Executando verificação de segurança...
4

Como estudar a partir da documentação?

Vejo muita gente falando que a melhor maneira de aprender uma linguagem, é lendo a documentação, mas qual é a melhor maneira ou maneira certa de consumir esse tipo de conteúdo? por se tratar de vários textos extensos, fico meio perdido sobre que parte começar e seguir a diante, e gostaria de saber com vocês que já estudam assim, os seus métodos.

Carregando publicação patrocinada...
5

Mateus,

no geral, as ferramentas, tecnologias e linguagens tem uma seção Get Started, Tutoriais, Guias ou algo parecido que você pode procurar, onde eles separam um conteúdo específico se for um primeiro contato. Daí geralmente é um projeto mais simples para se familiarizar e etender conceitos iniciais.

especificamente no caso de linguagens, se for a primeira linguagem que a pessoa está aprendendo, não é muito recomendado aprender diretamente por documentação. Mas se já tem conhecimento da lógica de programação e outras linguagens, então geralmente já conhece o "caminho das pedras", e sabe o que precisa buscar na documentação para entender a nova linguagem. Nesse caso, você vai só atrás das referências de conceitos e tópicos específicos que precisa para entender a sintaxe da linguagem, pois você já sabe como fazer em outra linguagem e apenas precisa aprender como fazer determinada coisa nessa nessa nova linguagem que está aprendendo.

além disso, por vezes dentro de um projeto busca-se nas documentações temas e tópicos específicos para resolver determinada demanda em um contexto. Aí vai de cada caso, e você busca dentro da documentação algo específico que está precisando saber como fazer.

por fim, por vezes existe uma documentação de releases, ou novas versões, onde você pode estudar especificamente essa parte para aprender as novidades ou se manter atualizado dentro da linguagem ou tecnologia.

Abraço!

0
4

Eu acredito que a documentação deva ser sua aliada para dúvidas técnicas e aprofundamentos. Ela até dá um norte, mas normalmente os tópicos estão organizados de maneira que quem já é programador possa encontrar facilmente e se adaptar à nova linguagem.

Quem ainda não tem muito conhecimento precisa que os tópicos sejam organizados de uma forma didática, afim de que seja criada uma base para evoluir os conhecimentos.

Existem documentações incríveis, como a do Laravel, mas que não são nada agradáveis para iniciantes. Então o melhor a se fazer é buscar um curso, grátis mesmo no youtube, só para seguir uma ordem bacana de aprendizado.

A partir do momento que você tiver a base bem consolidada, a documentação vai te fazer sentido e você conseguirá aprofundar o necessário. Essa é experiência que eu tive. Hoje, os vídeos dificilmente suprem o aprofundamento que busco, então a documentação é a minha melhor amiga.

0
4

Como eu trabalho com documentação: Ela é um guia, então se por exemplo vou trabalhar com uma biblioteca que controla os cookies que eu gero, eu crio um documento no meu obsidian como se estivesse fazendo um tutorial pra mim, ai posso ir aprofundando e ir quebrando em novos.
O bom disso que se você der uma polida no seu material você já tem um material pra publicar num blog por exemplo.

Dizendo isso, também não tem nada de errado de ver tutoriais e guias escritos por outras pessoas, pois provavelmenete leas fizeram esse caminho.

Espero ter ajudado.

3

Costumo dizer "tudo depende de como você vê".

Alguém leu artigos científicos, livros densos, praticou muito e então senta na sua frente e explica de uma maneira simples coisas sobre medicina e corpo humano.

No exemplo acima você esta vendo o mesmo que o outro porém pelo olhar simplificado e releitura de quem mergulhou profundamente.

Em tecnologia não é diferente e caminhar o caminho com quem já o conhece pode ajudar muito, portanto estudar pela documentação pode implicar antes em estudar por materiais que simplificam a jornada para que um dia tenha a autonomia de consumir qualquer conceito complexo.

obs¹.: É uma forma de ver.
obs².: consuma o mesmo conteúdo de diversas fontes, isso ajudará a preencher lacunas e entender o que a doc. diz mais profundamente.
obs³.: O mais importante! não se apegar de forma direta ao que dizem ou como fazem, mas sim seus princípios (Princípios mais que métodos) pois isso o levará a entender os reais motivos e desenvolverá autonomia para qualquer área.
obs⁴.: meu texto também está sujeito a obs³, releia! rs

3

A documentação oficial não é um tutorial completo para aprender do zero, exceto, talvez, a parte de "Getting Started". Em vez disso, você deve usar a documentação como um guia para responder suas dúvidas específicas. A ideia é: primeiro, você coloca a mão na massa e começa a usar a ferramenta ou linguagem. Depois, quando surgir uma pergunta específica, você consulta a documentação para encontrar a resposta. Simples assim!

2

Utiliza a documentação do nextjs como exemplo. Ao inves de usar a ordem alfabética, como muitas outras, eles organizam meio que por ordem de importância ou uso. Ai tu pode ver a ordem que está lá e aplicar a outras documentações. Por exemplo a do flutter é terrivel nesse aspecto.