Executando verificação de segurança...
1

[Ajuda] Meu sim finalmente veio!!! Mas e agora?!

Saudações, seres pensantes!

Bom, após algum tempo estudando programação por conta própria, meses e diversos cursos, finalmente com a onda de layoffs eu tive o tapa na cara que eu PRECISAVA SIM fazer faculdade, independente do que muitos digam, com isso, consegui um estágio na área, que é um dos principais motivos deste ensino formal ser tão necessário.

Comçarei brevemente na próxima semana ou na outra depois dela, mas com certa síndrome do impostor. Para quem já quebrou essa barreira, a(s) minha(s) dúvida(s) é(são):

  1. Quais vocês acham que foram as informações mais relevantes a respeito de um negócio/da área que os fez crescer e conquistar a importância que tem hoje?
  2. Quais são os pontos importantes que vocês geralmente veem os estagiários pecar e acham extremamente necessários de serem corrigidos/ensinados?
  3. Quais são as suas primeiras dúvidas/perguntas/ações ao entrar em um novo emprego na área? Como você se habitua com o ambiente e tecnologia? Veem documentação, pedem para algum veterano fazer coworking explicando tudo? TLDR: Quais as perguntas certas a se fazer para conseguir informações valiosas.
  4. O que vocês acham que eu poderia fazer para impressionar logo de início, já que a primeira impressão é a que fica?
  5. Bônus: Qualquer dica que vocês queiram dar e acham relevante.
Carregando publicação patrocinada...
3

Parabéns pela atitude. Vejo que é comum as pessoas desvalorizarem a faculdade atualmente, mas ela é muito importante sim para o desenvolvimento profissional e perspectiva de mundo.

  1. Coisas são desenvolvidas pensando em resolver problemas. Muitas vezes criamos coisas pensando em qual é a melhor solução tecnológica pra X ou Y problema, mas a realidade é que só conseguimos vender um produto se ele resolver o problema. Independente do custo do produto, se ele não consegue resolver as "dores" do usuário ele não é um bom produto para o mercado.

  2. O estagiário está ali para aprender, ele foi contratado para aprender. É normal e comum errar, não existe projeto que foi feito do início ao fim sem ter falhas. Veja os seus erros e o dos outros e aprenda, entenda o contexto do problema. Vá atrás de aprender. Veja pelo seguinte lado, você ta ganhando experiência e sendo pago pra isso, existe mundo melhor? (Só cuidado pra não cair na exploração)

  3. Seja humilde e pergunte tudo o que você puder. Como disse anteriormente, você está lá para aprender e a empresa te contratou tendo isso em mente. No tempo que você está lá, tente entender o vocabulário utilizado pelos companheiros de equipe. Tente entender a fundo a solução desenvolvida pela empresa. Sabendo tudo isso, você vai aprender a pesquisar e a perguntar. Vai conseguir entrar em uma roda de conversa com os seniors sem se perder.

  4. Te contrataram para aprender, então aprenda e aprenda. Mostre vontade. Ninguém espera que você crie o novo sistema ERP do zero, e nem que saiba arquitetar tudo do zero. Demonstre interesse profundo sobre as coisas, pense em coisas que você poderia fazer para melhorar os processos da empresa, mesmo que for tipo "vamos começar a comentar os códigos com um padrão". Mesmo que sua idéia seja muito ruim, demonstre que está interessado em fazer a empresa crescer e em conjunto crescer com ela.

  5. Seja interessado de forma genuina. Eu sei que é difícil gostar de algo e querer saber mais sobre coisas chatas, mas tente "flipar" isso no seu cérebro. Outra coisa é, o mundo não é justo e a oportunidade não aparece para todos, mas a gente tem sempre que estar preparado para quando surgir uma nova oportunidade. Use suas oportunidades atuais para se preparar para as próximas. Aproveite as pessoas próximas para aprender com elas coisas que elas demoraram muito para aprender, valorize isso.

1

Uau! Muito obrigado por tudo. No tocante a demonstrar interesse genuíno, acho que sou muito bom nisso kkkkk tudo quanto é assunto me interessa. E aprendendo Java já vou estar me preparando para as próximas oportunidades.

Nossa, a três expandiu a minha mente, aprender o vocabulário para saber lidar com os seniors.

A minha visão é que estagiário ta sendo contratado para:

  1. Retirar as coisas cotidianas/rotineiras das costas de devs que tem um alto valor por hora de trabalho;
  2. Cobrir as férias de devs ou ausências (ou ao menos fazer o possível para estancar a sangria);
  3. Renovar o ambiente com a energia jovial, interesse e demais coisas.
3
  1. Prioridades. As vezes têm coisas que você acha muito importante mas que não são prioridade para o negócio no momento. É importante entender quais são as prioridades atuais do negócio para entender o que deve ser feito agora e o que deve ser deixado para depois.
  2. Não fiz estágio então não posso responder
  3. Primeira coisa é tentar entender onde o projeto está, o que os outros estão fazendo e quais as prioridades no momento.
  4. KISS (Keep it simple, stupid!). Programadores iniciantes tendem a complicar e/ou polir demais as coisas para tentar impressionar. Além de ser perda de tempo é muito comum cair em overengineering. Sabe o "chato do clean code"? Não seja ele. Sabe o chato do "esse código não tá bom, vamos refazer tudo do zero"? Não seja ele.
  5. Não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos

Sobre faculdade posso concordar que é útil, relevante ou como queira chamar. Mas não, faculdade não é "necessária". Eu não fiz faculdade, estou na área e sou muito elogiado constantemente por fazer um bom trabalho. Muitos dos meus amigos até ficam falando que vou trabalhar na Google e ser famoso um dia.

E eu não sou uma "exceção", conheço muita gente que começou na área sem faculdade ou que se formou em outra área. Por exemplo, conheço quem trabalha na PicPay e é formado em design, nunca fez faculdade de nada relacionado com T.I. Também conheço quem já trabalhava em empresa grande na gringa (Immunity Inc.), com mais de 10 anos de experiência, quando finalmente resolveu fazer faculdade.

Não estou dizendo que você deveria sair da faculdade, vá até o fim (se quiser). Mas se você quiser realmente ser bom em T.I., bom de verdade e não "mais ou menos", você precisa entender uma coisa: faculdade só vai lhe ensinar o primeiro passo. Se tu quiser conhecimento profundo tem que aprender por conta própria, é obrigatório. Não tem faculdade ou curso cujo o conteúdo técnico seja profundo o suficiente.

Mesmo os melhores do mundo só vão ensinar o básico (mas vão ensinar muito bem).

1

Muito obrigado pelas dicas, todas foram muito úteis e que eu tinha um pensamento mais por cima do que realmente entrar nestas entrelinhas.

No tocante o assunto faculdade. Não quis escrever em pedra que só entra se fizer faculdade, é óbvio que não, mas há fases na economia. Na fase atual, é MUITO difícil entrar sem faculdade (as alternativas são indicação ou remanejamento interno, o que não torna menos difícil). E acho que já é consenso que experiência > faculdade, projetos open-source tão aí né, kkkkk.

Agora quanto a faculdade ensinar o primeiro passo, infelizmente, nem isso pra mim que já tinha estudado bastante sobre cada área num contexto generalista e coisas mais "baixo nível" que creditam para as faculdades. O que ela me forneceu mesmo é o modelo contratual de estágio (que dá isenção de impostos para as empresas contratantes) e também me "obrigou" a aprender algumas ferramentas que eu torço o nariz (a Trindade do Frontend) por serem modinhas e famosinhas.

2

Fala irmão, tudo certo?

Respondendo conforme a minha experiência, tudo DEPENDE.

1 - Depende do produto que você ajudará a construir, de acordo com a necessidade de algum cliente ou com a proposta de produto a própria empresa tem. Eu iniciei minha jornada como dev em uma empresa que desenvolvia ERP. Antes trabalhei como assistente administrativo, e essa rotiva corporativa que envolvia financeiro, notas e documentos, me deu uma boa força pra compreender rotinas dos usuários no sistema, diria que mais do que o conhecimento de "linguagem de programação" propriamente dito.

2 - Esse ponto acho que varia bastante também. Mas o principal, é a ânsia por querer largar já fazendo tudo, pulando etapas importantes do aprendizado. O estágio é uma oportunidade de aprender, errar e se aperfeiçoar, então não se preocupe com isso, por que os erros são naturais.

3 - Novamente, depende muito do produto. Um período de 1 mês é compreensível para você se adaptar à rotinas, tecnologias, metodos, ambiente, padrões e tudo mais. Assim como coloquei no ponto anterior, o estágio sendo uma oportunidade pra você aprender, é muito importante que você TIRE A MAIOR QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES de pessoas mais experientes e transforme isso em CONHECIMENTO pra você.

4 - Se mostre interessado e disposto a aprender. Em dificuldades, procure primeiro entender o que pode ter causado uma possível trava, tente resolver com seus conhecimentos prévios, pesquise na internet por que tem MUITO CONTEÚDO bom, e caso necessário solicite o apoio de seus colegas com maior senioridade.

5 - Aproveite, aprenda, erre, corrija e faça uns updates sem where na produção :)

Boa sorte na sua jornada irmão <3

1

Muito obrigado por todas as respostas.

Entretanto, pra tornar a conversa um pouco mais profundas, quando diz para eu tirar o máximo de informações, quais informações você acha as mais importantes que eu consiga assimilar/saiba? E quais perguntas seriam legais eu fazer para demonstrar interesse/impressionar logo de início?

Obs: É numa empresa do setor bancário (o banco em si, não uma consultoria).

1
  1. O quê te ensinarem, faça questão de aprender bem. Anote tudo para não ficar perguntando coisas que já falaram. O software que for usar engula a documentação.
  2. Não pergunte sem não ter pelo menos tentado fazer algo várias vezes. Antes de mexer, backup. Sempre teste o código que mexeu, pode ser a coisa mais estúpida, mexeu uma vírgula, teste. Tente obrigar o software a passar por todas as combinações de condições, ou seja, todos os caminhos possíveis, não teste só o "caminho feliz". Não deduza nada, não sabe não mexa ou pergunte.
  3. Que dia cai o pagamento. Qual o lugar bom e barato. As informações valiosas em geral estão nas reuniões de negócio, ou durante a definição do software, mas esquece, estagiário fica fora mesmo dessas questões.
  4. Aprender rápido, errar pouco, perguntar bastante, se oferecer para tentar fazer as coisas, fazer as coisas rápido, trabalhar após o horário, se vestir bem, estar sempre limpo, ser educado, não falar errado, não fazer as coisas de qualquer jeito e não escrever errado.