PIRATARIA DE MANGÁS
Olá,
Desde os meus 13 anos, mergulhei no mundo dos mangás por meio de scans, e desde então, já se passaram muitos anos (agora estou com 26). Sempre me impressionou o incrível esforço de pessoas que, sem ganhar um centavo, dedicavam seu tempo para traduzir e editar mangás. Graças a eles, tive acesso a obras incríveis dos mais variados gêneros. Chorei com casais que finalmente ficaram juntos no final da história, com heróis realizando seus sonhos, com vilões que buscavam amizade, mesmo destruindo o mundo no processo. Posso dizer com certeza que tenho uma imensa gratidão por pessoas que nunca vi, mas sei que existiram na minha vida.
Muita água passou por debaixo da ponte ao longo desses anos. O que eu inicialmente pensei que seria apenas um hobby passageiro se tornou uma parte essencial da minha rotina. Testemunhei o início e o fim de grandes obras.
No entanto, como nem tudo na vida são flores. Nos últimos anos, uma série de operações policiais derrubaram muitos sites que disponibilizavam mangás por scan, inclusive aqueles que os traduziam. Paralelamente a isso, nosso país enfrentou várias crises, o que resultou em um aumento significativo na disponibilidade de mangás publicados oficialmente no Brasil. Atualmente, comprar mangás se tornou algo extremamente elitista e fora do alcance da maioria das pessoas. Enquanto antes as editoras alcançavam um grande número de leitores com preços acessíveis, agora focaram seus esforços para um público cada vez menor, que paga cada vez mais por cada volume.
O que nos leva é um climax desse texto: Está na hora de surge o Hydra dos mangás?
Não estou fazendo juizo de valor sobre a pirataria, ela é crime e acabo. Qualquer esforço individual de ir contra o governo é inutil, ele é o estado, você nunca venceram com força bruta.
O que eu ando pensando é na criação de um launcher de leitura de mangás decentralizado usando torrent como exemplo referencia, onde não teria um forma simples e barata das autoridade derrubarem a porra toda. Cade vez mais pipocam noticias de operações derrubando sites e prendendo pessoas, por simplesmente traduzir um texto em japones.
Bom é nesse contexto que estou desenvolvendo uma aplicação que futuramente no lançamento será de código aberto, pra qualquer um replicar e criar a sua. Como foi no caso do emulador Yuzu e seus 500 clones.Até contratei uma acessoria juridica pra me auxiliar sobre as possiveis interpretações da leis e em qual cenario eu posso acorda vendo o sol nascer quadrado.
Queria saber a opnião das pessoas que se interessam por esse tipo de assunto...
https://www.otakupt.com/manga/a-pirataria-de-manga-custou-a-industria-24-bilhoes-de-dolares-em-2023/