As empresas de tecnologia nos EUA estão avaliando os programadores da maneira certa?
Estou no meu segundo ano da faculdade de Ciências da Computação em uma universidade em Miami, FL. Já tive uma experiência de estágio muito proveitosa em uma grande empresa (Globant). Atualmente, estou procurando uma vaga de Entry-level ou outro estágio, apesar do fato de que meu Career Advisor acha que estou apto para uma vaga de nível intermediário (Mid-level).
No entanto, estou enfrentando um problema que acredito ser comum para muitos na área de tecnologia aqui nos EUA. Em vez de focar em aprimorar minhas habilidades em programação, Swift, ou qualquer outra linguagem de desenvolvimento mobile, grande( ou toda) parte do meu tempo está sendo dedicado ao estudo de algoritmos e estruturas de dados (LeetCode). Pelas conversas que tive com amigos que já trabalham na área há anos, percebo que pouco disso é realmente usado em um trabalho de tecnologia. Dificilmente vou lidar com gráficos complexos no desenvolvimento mobile.
Diante dessa situação, levanto a seguinte questão: É realmente válido medir as habilidades de um programador por meio de LeetCode? Não seria mais eficaz avaliar suas competências na linguagem ou nas ferramentas que ele realmente vai utilizar no cargo para o qual está concorrendo?