Executando verificação de segurança...
1

Poderiam dar um conselho para um jovem de 16 anos que quer ser um programador

Fala turma !!!

tenho 16 anos e estou começando na programaçao agora faz mais ou menos (10 ou 11) meses que programo
começei em python e fiquei uns 3 ou 4 meses na linguagem e dps fui para JavaScript e nao contei mas tenho TDAH e isso parece dificultar muito o aprendizado parece que nunca consigo manter uma constancia nos estudos principalmente em js que precisa de lógica

eu estou fazendo um curso que eu particularmente estou achando otimo
ele é fullstack em js e tem varios exercicios dentro dos modulos mas teve 2 que eu nao consegui fazer sem olhar a resoluçao sendo que todos os outros eu consegui fazer sem consultar a resoluçao tanto de HTML,CSS e JS mas nao foi so desse curso que fiz olhando resoluçoes

um do youtube do curso em video fiz ele todo olhando resoluçao (sei que fiz completamente errado tenho consiencia disso agora)

e nao sei se é por falta de costume mas sou muito ruim com descriçoes escritas
ex: um cliente manda um e-mail dizendo oque ele quer que coloque no site dele

eu sinto dificuldade de entender caso seja muito grande o texto e entre outras coisa
atualmente estou vendendo paginas na web (formato estatico) mas estou pensando em parar com isso por enquanto para procurar um emprego de programador junior para ter experiencia na area e com isso talvez melhorar esses problemas
oque acham ?

poderiam me dar um conselho?

obrigado turma !!!

Carregando publicação patrocinada...
2

Tenho deficiência visual, TDAH e sou disléxico. Um super combo haha

Primeiro passo você já deu que é ter noção de suas dificuldades, agora precisa mitigar seus reflexos. Eu sugiro buscar tratamento a ritalina me ajudou bastante. As vezes fazer coisas agradáveis durante às pausas é uma boa forma de absorver melhor o conteúdo de exercícios e tasks. Lembrem-se que nosso cérebro é quebrado na questão de recompensas, então nós TDAHs temos que dar uns chutes nele.

Boa sorte.

1

cara a ritalina me potencializou ansiedade estou me tratando com venvansi e daforim recomendado pelo medico me ajuda bastante

e sim meu cerebro é quebrado em recompensa hahahah

obrigado cara !

2

Garanta que está tudo bem com a escola. Matemática, comunicação e expressão e ciências. Programação é uma das atividades mais difíceis para um ser humano fazer, ao contrário da crença popular propagada por alguns com interesses ou que repetem sem entender oque está dizendo. Sem estar com isso em ordem sofrerá muito na programação. Vemos isso aqui mesmo frequentemente.

TDAH dificulta enormemente o aprendizado. Tem que ter muito mais força de vontade que os outros, precisa tentar fazer o máximo que pode, e precisa de um prognóstico adequado dado por profissionais de saúde. Não deixe de cuidar disso.

Fica mais fácil para quem tem TDAH quando ela adora o que faz. Ela tende a criar o hiperfoco para essas coisas. Forçar fazer algo porque está na moda, mas não é fundamental na vida dessa pessoa é quase um crime que ela comete contra ela mesma. Tenha certeza do que gosta.

Nem sempre tem solução e programação pode ser muito difícil, então tenha plano B se nenhum prognóstico funcionar bem. Mas sem tratamento e bom entendimento disso a vida como um tempo fica muito mais difícil.

Apoio adequado pode ser a grande diferença entre o sucesso ou fracasso. Nem todos conseguem, até porque o estado não cumpre seu papel, mas é brutal como muda. E claro, a pessoa precisa estar aberta a isso. Muitas pessoas com TDAH tem comorbidades e não aceitam a ajuda necessária, por uma razão ou outra. E ficarão patinando para sempre.

Foque nos fundamentos, eles é que importam para uma boa carreira. Aprender tecnologias ajudam, mas não é oque fará ter uma carreira promissora, a não ser que tenha um talento natural para o marketing.

O importante é ir melhorando sempre, errar é normal. Eu odeio meus códigos do passado. Seja de 30 ou 40 anos atrás seja o que fiz há algumas semanas ou meses. Sempre aprendo a fazer melhor.

É possível aprender com vídeos e afins, mas na programação o escrito é insubstituível, então se prepare para ter limitações no aprendizado.

Pesquise muito. Por exemplo, tudo isso que quer saber já foi respondido aqui e em vários outros lugares. Em programação a pesquisa é das coisas mais importantes que tem. Acostume-se, comece agora.

Eu vou fazer alguma para você só do que eu já respondi sobre isso (mas talvez não vai te agradar porque é bastante leitura):

Meu conselho é se preparar para vencer as dificuldades. Elas não serão vencidas sozinhas, ninguém se importa de verdade com você. Pode conseguir palavras de incentivo, e tem as minhas se isso ajudar em alguma coisa, mas todo esforço terá que ser seu. Em geral, não é por falta de conselhos que você tem dificuldades, se o diagnóstico estiver certo. A vida é assim, faça do limão uma limonada. Desejo sorte e sucesso.

Conselhos de quem não tem TDAH dificlmente vão ajudar. As pessoas não entendem o que é isso, mesmo que contem para elas. ALgumas pessoas que tem tem muita noção disso (geralmente quew tiveram bom apoio ou conseguiram se virar bem com alguns aspectos, também tem vantagens de ter TDAH, alguns aproveitam), mas nem todos.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

cara obrigado pelo post faz total sentido

uma das coisas é que a minha matematica nao é boa kkkkkkk entao vou ir melhorando ela e assim com certeza ja é um passo a mais

cara eu amo programar isso me da um conforto mas tem horas que nao é nda confortavel hahaha
o importante é que eu sei que isso é comum na nossa area

de qualquer forma irei seguir se conselho enfrentar as dificuldades com vontade e ir consecutivamente melhorando

vlw maniero !!!

1
2

Fala Higor!

Poderia te dar muitos conselhos, mas durante toda minha trajetória o que, de longe, mais contribuiu para minha carreira foi fazer conexões. Então fica aqui minha recomendação: faça networking

2

Vou dar duas sugestões que eu teria agradecido muito se existissem quando eu comecei.

https://cs50xemportugues.github.io/2023/ - Curso de Harvard. Alguma alta muito bondosa vez uma versão em portugues. Começa de onde todo curso deveria começar.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLdsnXVqbHDUc7htGFobbZoNen3r_wm3ki - Canal do Mestre Akita. Ele ja respondeu essa sua pergunta varias vezes.

Meu conselho: estude, estude bastante, não tenha preguiça, não tenha vergonha de perguntar, leia livros sobre o assunto e sobre outros assuntos. E o mais importante, goste do que faz e seja feliz fazendo isso.

1

A playlist do Akita é muito boa.

Como comentei uma vez, eu faria uma pós dele (ou qualquer curso, para ser honesto) sem pensar duas vezes.

1

Cara n sei se já faz isso, eu to fazendo um curso de js também e uma técnica que o professor ensinou é a de quebrar um problema grande em varios pequenos problemas, talvez essa tecnica te ajude, sou iniciante também

1

Para trabalhar normalmente e ganhar bem, aprenda inglês e trabalhe para os gringos.

Aconselho abandonar front-end e back-end essas áreas estão saturadas, com excessos de cursos gratuitos, excessos de mão-de-obra, com excessos de mudanças, onde a todo momento você sofre um reset, ou seja, da noite para o dia você vira um nada.

Sugiro tecnologias duradouras e consolidadas como:

SAP.

Protheus da TOTVS.

Oracle Database.

Oracle Exadata.
Amazon QuickSight. (B.I. - Business Intelligence)

Salesforce.

BMC Control-M

Power Center (ferramenta de ETL)

Cobol

E claro somado a Machine Learning e Deep Learning que é o nosso presente e futuro, não tem como escapar disso.

1

trata o TDAH como tem que ser e cria uma rotina de memorização, curso de memorização ou técnicas de, vão te ajudar, meu amigo de assembly tem TDAH severo e usa essas técnicas com sucesso, mas sem autocobrança desleais, sem loucuras, ele se doutrinou no tempo dele, o cara é um monstro no assembly, ele esquece meu sobrenome as vezes, kkk, mas quando se trata de codar, o foco dele é assustador, no bom sentido, pois ele ama o que faz e usou muitas vezes, repetidas vezes, até fixar e focava atenção real nisso, depois de 3 meses, segundo ele, se tornou natural, claro, ele realmente queria isso de fato...
Se não fixou, repete, tem dúvida, repete, bateu esquecimento, repete... uma hora sua mente vai assimilar que não memorizar logo é pior, pelo menos vai doutriná-la para evitar perda de dados... se respeite, não se julgue menor ou inferior e viva, respire, coma... programação... o amor muda tudo, ame codar, se apaixone... procura ler sobre o método pomodoro de aprendizado, com pausas há cada 28min, vai te ajudar... bem vindo dev...