Executando verificação de segurança...
1
Mikw
1 min de leitura ·

Help: Eu odeio sistemas legados.

Help

Bom já faz alguns meses que comecei como desenvolvedor em uma empresa, onde preciso lidar com softwares legados, estamos fazendo a migração de alguns deles, mas não consigo para e começar a migração desses sistemas por que tenho muitos chamados para resolver.
OBS: Normalmente chamados relacionados a códigos legados.
Mas mesmo assim quero poder dar o meu melhor na empresa, mas sinto que não sou o suficiente para lidar com isso tudo, alguém tem alguma dica, de como posso lidar melhor com isso?

Carregando publicação patrocinada...
5

Cara, o primeiro passo é abraçar o código legado. Eu sei que pode parecer uma bagunça e cheio de falhas, mas a real é que o código legado é uma mina de ouro de conhecimento sobre o domínio da empresa. Muitas vezes, ele já passou por anos de ajustes e melhorias, e, por mais que tenha seus problemas, ainda é melhor do que qualquer coisa que você possa começar do zero agora. Então, respira fundo e encara isso como uma oportunidade de aprender.

Ao invés de querer migrar ou refatorar tudo de uma vez, vai com calma. Cada chamado que você pega é uma chance de melhorar um pouquinho o código. Precisa corrigir algo? Faz uma pequena refatoração ali para resolver. Não precisa ser nada gigante, mas um ajuste de cada vez. Assim, você vai deixando o legado mais fácil de lidar, aos poucos, e sem a pressão de tentar consertar tudo de uma vez.

Engraçado como a ideia de legado, além de programação, sempre carrega algo valioso, né? Pode não ser perfeito, mas tem muito valor ali.

1

Sim, código legado carrega um valor enorme, mas sejamos sinceros, à primeira vista parece um furacão caótico e você está bem no meio dele. Não que não seja... rs.

Se eu pudesse escolher, não gostaria de ter outra experiência com códigos legados, mas desafios são desafios.

2

Bom dia, você trabalha no setor com mais alguém?

Compartilho um pouco do seu sentimento. Atualmente, trabalho em um sistema legado em PHP, que praticamente não utiliza frameworks ou bibliotecas para auxiliar no desenvolvimento e correção. Não vou entrar no mérito do sistema legado em si, mas, apesar de ser uma base de conhecimento e técnicas, também é um caos para ser entendido e até mesmo corrigido (essa é a minha experiência). Tentei propor algumas alterações e migrações, mas todas foram barradas, enfim.

Parece que sua empresa é mais flexível e possui planejamentos de migração. Então, vá com calma, aprenda o código legado, pois provavelmente é o que vai ocupar mais o seu tempo. Com o tempo, aprenda as outras ferramentas e linguagens que precisar para continuar seu trabalho. Além disso, acredito que aprender e entender o código legado vai te ajudar no futuro.

2

Precisa criar um grau de importancia, hoje para a empresa que você trabalha o que é mais importante a migração ou os chamados? Definindo esse grau de importancia , agora defina um tempo de foco em cada um.

2

Bom dia meu chara, tudo bem? 
Cara, acho que na minha opinião foque na linguagem legada por que ela te dará um espaço no mercado, por mais que tenham frameworks novos que são fáceis e legais no mercado existem milhares, mas milhares mesmo de sistemas que são antigos e que precisam de alguém experiente para poder salvar

1

Os melhores programadores são forjados no código legado. Mas tenha em mente que código legado não é sinônimo de código mal feito, existe softwares sendo escritos nesse momento que são muitas vezes mais mal feitos que muito código legado por aí.

Eu já tive uma fase de repulsa por projetos legados, mas até eu perceber que código legado é código real, que gera valor de verdade, já apanhou muito e sofre com as decisões erradas de programadores e gestores.

Nos últimos anos, tenho certa preferência por projetos legados em tecnologias que domino, a satisfação em excluir linhas, aumentar performance, facilitar manutenção... é a maior que a satisfação do código do zero.