Executando verificação de segurança...
11

Fiz um programa para uma pessoa do Olx e não fui pago!

Como um novato na programação, eu estava explorando o OLX com anúncios em busca de alguns trabalhos freelancers enquanto aguardava uma oportunidade. Finalmente, alguém me contatou e solicitou que eu criasse um programa. Cobrei um valor simbólico de 200 reais e comecei a trabalhar no projeto. Dediquei-me a aperfeiçoar a interface gráfica, incluindo até mesmo um dark mode.

Depois de dedicar todo o meu fim de semana para finalizar o programa, tive que auxiliar o cliente a baixar e instalar o software. Cheguei ao ponto de ajudá-lo a instalar o WinRAR. Apesar de todo o esforço e carinho que coloquei no trabalho, ele não me pagou.

Vinte dias depois, quando fui cobrar novamente, ele me insultou. É frustrante, sabe? Tenho estudado todos os dias durante dois anos, trabalho 12 horas por dia, estou cursando uma faculdade à distância e estava muito feliz por ter conseguido meu primeiro trabalho freelancer remunerado.

Enfim, só queria desabafar e dizer que, se isso acontecer com você, não desanime, eu não vou desanimar. E fica o alerta: não seja ingênuo como eu fui.

Carregando publicação patrocinada...
13

Aqui a regra é clara,

Antes do pagamento você não tem acesso.

Guardo no meu repositório privado, sirvo na minha host privada, só envio pro cliente depois do pagamento.

9

Nunca aconteceu comigo dessa forma, mas certa vez fui alertado por um conhecido sobre um novo cliente para o qual ele mesmo já havia prestado serviço e caído nessa armadilha.

Então o que fiz foi 50% antes do projeto e outros 50% até 10 dias da entrega, a versão que mandei para ele tinha um alerta versão de homologação, nesse alerta avisava que o sistema após a data X ficaria indisponível justamente por ser uma versão de homologação.

2 dias depois da entrega o cara me pagou o que faltava e me pediu para remover o alerta.

7

Nos próximos softwares já sabe, peça metade do valor, agora você estaria com R$ 100,00 pelo menos.
Agora seu projeto deve ser esse, o programa que você vender se comunica via internet com você, então dê um jeito de bloquea-lo online em caso de falta de pagamento.
Ele iria receber um belo dê:
O software foi bloqueado por falta de pagamento, entre em contato com o desenvolvedor.
Essas coisas dá para burlar mas em geral quem está pagando pelo software não entende como fazer isso.

2

Não sabia que dava para fazer freelancer na OLX, esxitem vários sites especializados na internet que te ajudam a não cair nessas siladas, porém, acho mais complicado anunciar serviços nesses sites para quem não tem experiencia. Como você faz seus anuncios pela OLX?

1

Eu anunciei minhas habilidades como programador Python. No entanto, decidi retirar todos os meus anúncios, estou fazendo um curso de ciência de dados e vou focar 100% nele e na graduação.

1

Parabéns por compartilhar, esse tipo de coisa realmente acontece quando a gente está começando, mas não desista, continua q vc vai longe!

1

Acontece nobre, força e segue em frente. Já tomei alguns calotes pesados de empresas inclusive.
Recomendo que você passe a utilizar alguma plataforma para prospectar e amarrar seu job, uma conhecida é a workana. Tem muitas. Mas basicamente os clientes que quiserem te contratar primeiro vão garantir o dinheiro inteiro do projeto, você já tem a garantia. Estuda um pouco esses cenários, mas em casos de que não seja viavél ir para uma plataforma, pois você sempre pagará taxas, você precisa quebrar o projeto em entregas e primeiro garantir a primeira parte, ou metade como os colegas citaram no post. São experiências do ofício, você agora tá mais malandro! ;)

1

Então, faltou citar o motivo do não pagamento. Para o cliente, o software atende aos requisitos? Ou foi sacanagem mesmo?

Continue firme!

1

Desiste não irmão!!!

Foda, as vezes a gente toma uma dessa pra aprender. É ruim, mas que bom que você aprendeu essa lição e agora saiu mais forte.
Espero que tudo dê certo!

1

Só uma dúvida, pode nos falar que programa era esse? Porque, por R$ 200,00?

Não criticando tá, mas fiquei curioso. Imagino que na hora de pegar os primeiros trabalhos ou até na necessidade, a gente abre mão. Isso rola com qualquer ramo.