Antes da pandemia
Sou dev e trabalho atualmente numa grande varejista brasileira (10 anos). Antes da pandemia ansiavamos para os lideres dar mais de um dia de trabalho remoto (antes podia tirar um dia remoto na semana), mas naquela epoca os acesso com VPN eram bem limitados, nao compensava, era melhor estar presencialmente.
Depois da pandemia
Na pandemia todos fomos mandados para casa. As pressas tivemos que nos adaptar. Acesso a sistemas e comunicação da equipe. No começo achei dificil, mas todo mundo se uniu bastante. Primeiro para provar que home office funcionaria e tambem por causa da doença rolando la fora nos unimos muito, em contribuir muito para a empresa, trabalhamos dedicados pois não tinha mais nada pra fazer, eu trabalhava as vezes ate as 23h. parava um pouco e voltava.
Hoje para mentar o senso de equipe, sempre rodamos uma "daily" e pedimos para todos abrirem as cameras. Muitos colegas sairam da empresa e outros dev chegaram, pessoas que nunca vi presencialmente, mas com as cameras ligadas e papo rolando cria - se tambem uma certa intimidade que quase fica como se fosse presencialmente.
Mas quase 3 anos depois ainda vejo que presencialmente seriamos mais produtivos, mais rapidos para tomar decisões principalmente quando envolve conversas com outros times e/ou área de nogocios.
A minha dica é
- tenham um encontro todo dia (15 min basta) para falar o que fez / vai fazer / se tem algum bloqueio ("daily")
- sempre abram a camera!
Abrir a camera, as vezes o que nos faltava era um rosto humano para mostrar que somos humanos. Deixe as zoeiras e outros happy hour para o final do dia e da semana e assim vai se formando uma comunhão com a galera. (sei que esse formato funciona para times que são mais solidos, times que mudam muito é dificil ter uma boa conversa que não seja algo do trabalho, mas nao custa tentar)
Trabalhar home office tem suas vantagens mas também tem muitas desvantangens, como por exemplo, não sabemos o que outro esta sentido ou passando, pois no presencial, aquelas pessoas também são nossa familia, e nos convivio do dia a dia nos sentimos e ajudamos um ao outro. Ja no home office é dificil perceber isso.