Microserviços vs Monolito, o que você acha?
Não é novidade que arquiteturas de microsserviços são extremamente caras e complexas, eu pessoalmente acredito que essa abordagem tenha se tornado bastante comum por conta de grandes empresas como a Netflix.
O problema é que esse hype sobre microsserviços se tornou algo tão comum em nossos cotidianos que às vezes nós nos esquecemos de outras abordagens de arquitetura. Digo isso, pois nos últimos 8 anos de carreira, tenho percebido nas empresas onde passei que a arquitetura de microsserviços é muitas vezes adotada sem a menor necessidade.
Empresas que atendem menos de 1M de usuários por dia usando microserviços, muitas vezes passam por dificuldades na entrega por conta da complexidade da solução proposta.
E o pior de tudo! Mesmo usando essa abordagem ainda passam por grandes instabilidades em seus sistemas.
Recentemente tenho me deparado cada vez mais com notícias de grandes empresas deixando a abordagem de micro serviços para trás (como é o caso mais recente na Amazon Prime) e migrando para abordagens monolíticas onde a complexidade e custo são menores do que na abordagem de microsserviços.
Eu pessoalmente acredito que em muitos casos, usar uma arquitetura monolítica é mais vantajosa por conta da baixa complexidade e também totalmente possível de escalar, um caso bem bacana é o Stack Overflow que usa uma arquitetura monolítica e consegue atender milhões de usuários todos os dias...
Qual é a opinião de vocês sobre ambas as abordagens?