Assim como o apontado pelos outros rapazes, o fato dele embaralhar diversas informações e aleatorizar entre elas é exatamente o que nós, humanos, fazemos, seja através de inspirações ou cópias per si, por isso existe a máxima: "Nada se cria, tudo se copia e se transforma". Até mesmo o melhor dos artistas se inspirou em algo, acho que é a mesma coisa quando ela seleciona diversas informações condizentes com o contexto e aleatoriza entre elas.
é exatamente o que nós, humanos, fazemos
Não sei. Tem muita discussão sobre se os processos da IA são iguais aos nossos. Existem paralelos e similaridades, como a própria terminologia indica ("inteligência", redes "neurais", que são mais abstrações e metáforas do que algo literal, a meu ver). Mas daí pra cravar que é exatamente a mesma coisa, é um passo grande demais.
Eu ainda não vejo como exatamente igual. Humanos se baseiam no que já existe, é verdade, mas até onde vi, a IA ainda não deu aquele último passo, de criar algo novo de fato. Claro que a maioria dos humanos também não consegue, mas os poucos que o fazem já é suficiente para eu não considerar que a IA atingiu o mesmo grau de inventividade.
É, acho que não é a mesma coisa, pois não passa de uma simulação, uma cópia de como funcionamos. Entretanto, concordo contigo que estamos acima das IAs, mas não porque não atingiram o mesmo grau de inventividade, mas por sermos muito mais genéricos. Se formos pegar área por área, acho que elas já nos superam, mas uma IA geradora de fotos pode ser imensamente melhor que um pintor ou fotógrafo em grande parte dos casos, mas não servirá para amarrar um sapato.