Estimando Tarefas
Recentemente comecei a leitura do livro "O Mítico Homem-mês", de Frederick P. Brookz e uma das reflexões logo no começo do livro me fez pensar bastante sobre a dificuldade de estimar prazos para tarefas.
Acredito que todo desenvolvedor tenha que estimar quanto tempo vai levar pra realizar determinada tarefa. Percebo que a tendência é errar feio no começo, mas ao longo do tempo, com a maturidade do projeto e dominância da tecnologia utilizada, o desenvolvedor começa a aproximar o tempo de estimativa e de execução.
Porém existem muitas coisas que permeiam e podem distorcer essa estimativa, como a própria cultura de desenvolvimento que é aplicada na empresa. Portanto, vou deixar aqui um trecho do autor que traz uma técnica pra estimar:
1/3 planejamento
1/6 codificação
1/4 testes de componentes e testes iniciais do sistema
1/4 testes do sistema, todos os componentes disponíveis.
A minha conclusão aqui, é chamar a atenção pra quantidade mínima de tempo codificando. Temos a péssima mania de achar que tudo vai dar certo sempre e que imprevistos não acontecer. Acredito que reservando um tempo significativo planejando e um tempo maior ainda testando, a confiança naquilo que produzimos é instaurada.