Mateus,
no geral, as ferramentas, tecnologias e linguagens tem uma seção Get Started
, Tutoriais
, Guias
ou algo parecido que você pode procurar, onde eles separam um conteúdo específico se for um primeiro contato. Daí geralmente é um projeto mais simples para se familiarizar e etender conceitos iniciais.
especificamente no caso de linguagens, se for a primeira linguagem que a pessoa está aprendendo, não é muito recomendado aprender diretamente por documentação. Mas se já tem conhecimento da lógica de programação e outras linguagens, então geralmente já conhece o "caminho das pedras", e sabe o que precisa buscar na documentação para entender a nova linguagem. Nesse caso, você vai só atrás das referências de conceitos e tópicos específicos que precisa para entender a sintaxe da linguagem, pois você já sabe como fazer em outra linguagem e apenas precisa aprender como fazer determinada coisa nessa nessa nova linguagem que está aprendendo.
além disso, por vezes dentro de um projeto busca-se nas documentações temas e tópicos específicos para resolver determinada demanda em um contexto. Aí vai de cada caso, e você busca dentro da documentação algo específico que está precisando saber como fazer.
por fim, por vezes existe uma documentação de releases, ou novas versões, onde você pode estudar especificamente essa parte para aprender as novidades ou se manter atualizado dentro da linguagem ou tecnologia.