Executando verificação de segurança...
10

Técnicas de Estudo - Qual a mais acessível para nosso mundo atual?

#Estudar não é fácil

Sei que pode ser redundante o que estou dizendo mas tenho um ponto. Gostaria de saber se minha técnica de estudos atual está boa e se tem algo que posso melhorar.

Atualmente eu estou cursando EAD Engenharia de Software. Em busca de estágios na área e aprender mais sobre esse mundo tech. Trabalho 12x36 noturno em um estacionamento e faço extras/diárias/bicos durante o dia para fechar as contas em casa. Sou pai de 2 filhos e minha esposa cuida deles (são pequenos).

Durante a noite eu consigo entre trancos e barrancos conciliar estudo e trabalho. Puxo 2hs de Estudo das Materias utilizando a forma que consigo absorver escrevendo tudo que leio ou vejo depois passo para um repositório de estudos "caderno" no Joplin (foi o que mais me adaptei, não gostei do Obsidian).

Entre as 2hs de estudo, foco ao máximo para não me destrair (no mundo atual pode ser qualquer coisa, somos já treinados para "rolar pra cima" toda hora). Tiro 30min para minha serotomina adquirida pela Meta e pelo X e volto para mais 2hs focado mas em outra matéria.

Esse ritmo noturno de estudo é o máximo que consigo vendo a situação de esforço físico e mental que aguento.

Planejo inserir Japonês (tenho ingles avançado)(sou formado em Relações Internacionais também) e outro curso da Udemy para reforçar o que já tenho de conhecimento em algo. Exemplo: Estou aprendendo HTML5, CSS e Javascript na faculdade agora. Quando concluir da faculdade, ai então, fazer um por lá (Udemy)de básico e intermediário para ter mais informações.

Tenho medo de não estar aproveitando meu potencial de estudo e não conseguir trabalhar com o que quero (Backend). Vejo que tenho muito a aprender e no mundo atual capitalista, não posso dar ao luxo de "reaprender" tudo. One shot, One opportunity como Eminem disse.

Carregando publicação patrocinada...
1

Marcus, como você mesmo disse, estudar é difícil. Conciliar com trabalho, família e demais atividades da vida adulta é ainda mais difícil.

Farei uma consideração com relação à começar a estudar Japonês. Que diferencial essa língua trará para sua vida profissional e pessoal? Avalie isso, e pondere se o retorno vale o esforço no momento. Aproveito para lembrar que você pode se dedicar e aprender Japonês daqui 10 anos quando ja estiver mais consolidado na carreira de tecnologia que está começando agora.

Tenho experiência na área, especialmente em backend, e se quiser trocar uma ideia pode me mandar mensagem no LinkedIn. O link está no meu perfil aqui no TabNews.

1

Eu tenho estudado sobre isso. A primeira tecnica que vi é a de recisão espaçada. Basicamente é você anotar tudo no que acha importante e depois de um tempo voce revisa. Revisar nao é ler novamente e sim voce explicar com suas palavras o que voce entendeu daquele assunto.
Da uma pesquisada.

1

Primeiro, parabéns pelo esforço! Tenho um filho e cuidei dele durante o último ano, então sei como é difícil. Além de tudo, você ainda trabalha à noite, o que deve ser exaustivo.

O que eu te aconselho é: menos é mais. Tente focar mais em HTML, CSS e JavaScript, e evite expandir muito os assuntos. Digo isso porque acredito que, durante a noite, sua atenção não estará 100%. É interessante variar, mas, no seu caso, como está começando, o melhor é focar.

Se puder te aconselho a ver esse meu video de como organizar os estudos.

Espero ter ajudado

1

Um assunto que pretendo pesquisar mais é justamente ferramentas e técnicas de estudo. Por exemplo, eu não conhecia o Joplin, pena que é pago (em euros), mas estou a procura mesmo de ferramentas que me auxiliem a ter acessível o que estudo e bookmarks, o Notion e Obsidian eram instrumentos que tentei mas não me adaptei.

1
1

Boa noite Marcus.

É como você mesmo disse, estudar é dificil. Quando eu estava começando a aprender programação o uso do for loop não entrava na minha cabeça de jeito algum. Eu tinha anotado no meu caderno, mapa mental, um monte de coisa. Mas só fui aprender mesmo práticando, socando ponta de faca.

Vejo muita gente tentando otimizar qualquer aspecto da vida, seja estudo, trabalho, até forma de tomar banho. Isso pode ajudar bastante, mas também pode te causar ansiedade em pensar que está ficando para trás em algo.

Todo mundo tem seu tempo e sua forma de lidar com as coisas. Se anotar tudo funciona para você, ótimo!. Comigo foi diferente, eu aprendo melhor anotando pontos chave e praticando e testando até quebrar alguma coisa kkkkk

Uma coisa vale pra todo mundo, prática, prática, prática. Se você esquecer de algo, você não vai reaprender do 0, leia uma documentação e sua mente vai recordando das coisas que você tinha "esquecido", quando na verdade tinha só perdido o ponteiro 🤭

Enfim mano, parabéns pela garra

  • Edit 1

Eu tentei usar essas ferramentas mais completas como notion, obsidian, até ClickUp. Mas só me dei bem mesmo com meu NeoVim que já é meu editor de código, e organização de pastas no meu pc. Então tenho aqui por exemplo Frontend -> Basics -> CSS -> flexbox.txt