Executando verificação de segurança...
1

Curso superior ou especialização técnica, o que é mais vantajoso?

Quero abrir uma discussão importante aqui

Curso superior ou especialização técnica, o que é mais vantajoso?

(pensando na área de tecnologia)

Eu mesmo sou uma pessoa muito desapontada com os cohecimentos apresentados em curso superior dado o tempo, e tenho uma preferência pessoal muito maior a formação tecnica

Mas vejo que em vagas, empresas tem uma preferência por pedir curso superior, até mesmo para áreas cujo não exista devida formação superior

A minha sensação é que o curso superior tem mais valor como uma sinalização ao mercado, que tanto valor efetivo para os jovens.
E acredito que cursos superiores são muito vantajosos para profissionais mais estabelecidos e experientes.

Mas deixem suas opniões aqui, quero saber

Carregando publicação patrocinada...
2

Já vejo algumas empresas não se importando com títulos e sim com a capacidade do profissional, mas o meio em que interajo é de empresários. Alguns já se articulam até mesmo para ter DEVs como sócios e não contratados.

Pela experiência que tive e favoreceu o caminho que escolhi, de empreender com meu software, a faculdade não agregou em nada... Até hoje, nunca precisei comprovar o que sei para conseguir assinantes para o meu software. No meu curso técnico sim, colhi ótimos frutos, principalmente com a disciplina de lógica de programação, que foi o start para florecer a forma de raciocinar que precisamos ter para contruir soluções.

Lembrando que essa foi a minha experiência...
O caminho que sigo é de empreender. Se você visa ser contratado por uma empresa e se os perfis de empresa que te interessam exigem diploma, não terá para onde correr, terá que se formar para alcançar seu objetivo.

Mas para aprender a programar, no meu ponto de vista, tem canal no Youtube que ensina muito mais em uma playlist que podemos maratonar em duas semanas que o que aprendi em 4 períodos...

Para mim fez sentido tracar a facul.
E se voltasse no tempo, faria o técnico novamente sem dúvidas.

1

Sim, eu fico no pensamento, se ficar no lugar do tempo de faculdade gastando cabeça com algo para mim, é mais chances de eu colher frutos que muitas faculdades que você só irá ver emprego com tempo mesmo após formado.

Eu vejo também que há uma boa diferença entre você conseguir empregos estando estudando em um Instituo Federal, que um SENAI. No caso o Instituto Federal não te custa mas é afastado das vagas de emprego, já o SENAI custa uma boa grana e investimento, mas é integrado ao mercado de trabalho e te encaminha muitas vezes.

Mas mesmo o SENAI que vejo que é mais capacitante os cursos Superior, ainda sinto que há boas coisas que são matérias mais irrelavante que custarão bom tempo.

1

Dependendo da área de TI não vejo a necessidade de "curso superior", mas hoje-em-dia ainda existe muito "RHs" quem não entende bem da área e acaba pensando que o "curso superior" ensinaria aquilo que eles estão procurando de um profissional. Em particular, se tiver que escolher em fazer uma outra faculdade prefiro 100x gastar meu dinheiro e tempo em um curso de inglês já que irá agregar mais como profissional.

1

"cursos superiores são muito vantajosos para profissionais mais estabelecidos e experientes"

Não sei o quanto essa afirmação é valida, pois você está dizendo em entrar na faculdade somente depois do cara ter alguns anos de experiencia e já saber tudo oque ele precisa saber?

Não seria um disperdicio pagar por uma faculdade que você já sabe oque vai aprender? eu imagino que seria muito mais vantajoso, alguem com pouca experiencia entrar na faculdade, do que alguem com muita.
No meu caso eu tenho quase 2 anos de experiencia e ainda não fiz o curso superior, e também não estou me planejando para fazer logo, ouvindo relatos de pessoas que fazem e fizeram faculdade, não me incentiva em nada a querer fazer uma nesse momento.

Eu imagino que a questão das empresas pedirem curso superior, é para ter uma segurança maior que a pessoal sabe alguma coisa da área, mas essa segurança eles conseguem também de outra forma alem do curriculo, se você tiver um portifolio no github legal, e o recrutador tiver o auxilio de algum programador na tomada de decisão de quem vai ser contratado, já vai ser um diferencial bem grande.

1

Acredito que para um profissional mais experiente, um conhecimento mais amplo e concreto pode ser muito interessante. Mas imagino que seria interessante nesses casos procurar faculdades de prestigio pelo mundo afora.

1

Bom dia JumperLuko!

Pelo que eu tenho visto, os certificados não tem chamado mais atenção dos recrutadores...

O que sim chama atenção são portfólios e aprender constantemente coisas novas, estar andando junto com o mercado.