Executando verificação de segurança...
2
June
2 min de leitura ·

Newsletter removendo usuários que não permitem exibição de imagens no Gmail

Há um tempo atrás, eu ví um vídeo no youtube de um cara falando que a professora (ou professor) dele sabia quando que ele abria o e-mail, através de uma imagem de 1px de era enviada junto do email, (que quando o email era carregado, a imagem era carregada, e quando a imagem era requirida pelo servidor que a hospedava, o serviço que hospedava a imagem disparava uma notifiação para o(a) professor(a)).

Vendo isso, eu desabilitei o carregamento de imagens no Gmail. Nisso, eu estava recebendo as newsletter do Filipe normalmente, até que um dia eu parei de receber, não sei quando exatamente, só acordei um dia sentindo falta e notei que não tinha recebido fazia um tempo. No mesmo instante, me cadastrei pra receber a newsletter novamente, acreditando ter sido só um bug.

Hoje, ao estar lendo a newsletter, percebi que o gmail me deu a mensagem "Images are not displayed.", me permitindo clicar em um botão para carregar as imagens. Fazendo isso, o meu navegador fez a requisição da famosa imagem 1x1. Link da imagem gerada para mim

E acho que essa descoberta minha se relaciona com o meu anterior "cancelamento automágico" da newsletter. Acho que se você não abrir nenhuma em um intervalo de uma semana/mês, a newsletter é cancelada.

A conclusão é meio insatisfatória, já que eu entendo a necessidade de verificar se o dinheiro gasto disparando mais de 100k emails por dia está sendo válido, mas só queria informar a todos sobre esse acontecimento, e que permitam o recebimento de imagens do endereço de e-mail da newsletter.

Carregando publicação patrocinada...
2

June, correto! Isto é um recurso do ConvertKit (serviço de emails que utilizanos) que infelizmente não é possível remover. Mas acabou sendo um recurso bom, para justamente remover da lista pessoas que supostamente não estão lendo a Newsletter.

Coloco supostamente em itálico, pois o seu caso (e outros) se tornam um falso positivo. Dado a isto, você deveria ter recebido um email, vindo também da Newsletter, informando sobre este mecanismo, e o que fazer para evitar ter seu email removido da lista.

De qualquer forma, remoção de emails é uma medida extremamente recomendada pelo ConvertKit, dado que ficar enviando emails para endereços que não estão lendo por muito tempo (os de verdade no caso), debita do score de envio deles e do nosso domínio, o que atrapalha a entregabilidade dos emails para todo mundo.

Caso algo não tenha ficado claro sobre qualquer mecanismo da Newsletter, não hesite em me perguntar ou enviar um email para o próprio endereço da Newsletter, combinado? Nós lemos tudo o que é enviado.

1

Na newsletter do Lemeno (que usamos no codeftw e outros projetos além de outros writers utilizarem ainda em beta) eu fazia a mesma coisa porém recentemente tenho pensado em implementar engagement rings e ir migrando a pessoa de acordo com o nível de interação ao longo do tempo.

Quem abre/clica em todos ficaria no engagement ring mais forte e quem não abre faz 4 newsletter nos mais fracos, por exemplo.

Assim o writer pode escolher quais engagement rings quer atingir em cada envio.

Assim dá pra mandar resumos de 4 ou 6 newsletter para pessoas pouco engajadas e todos para pessoas altamente engajadas.

Dessa forma esses falsos negativos receberiam alguma coisa ainda.

O que acham dessa abordagem?

2

É uma mecânica muito legal, sem dúvidas. Mas que acarreta em aumentar os esforços de produção e administração, correto? Não saberia calcular se, no caso da nossa Newsletter e do jeito que produzimos ela, o saldo dessa operação seria positivo.

1

Acho que não.

A única ação extra que eu vejo é a escolha do "engagement ring" de cada envio, que por padrão seria para todos.

Ainda estou fazendo bastante dogfooding com esse produto de Newsletter do Lemeno mas acho que essa feature ficará massa.

Hoje já temos integrações interessantes com AI, etc.

Enfim, quando essa parte estiver no ar volto aqui com mais detalhes.

Eu ainda acredito que tenha muito espaço para melhoria nesse mundo de Newsletters e digo isto já tendo criado ferramentas de campanhas de marketing e newsletters para grandes bases de algumas multinacionais do setor automobilístico e de restaurantes.

Vamos ver onde chegaremos :)

1

Sensacional Filipe eu acredito que tem muito espaço mesmo! O que até certo ponto é inacreditável, dado a tanto tempo que existe email e como tudo ao redor evoluiu.

E por favor, nos deixe informado sim das novidades 🤝