Executando verificação de segurança...
1

[DÚVIDA] Estudar programação por livros

Vejo alguns livros que são bem recomendados no mundo da programação, como o clean code por exemplo, só que sempre eu fico na dúvida se vale a pena ter e estudar pelo livro fisico ou estudar somente por vias digitais, como Kindle e/ou PDF, nunca tive a experiência de ler um livro de programação físico, mas ja li em formato de PDF.

Algumas perguntas e dúvidas que surgem quando penso no assunto:

  • Como estudar pelo livro físico? Com o notebook/pc do lado para aplicar o que ta sendo lido?
  • Para estudos os livros físicos não ficam defasados rapidamente?
  • O Kindle é uma boa para estudo ou somente o aplicativo no notebook já da conta?

Toda ajuda e comentário é bem vindo, obrigado pela atenção!

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu leio PDF no computador quando o livro aborda algo voltado a prática ou tutorial, prefiro físico e no Kindle quando o livro eh teórico.
Por exemplo, o livro Algoritmos: teoria e prática do Cormen eh impraticável de se ler no Kindle na minha opinião, pela extensão e a necessidade de consulta durante o estudo de um capítulo, ja versão em PDF me sai bem melhor.
Agora livros da como Clean Code, Programador Pragmático e outros, prefiro bem mais na versão kindle, seguida da versão física.

1

Depende muito, mas os livros de programação que ja li, mesmo os mais conceituais, seria difícil ler num kindle. Isso por que normalmente tem exemplos de codigos ou diagramas/imagens

Isso posto, sugiro você ler livros mais "agnósticos" antes de ler "a bíblia do node".

Livros como:

  • Rafatoraçao do Martin Flower
  • Designer Patterns do GoF

Isso claro pressupondo que tu ja fez algum hello word na vida. se tu nem fez isso, sugiro tentar fazer antes. Programação nao é algo aue se aprende em livros. Você pode se aperfeiçoar com eles, mas aprender... É prática

1

Fala Italo, muito massa você compartilhar isso... Essas perguntas são exatamente as que eu me fiz por um bom tempo. Vou tentar te ajudar a responder essas questões me baseando na minha experiências com livros, não necessariamente programação.

Então vamos lá:

· PDF ou Livro Físico?

As diferenças entre um livro físico ou PDF, são mais motivados por costume e gosto do que qualquer outro parâmetro.
Eu acho o Kindle mais útil, dependendo do ambiente, o kindle cansa minha vista muito menos do que um livro físico.
Mas eu ainda sim, uso mais o livro físico. Veja o que é mais eficiente para você.

·"Para estudos os livros físicos não ficam defasados rapidamente?"

Creio que essa é a pergunta de maior relevância aqui. Antes de buscar responder essa pergunta, eu te pergunto:

  1. Qual é o objetivo do livro que você está estudando?
  2. Qual é o seu nível na programação?

Não quero te deixar mais em duvida, então usando de exemplo o livro que você citou como o "Clean Code", um livro que todo mundo recomenda e é de 2008. Clean code é um livro sobre insights quase que atemporais, com um único objetivo, que é tornar um programador mais claro, que produz códigos mais fáceis de dar manutenção, que produz códigos mais limpos. Aqui você não vai aprender um framework que amanhã pode lançar uma atualização que quem não acompanhar vai "estar um passo atrás", entende? Não é o objetivo desse livro.

Agora pensando no seu nível de programação, livros básicos dificilmente estarão defasados. Normalmente as linguagens possuem uma base sólida, que o muda com o passar das atualizações não é toda a sua estrutura, mas sim os seus métodos, uma melhor forma de fazer e/ou realizar aquela tarefa, entende? Então, o que é uma passo, pra quem já aprendeu a correr?

· Como estudar kindle/livro físico?

Você deve ver a melhor forma de estudo para você, o que funciona para mim, pode não funcionar para você. Mas uma forma que eu geralmente estudo é foleando o livro e vendo o que realmente é relevante, após separar o que de fato é importante eu me aprofundo no que eu vi e busco projetos que aquilo é praticado de forma clara, com isso eu consigo mais ainda distinguir o que é relevante, do que é desnecessário naquele momento.

Enfim, espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços!

1

Isso faz pouca diferença. Pode fazer para uma pessoa específica ou o momento. O que importa no livro não é o suporte físico e sim o conteúdo. Pelo menos para livros técnicos. Literatura pode ser um pouco diferente, porque há uma relação que pode ir além do conteúdo.

De fato o livro físico pode ajudar um pouco ir acompanhando do lado com o computador, mas dá para fazer no digital quase igual, não vai importar tanto.

Livro físico ou digital podem ficar defasados, claro que trocar o digital pode ser um pouco mais fácil se tiver uma atualização. Porém os melhores livros não ficam defasados. Se ele fica, então ele não é tão bom, ele não importa tanto, talvez não deveria ser um livro mais hoje em dia.

Não tenho conhecimento real sobre Kindle. Parece que ele é melhor para ler livros digitais.

Ler livros ajuda bem quando se tem pensamento crítico, se for só para assumir que tudo que está ali é lei, então ajuda bem menos, pode atrapalhar.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Não sei se você está pensando explicitamente na área de Desenvolvimento, ou se também se aplica para área de IA/ML. Se for pra IA/ML ,estudar por livros é uma excelente opção e não tem essa defasagem, aprender os fundamentais é excelente para entender modelos mais complexos.

Livro fisico ou virtual tanto faz, e Kindle não gosto, prefiro ficar com o pdf virtual e anotar os pontos chaves num bloco de notas

1

Acredito que existem diversos "tipos" de livros de programação que devem ser estudados de diferente maneiras. Alguns acho muito valido ter a versão fisica outros nem tanto.

Gosto muito do livro no papel é voce se localizar e se mover com precisao e rapidez. Para mim é muito mais eficiente do que navegar em um pdf. Então livros de referencia eu gosto de ter no papel, me ajuda muito consultar o indice pular para pagina que precise, consultar o que preciso fazer. Esse é tipo de livro que fica na estante e é utilzido por ano sem nunca ser lido por inteiro.

Outros livros tipo o Clean Code que voce citou são de certa formas são feitos para serem lidos do inicio ao fim, nesse caso não vejo vatagem em ter um copia fisica.

Em relacao a questao da defasagem acredito que livros sobre ferramentas ficam defasados rapidamente e nao os recomendo, na grande maioria dos casos a documentacao oficial da ferramenta é melhor maneira de aprender.

Livros que tratam de conceitos propriamente ditos não ficam defasados e os classicos sempre recebem novas edições.

1

[Resposta] Depende(sei que parece uma resposta genérica, mas depende mesmo)

Se você conseguir estudar e entender mais por livros físicos use;

Se você conseguir estudar e entender por PDF use;

Se você conseguir estudar e entender por vídeo aulas assista;

Teste todas as técnicas de estudo e todos os meios, aquele que mais te ajudar a entender você usa é simples.