- Prioridades. As vezes têm coisas que você acha muito importante mas que não são prioridade para o negócio no momento. É importante entender quais são as prioridades atuais do negócio para entender o que deve ser feito agora e o que deve ser deixado para depois.
- Não fiz estágio então não posso responder
- Primeira coisa é tentar entender onde o projeto está, o que os outros estão fazendo e quais as prioridades no momento.
- KISS (Keep it simple, stupid!). Programadores iniciantes tendem a complicar e/ou polir demais as coisas para tentar impressionar. Além de ser perda de tempo é muito comum cair em overengineering. Sabe o "chato do clean code"? Não seja ele. Sabe o chato do "esse código não tá bom, vamos refazer tudo do zero"? Não seja ele.
- Não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos
Sobre faculdade posso concordar que é útil, relevante ou como queira chamar. Mas não, faculdade não é "necessária". Eu não fiz faculdade, estou na área e sou muito elogiado constantemente por fazer um bom trabalho. Muitos dos meus amigos até ficam falando que vou trabalhar na Google e ser famoso um dia.
E eu não sou uma "exceção", conheço muita gente que começou na área sem faculdade ou que se formou em outra área. Por exemplo, conheço quem trabalha na PicPay e é formado em design, nunca fez faculdade de nada relacionado com T.I. Também conheço quem já trabalhava em empresa grande na gringa (Immunity Inc.), com mais de 10 anos de experiência, quando finalmente resolveu fazer faculdade.
Não estou dizendo que você deveria sair da faculdade, vá até o fim (se quiser). Mas se você quiser realmente ser bom em T.I., bom de verdade e não "mais ou menos", você precisa entender uma coisa: faculdade só vai lhe ensinar o primeiro passo. Se tu quiser conhecimento profundo tem que aprender por conta própria, é obrigatório. Não tem faculdade ou curso cujo o conteúdo técnico seja profundo o suficiente.
Mesmo os melhores do mundo só vão ensinar o básico (mas vão ensinar muito bem).