(Não) comece pelo Framework
Há algum tempo, enfrentei um problema com relação ao foco dos meus estudos. No início, acreditava que deveria me concentrar em dominar um framework do momento. Embora isso seja importante, negligenciei o fato de que, acima de tudo, um programador soluciona problemas, independentemente da ferramenta que utiliza. E que meu foco deveria estar na base.
Essa base é frequentemente negligenciada, especialmente nos dias atuais, quando muitos iniciantes tentam atalhar o processo, ignorando as etapas básicas. E acho que isso é natural. Nos sentimos inseguros, principalmente ao perceber a quantidade de conhecimento que precisaremos adquirir. Com tantas ferramentas e termos, a ansiedade surge, assim como a sensação de atraso e o pensamento de que precisamos igualar nosso conhecimento ao de alguém que já está mais avançado. Por muito tempo, esse foi o meu pensamento, ao ponto de eu pensar coisas do tipo "Por que perder tempo com HTML, CSS puro se todo mundo usa React?" ou "Por que vou aprender esse tal de SQL se existem ORMs?". O que eu não havia considerado é que tais ferramentas podem estar em uso agora e já podem ter uma longa trajetória, estando consolidadas no mercado. No entanto, uma coisa é certa: nesta área, as coisas sempre mudam. Pode levar algum tempo, mas vai mudar, e o mercado tomará um rumo completamente diferente. Por exemplo, atualmente, o React é utilizado na maioria das aplicações web, mas isso pode mudar. Uma ferramenta melhor pode surgir e substituí-lo. No entanto, sabe o que não será substituído? A boa e velha base de sempre: HTML e CSS. Devemos estar preparados para tais mudanças. Você pode aprender um framework em uma semana, mas a base é para o resto da sua carreira.
Não estou dizendo que não se deve especializar em um framework ou biblioteca, isso é extremamente necessário, pois o mercado exige. No entanto, se você é um iniciante, este não é o momento. Agora, deve-se focar em coisas como: Desenvolver sua lógica, aprender sobre boas práticas de programação, padrões de projeto, estrutura de dados e algoritmos, dentre outras coisas. Esse conhecimento formará a base para resolver problemas. Foque nisso. O framework é um facilitador, mas se você não entende o que ele facilita, está no caminho errado.
Quis relatar um pouco da minha experiência aqui, tive a sorte de ter uma boa orientação com relação a isso, um choque de realidade que me fez perceber que eu estava no caminho errado. Assim, espero que este post também possa ajudar alguém.