Executando verificação de segurança...
2

Mudar o código de barras dos produtos para QR Code

Apesar de ter a ver com tecnologia, é meio off topic, e é uma "brisa" que eu sempre tive

não estaria na hora dos produtos se atualizarem e começarem a migrar do codigo de barras pra qr code?

motivos:

em um QR code poderiamos armazenar informações como data de validade, lote e claro, o número do código de barras do produto, com isso, no caixa o sistema poderia alertar caso tenha algum produto fora da validade, ou algum produto com um lote danificado (como aquela polemica da cerveja novorizontina)

em contrapartida, acho que o qr code é mais lento de se ler do que o barcode, mas não sei se já tem alguma tecnologia pra ler qr tão rapido quanto um barcode

qual a opinião de vcs?

Carregando publicação patrocinada...
1

pra que ir pra qr code se da pra ir direto para rfid? uma grande questão é o custo...quem vai bancar a troca de todos os scanners do mercado?

1

RFID não iria quebrar um galho, e sim uma floresta inteira.
Já vemos exemplos do uso da tecnologia NFC dentro de galpões de transporte, agiliza muito.

O problema no caso seria o fato de que nessas transportadoras eles trabalham majoritariamente com caixas, o que acredito que facilite na hora da implementação.

Já no caso de um supermercado por exemplo, não imagino como isso poderia ser implementado em produtos avulsos, como um pacote de salgadinhos por exemplo. Além de que a RFID teria um custo absurdo (que obviamente refletiria no custo final dos produtos e no nosso bolso como consumidor).

Por outro lado, algo que vejo acontecer muito nos mercados com essas leitoras de barcode, são falhas em embalagens úmidas (geladas, como refrigerantes e latas), e pacotes plásticos dobrados, como salgadinhos mesmo. Elas muitas vezes não conseguem ler uma barcode danificada, e acredito que o QR code no lugar disso seria muito mais assertivo, me lembro de ter testado isso em algum momento da minha vida e o QR code se mostrou mais "fácil" de ser lido em situações assim, talvez por seus quadradinhos serem maiores e gerar uma margem de erro menor.

1

Olá, eu trabalho dando manutenção em um ERP e no sistema tem uma rotina de ré etiquetagem para produtos com QRCode. ( Empresas na aera de saude usam bastante)
A migração não acontece por falta de vontade mesmo, acho que só aconteceria se alguma entidade do governo decidir que esse será o novo padrão.

1

Acho uma proposta interessante, porém tem um limite para o volume de informação que um qrcode pode renderizar. Caso o ambiente esteja mal iluminado, fica bem difícil para uma câmera de celular manter o foco na leitura de um código muito detalhado. Estou supondo que você usaria câmeras mais baratas pra fazer a leitura.

É importante levantar essa análise de custo também:

  1. Quantidade de Informação no QRCode vs Legibilidade;
  2. Qualidade da Câmera vs Custo da Câmera (+ manutenção);
  3. Tempo de Espera QRCode vs Tempo de Espera BarCode;
  4. e por aí vai...

Creio que uma proposta sensacional seria Lote - Validade - Preço. Aí teríamos uma ideia do markup que as empresas do varejo conseguem em cima dos produtos.

1
1

a Coca-cola coloca o preço nos produtos e tem uma margem já fixada. Preço é uma coisa, custo é outra, este segundo realmente é IMPOSSÍVEL que apareça em um QRCode.

1