Executando verificação de segurança...
3

Devo ou não copiar os projetos do professor?

Boa noite!

Me chamo Gabriel e estou passando por um momento que acredito ser comum para qualquer iniciante na programação.

Voltei a estudar recentemente e, quando estudava antes, sempre ficava nos conceitos. Eu vivia comprando cursos e ficava apenas na parte de lógica, sem avançar para nada. Acabei parando de estudar por uns dois anos e retornei agora em outubro. Dessa vez, comecei a aprender JavaScript e consegui me desenvolver muito bem, mas me deparei com a situação de querer decorar tudo. Sempre que descobria uma nova função ou método, ficava preocupado em decorar aquilo.

Foi então que pesquisei sobre o assunto no YouTube e encontrei um "golpe de realidade", que dizia exatamente o contrário do que eu estava fazendo. Percebi o quanto eu estava errado, mas ainda não havia encontrado nada sobre o que fazer com os projetos dos cursos que compro. Em nenhum dos meus cursos, o professor orientava a estudar o código ou a copiar até entender o motivo de cada coisa, de forma que isso ajudasse a melhorar a noção sobre os conceitos e a aprender a se virar.

Foi nesse momento que entendi que não é sobre decorar, mas sobre consultar quando necessário. Mas a dúvida que fica é: o que seria esse "consultar"? Por exemplo, se eu não souber fazer um menu hamburguer com JavaScript, seria válido ir atrás de alguém fazendo e copiar o que ele fez? Afinal, o que mais vejo é o pessoal dizendo que, se você souber o que está copiando e entender o que está acontecendo no código, não há problema algum. Mas ainda acho isso estranho e, por isso, recorri a vocês. Preciso "destravar" isso.

Sei que existe uma lógica em copiar o que nunca vi e estudar aquilo, mas e na hora de colocar a mão na massa? Será que eu terei a mesma noção de como fazer as coisas? Fica difícil. Vejo pessoas que já estão trabalhando na área defendendo a ideia de consultar o código, e fico assustado. Não consigo ver um limite para isso. E se, um dia, eu quiser criar algo e não conseguir, porque estou acostumado a sempre olhar o código de outra pessoa e, a partir disso, criar o meu próprio?

Gostaria da opinião de vocês sobre isso. Sinto que, depois desse obstáculo, as coisas tendem a melhorar.

Carregando publicação patrocinada...
2

Na minha opinião, o que lhe falta é receber tapas do seu código, tem que colocar a prova seu conhecimento.

Tenta desenvolver um programa solo, já que se diz iniciante, vamos no genérico mesmo, lista de tarefas, o que não falta é conteúdo caso fique preso em alguma parte. Já que comentou sobre o menu de hambúrguer, vamos adicionar uma laindpage responsiva sobre a sua lista de tarefas.

Desenvolva sem usar o gpt e o youtube, vê até onde consegue chegar, nas partes que encontrar uma parede, busque auxílio em fóruns e no stack overflow.

Não irá encontrar algo exato para seu caso, mas vai encontrar algo que se encaixa com algumas modificações, sua bagagem vai ditar como elas serão realizadas.

É assim que se consulta código em projetos simples e nos mais complexos.

2

na minha opinião vc tem que fazer o misto de buscar informações conforme a sua necessidade e busca ativa de conhecimento.

quando vc tem um problema para resolver, vc tem uma motivação real em entende o conceito e aplicação do que está estudando. isso por si só já é um enorme diferencial pq vc tem tudo que a prática demanda para estudar o conceito, deixando todo processo menos doloroso do que ficar decorando coisas que vc nem sabe pra que vai usar, por exemplo: já usou Baskara hoje? pois é eu tbm não, conhecimento que só foi util pra mim no meu dia a dia quando fui pro vestibular.

agora se vc não faz busca ativa de conhecimento vc nunca vai evoluir ativamente e só reativamente, isso não é bom pq vc fica sempre na famosa zona de conforto.

unindo os dois meu conselho é:

aprenda o conceito de algo que vc teve necessidade, depois de funcionar, busque alternativas, pq nem sempre a primeira forma que vc fez é a melhor e com isso, vc expande seus horizontes.

sempre que tiver um tempo livre recorra as documentações oficiais da sua linguagem preferida, ta mexendo com array, pegue todas as funções de manipulação de array e vai vendo o que a linguagem já te oferece, o mesmo pode ser feito analisando o código alheio como vc disse "copiando" as vezes vc descobre atalhos pra coisas que vc fica fazendo na mão que a linguagem já tem pronta.

alguns conceitos basicos universais aplicaveis em todas linguagens não tem jeito, vc tem que se inteirar mesmo, os jargões, os termos técnicos, por mais que eu odeio eles, eles te dão propriedade quando vc é indagado, então esses vc tem que buscar sempre se jnteirar das novidades não com profundidade exacerbada, mas moderada.

2

Boa tarde, amigo,

Acredito que todos passamos por isso em algum momento da vida. Hoje, com a infinidade de possibilidades e ferramentas disponíveis, se não tomarmos certo cuidado, podemos acabar nos tornando um tipo de desenvolvedor incapaz de criar algo sem internet ou sem o auxílio de ferramentas como ChatGPT ou Copilot.

Penso que o importante é aprender a usar essas ferramentas de maneira correta, como meios para nos tornarmos melhores desenvolvedores. Elas devem ser utilizadas para nos explicar e ensinar algo novo, não apenas para gerar um código que usamos sem tentar entender o que ele faz.

Eu, por exemplo, tenho o hábito de instruir o ChatGPT, antes de pedir qualquer coisa, a não me dar respostas prontas, mas sim a me ensinar, como se fosse um professor. Dessa forma, continuo aprendendo mesmo tendo acesso a uma ferramenta tão poderosa que poderia fazer tudo instantaneamente.

Afinal, não se trata apenas do resultado final, mas de como podemos aprender e nos tornar melhores desenvolvedores ao longo da jornada. =D

1

Você esta retornando em uma das épocas mais complicadas para os iniciantes desde que comecei a desenvolver, em 2006. Hoje temos uma altissima concorrencia para entrar no mercado.

Então, muito além de decorar ou fazer cursos online, você também deve-se formalizar, a faculdade, o estágio tornaram-se essenciais, ao contrário de meados de 2022 por exemplo, que se contratava qualquer perfil. Hoje, apenas os cursos basicos e de youtubers praticamente não são mais nem considerados no momento da seleção.

Unir o conhecimento com a formalização tornou-se obrigatório e embora sempre exista uma historia de que um amigo de uma amigo entrou na area sem faculdade, se isso realmente for verdade, é o desvio padrão e não mais a regra.

1

Cara, o que tem a ver faculdade nesse assunto?
Não mencionei problema com vaga nem nada do tipo. Minha questão é totalmente diferente do que você falou. Esse assunto sobre vaga e faculdade, todo mundo já está cansado de saber. Meu problema é técnico, e esse curso não tem nada a ver com faculdade.