Garanta que está tudo bem com a escola. Matemática, comunicação e expressão e ciências. Programação é uma das atividades mais difíceis para um ser humano fazer, ao contrário da crença popular propagada por alguns com interesses ou que repetem sem entender oque está dizendo. Sem estar com isso em ordem sofrerá muito na programação. Vemos isso aqui mesmo frequentemente.
TDAH dificulta enormemente o aprendizado. Tem que ter muito mais força de vontade que os outros, precisa tentar fazer o máximo que pode, e precisa de um prognóstico adequado dado por profissionais de saúde. Não deixe de cuidar disso.
Fica mais fácil para quem tem TDAH quando ela adora o que faz. Ela tende a criar o hiperfoco para essas coisas. Forçar fazer algo porque está na moda, mas não é fundamental na vida dessa pessoa é quase um crime que ela comete contra ela mesma. Tenha certeza do que gosta.
Nem sempre tem solução e programação pode ser muito difícil, então tenha plano B se nenhum prognóstico funcionar bem. Mas sem tratamento e bom entendimento disso a vida como um tempo fica muito mais difícil.
Apoio adequado pode ser a grande diferença entre o sucesso ou fracasso. Nem todos conseguem, até porque o estado não cumpre seu papel, mas é brutal como muda. E claro, a pessoa precisa estar aberta a isso. Muitas pessoas com TDAH tem comorbidades e não aceitam a ajuda necessária, por uma razão ou outra. E ficarão patinando para sempre.
Foque nos fundamentos, eles é que importam para uma boa carreira. Aprender tecnologias ajudam, mas não é oque fará ter uma carreira promissora, a não ser que tenha um talento natural para o marketing.
O importante é ir melhorando sempre, errar é normal. Eu odeio meus códigos do passado. Seja de 30 ou 40 anos atrás seja o que fiz há algumas semanas ou meses. Sempre aprendo a fazer melhor.
É possível aprender com vídeos e afins, mas na programação o escrito é insubstituível, então se prepare para ter limitações no aprendizado.
Pesquise muito. Por exemplo, tudo isso que quer saber já foi respondido aqui e em vários outros lugares. Em programação a pesquisa é das coisas mais importantes que tem. Acostume-se, comece agora.
Eu vou fazer alguma para você só do que eu já respondi sobre isso (mas talvez não vai te agradar porque é bastante leitura):
Meu conselho é se preparar para vencer as dificuldades. Elas não serão vencidas sozinhas, ninguém se importa de verdade com você. Pode conseguir palavras de incentivo, e tem as minhas se isso ajudar em alguma coisa, mas todo esforço terá que ser seu. Em geral, não é por falta de conselhos que você tem dificuldades, se o diagnóstico estiver certo. A vida é assim, faça do limão uma limonada. Desejo sorte e sucesso.
Conselhos de quem não tem TDAH dificlmente vão ajudar. As pessoas não entendem o que é isso, mesmo que contem para elas. ALgumas pessoas que tem tem muita noção disso (geralmente quew tiveram bom apoio ou conseguiram se virar bem com alguns aspectos, também tem vantagens de ter TDAH, alguns aproveitam), mas nem todos.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).