Executando verificação de segurança...
1

No-Code e Low-Code vale a pena?

Estou estudando algumas plataformas No-Code, como AppGyver, Adalo, Fluterflow e acabei vendo que é até fácil criar um app com essas plataformas No-Code mas em certo momento pode ser melhor do que algumas linguagens de programação (Não sei se sinto isso porque estou começando a pouco tempo a estudar essas plataformas), mas eu sinto que pode ser algo que vai ou já está revolucionando o mercado, pois alguém que está começando agora no mundo de apps e web poderia utilizar essas plataformas com uma linha de aprendizagem muito menor do que uma linguagem de programação.

Pensa comigo para você começar hoje no mundo da programação você tem que aprender o básico HTML, CSS e JS enquanto com uma plataforma No-Code você teria que aprender muito menos como por exemplo como utilizar o arrasta e solta da plataforma.

Mas e ai o que você acha? Hoje No-Code ou Low-Code vale a pena?

Carregando publicação patrocinada...
1

Acredito que assim como usuários linux metem o pau no windows, muita gente torce o nariz quando ouve falar em no/low-code.

Mas na verdade, aprendi com o tempo que precisamos ser práticos e para isso, procurar as ferramentas que agilizem e facilitem o processo ao máximo.

Sou sysadmin e me aventuro em programação (BASH e python) para resolver e automitizar processos em casa e na empresa onde trabalho.

As vezes tenho ideias únicas legais para aplicativos mas quando penso em ter que aprender uma nova linguagem a vontade passa.

Vai de caso a caso. Sempre haverá programação de baixo nível pois sem elas as de alto nível não existiriam.

Tive uma ótima experiencia com FLutterFlow, mas como já mencionei, para o meu caso.

Um fato interessante e que pode fazer muita gente pensar melhor ou repensar as coisas é que em outubro do ano passado, a fintech multinacional onde trabalho, umas das maiores do mundo informou em reunião que vai começar a adotar low-code para abreviar prazos.

Não podemos criar raizes mentais, o mundo muda, as tecnologias mudam.

Stay tuned.

1

Quando eu vejo alguém falando de no-code ou low-code eu só lembro do windows forms e o web forms da microsoft, o visual studio trazia uma ferramenta de design para "desenhar" a tela e com um duplo click nos elementos você configurava eventos e comportamentos ou data sources, e o web forms era um fork do windows forms pra web... Eles tinham a mesma mentalidade, tirar a preocupação da criação das telas para o programador se forcar a lógica, mas note que ainda existia muita programação, e hoje é bem dificil encontrar um legado dessas plataformas que não tenha uma gigantesca customização feita com código puro. É ótimo para aprender sim, e para apps simples e rapidos ou mockups essas ferramentas serão sempre muito uteis, mas acho que elas ainda estão um pouco longe de se tornarem algo definitivo para o mercado, até a OutSystems que tem um gigantesco "automatizador" não tem extensa adoção por conta de "limitações" (Acho que também custo, não pesquisei a fundo). Então continue estudando no-code e low-code porque é bom mesmo conhecer as ferramentas, se você achar mercado e gostar da tecnologia não tem porque não trabalhar com isso, mas recomendo que aprenda a programar também =D.

1

Vejo essas ferramentas como aceleradores.
Se você já programa e domina lógica de programação, é valido usar uma ferramenta para agiliar o seu processo de produção. Porém, para aprender, não consigo enxergar como um bom caminho, justamente por você não exercitar a lógica. Prefira desenvolver o mínimo de base teórica e a execução de exercícios antes de começar a usar essas ferramentas. Não precisa se aprofundar no assunto. Se não consegue fazer bem feito, sem problema, melhor o feito do que o não feito.

Por exemplo, se você quiser aprender Flutter, faça pelo menos um curso rápido de 20 horas em alguma platanaforma, entenda o básico e depois use essas ferramentas de aceração para montar o aplicativo como você espera. Após isso, analise o código que foi gerado, leia na documentação sobre os metódos e funções utilizadas e o mais importante, aprimore o que foi gerado.

1

Bem, sugiro seguir o canal do Fabio Akita. As vezes você vai levar alguns tapas na cara, mas é bom para refletir. Ele tem um vídeo falando sobre No-Code e Low-Code, e, sugiro também ver este outro sobre Não terceirizar decisões.

Primeiramente, é importante lembrar que as respostas aqui são apenas informações e não verdades absolutas. Ninguém aqui conhece o seu contexto, problemas pessoais, desejos, necessidades, gostos, etc. Só você pode tomar as decisões sobre a sua vida. Obviamente, ter conhecimento sobre as opções disponíveis pode ser útil, mas a decisão final é sua.

Quando eu comecei, estudava Python para backend e usava uma plataforma No-Code chamada Webflow para criar sites. Na verdade, consegui alguns trabalhos como freelancer na Upwork, fazendo sites no Webflow e ganhando em dólar. No entanto, muitos desses trabalhos exigiam que eu pagasse uma assinatura no Webflow porque precisavam de customizações, que exigiam conhecimento em CSS, HTML e JavaScript. Isso me obrigou a aprender essas tecnologias. Talvez em outras plataformas essas customizações sejam mais fáceis de implementar.

No fim, depois de mais de um ano, percebi que saber trabalhar em uma plataforma Low-Code ou No-Code acrescentou muito pouco no meu conhecimento como programador. Como Akita diz em um de seus vídeos, eu era apenas um operador dessa plataforma. Se precisasse trabalhar em outra plataforma (como WordPress ou Wix), todo o meu conhecimento e tempo gasto no Webflow e até mesmo meu portfólio não seriam úteis.

No fim, você fica preso à plataforma. Ao ficar preso à uma única plataforma, você corre o risco de ter problemas se ela falir, quebrar, for comprada por outra empresa e tornar-se privada, ou decidir mudar de direção e se tornar outra coisa.

Não há nada que impeça você de ter uma carreira profissional nas plataformas Low-Code e No-Code, ganhar muito dinheiro com elas ou usá-las como uma fonte de renda enquanto estuda ao mesmo tempo. Não há nada de errado em criar um app/site nessas plataformas e ganhar dinheiro com ele. No entanto, é importante lembrar que saber trabalhar nessas plataformas não te torna um programador, não te dá o conhecimento técnico necessário, por exemplo, para criar outra plataforma Low-Code ou No-Code.

No fim, são coisas diferentes, mas não há nada de errado ou ruim em utilizar plataformas Low-Code e No-Code.