ou super utilizadas. Quais serviços possuem um número baixo de requisições e podem ser migradas para um lambda. Quais instâncias podem ser mudadas para versões menos potentes. Você perde as facilidades do fargate. Mas ganha sua diminuição de custos. Nada é uma bala de prata, não sei sua situação atual então não posso afirmar que o que estou dizendo está certo. Mas é uma alternativa.