Executando verificação de segurança...
1

O que eu sinto hoje no mercado é exatamente esse lance de hype. Virou moda utilizar microserviços pra tudo, sem nem pensar direito a primeira decisão já é, cria um microserviço. E não estou dizer que é bom ou ruim utilizar essa abordagem.

Meu ponto é, realmente é necessário?

É muito importante ter senso de momento, vejo muitas startups que estão no começo já indo pra essa abordagem, inflando o time, o custo com infra e acima de tudo a complexidade ciclomática.

Nas minhas 2 ultimas experiências profissionais eu lidei com os 2 cenários. Duas aplicações em teoria simples, na primeira um monólito, onde com um time relativamente pequeno conseguiamos entregar num pace muito rápido e era bem mais tranquilo de repor eventuais saidas.

No meu trabalho atual herdei um sistema construido com microserviços, e estamos tendo muitos problemas com o pace de entregas, pois o time é bem reduzido também e acabamos tendo um mesmo DEV atuando em varios serviços diferentes, com várias stacks diferentes. Sem contar o problema para repor funcionários.
E o principal problema que estamos tendo aqui, e que confesso estar bem dificil para resolver é o que eu chamo de "terceirizar a culpa", sempre que acontece algum problema, pessoa que atua em serviço X já sai atacando pessoa de serviço Y, esse é um problema de time e não da arquitetura em si, mas quis trazer para discussão pois é um problema que começa pela decisão de arquitetura, pois ao meu ver essa escolha foi tomada precocemente, com o time pequeno e pouco maduro.

Carregando publicação patrocinada...