Executando verificação de segurança...
3

Discussão moral sobre AdBlocks

AdBlocks: Ética VS Confidencialismo

Achei importante levantar essa questão depois que vi funções em alguns navegadores como o OperaGX que trazem de forma embutida a funcionalidade de bloqueadores de anúncios, e ainda por cima com elas ativadas por padrão.

Gostaria de saber mais sobre porque pensei que o tema pudesse dividir bastante as opiniões. No caso do YouTube por exemplo, é um serviço oferecido de forma gratuita com a condição dos usuários assistirem anúncios obrigatórios - logo, é uma norma para utilização da aplicação. Seria antético/ilegal burlar tal sistema? Deveriam as empresas proprietárias de tais navegadores serem indiciadas judicialmente? Deve ser explícito que tanto a plataforma quanto os produtores de conteúdo são monetizados por anúncios assistidos, o que é fortemente impactado pelos AdBlocks.

Olhando pelo lado do usuário, por muitas vezes estão fornecendo dados quase que "implicitamente" para BigTechs como a Google, como trabalhadores que não são pagos. BigTechs as quais fazem estratégias ardilosas para conseguirem esses dados a qualquer custo (como o próprio Felipe mostrou no vídeo do subdomínio do Gmail pedindo autorização para todo o ecossitema Google). Devem os usuários resistirem a tais artimanhas? Estão essas empresas agindo fora de seus direitos?

Carregando publicação patrocinada...
3

Propaganda não é algo saudável. Falo isso como graduado em Publicidade e Propaganda.
Não é qualquer pessoa que aguenta a quantidade insana de persuasão sem sofrer consequências disso. Ainda mais quando a frequência do mesmo anúncio é absurda.
Existe muita propaganda deshonesta, e o humano é muito sucetível à "manipulação" (entre áspas, porque persuadir não é manipular).

No caso do YouTube por exemplo, é um serviço oferecido de forma gratuita com a condição dos usuários assistirem anúncios obrigatórios - logo, é uma norma para utilização da aplicação

Aqui é onde entra o meu ponto. Mas e aí, como continuar ajudando os criadores de conteúdo que gostamos?

Tudo bem que para muitos deles a maior parte da renda não vem dos anúncios da plataforma, mas sim do espaço vendido dentro do canal - como conteúdo patrocinado, product placement, e outros "branded-alguma coisa".

Porém, a maioria das plataformas disponibiliza hoje maneiras de você pagar para tirar os anúncios. Como YouTube é a plataforma onde mais consumo conteúdo, não vejo problema algum em pagar o YouTube Premium.

Dito isso, acho que existe muito choro por parte de alguns criadores de conteúdo quanto a renda vinda de anúncios. Tenho em minha cabeça que a maioria que reclama já ganha o justo pelo conteúdo que cria, que muitas vezes são rios de dinheiro. Além dos "recebidos"...

1

Vamos ser claros, é obvio que o serviço de anuncios, por muitas vezes, é um meio de captaçãoviavel e que por muitas vezes é o primeiro e o qual ajuda sites inciiantes e etc.
Mas falta ainda um bom senso nesse quesito, não estou aptontando dedos, mas todos nos sabemos que seja o site legal ou não, ambos tem a pessima cultura de "enrolar" o usuario para obter cliques e viwes, desta forma precarizando a informação ou dificultando a navegação. E tudo bem se fosse um ou dois, mas é em sua maioria. Infelizmente, isso se torna necessario.
Eu não me importaria, mas sendo sincero, não aguentei mais ver tantos anuncios e em sites que não faz sentido, minha primeira reação é abandonar o site.
E se tem a opção da pessoa desligar o AdBlock para desativar os anuncios, quem realmente quer acessar vai acessar.
Outro ponto tambem é o conteúdo, se ele for bom, terá acessos.

1

Os sites poderiam implementar um sistema para desativar o acesso depois de um tempo caso você não tenha clicado em nenhum anúncio nos últimos meses por exemplo. Não fazem isso porquê ainda assim é lucrativo para eles. No momento que não for a maioria dos sites terá um sistema de assinatura. Não há nada de errado ou antiético nisso. São as leis do mercado.

1

Eu não vejo problema nenhum em usar AdBlock, se fosse um problema mesmo, essas empresas que colocam vários anúncios em serviços gratuitos colocariam um bloqueador de AdBlock. Já vi um bloqueador desses em um site, mas não era muito famoso, ele não deixa acessar a página até desligar o AdBlock.

1

Nunca usei mas não tenho nada contra desde que feito uso com bom senso.
Realmente existe muitos anúncios abusivo, e ultimamente até eu estou ficando cansado.

1

Eu nunca usei adblock. qualquer lugar que fica muito cheio de anúncios eu paro de acessar. casos raros como YouTube eu pago pra não ver anúncios. agora, o que há de mais bizarro são as TVs por assinatura e streamings que cobram assinatura e ainda mostram anúncios.

1

Primeiramente parabéns levantar o assunto.
Sou usuário ativo do AdBlock, apesar disso reconheço que muitos criadores de conteúdo, principalmente os iniciantes, necessitam desta fonte de receita.

Meus motivos para o uso

- Falta de bom senso: Muitos sites jogam anuncio a torto e a direito, como se o foco principal do acesso foi feito para ver anúncio, quando na verdade não, apenas quero ver o conteúdo e de preferência sem distração.
- Distrações: Os anúncios geralmente querem chamar a atenção, logo são coloridos, ficam piscando e outras técnicas para nos fazê-lo notar (Esse também o o motivo que não gosto de gifs nos textos do Medium)
- Retargeting: Sem que clicamos mesmo sem querer em um anúncio ele fica nos perceguindo e isso é um porre.

Com relação aos anúncios do Youtube eu normalmente assisto pelo celular, logo não me sinto culpado por não estar contribuindo com os produtores, até pq no app do youtube não tem a obção de bloquear os anúncios, sem que pague por isso, mas aqui que entra meu ponto.

No Youtube e outras plataformas, fazemos o cadastro para melhor usufluir da plataforma, logo aceitamos indiretamente (ou diretamente nunca li o contrato de aceite), os termos de uso da plataforma e é evidente que se ela esta nos fornecendo o conteúdo de forma gratuita, teremos que recompensá-la de algum jeito e este jeito normalmente é assistir a anúncios.

Já nos demais sites não, fazemos um acesso rápido no primeiro resultado do Google, o que torna totamente desagradável a primeira impressão em sites com muito anúncio e nada como protestar contra isso mexendo no bolso dos responsáveis.

Para mim, um ótimo exemplo de como ganhar dinheiro com Ads sem atrapalhar a experiência do usuário é o dolarhoje.com, em que apesar deles terem um grande espaço vazio para anunciar eles deixam apenas um bainer centralizado um pouco abaixo do objetivo principal do site(mostrar a cotação do Dólar), além disso conforme você roda a pagína consegue observar que o padrão se repete, minimalista e objetivo, por conta disso é uma das poucas excessões que deixo com o Adblock sempre desativado.

1

Pra mim ficou inviavel, não usar um adblock. É muito lixo aparecendo na minha tela do nada, o yuotube mesmo ficou intragavel. Já teve video que eu cheguei a ver umas 6 propagandas, e era um saco ter que parar e ir lá dar um press continue, fora que tem propagandas que são OBRIGATORIAS, ai que enche os saco mesmo. O canais que acompanho eu faço algum tipo de contribuição, seja pelos membros, doação ou comprar algo com link de afiliado.

1

Eu acredito que usar AdBlocks sem um motivo justo é no mínimo uma falta de respeito 😂, existem muitos serviços que abusam na exibição de anúncios e muitos desses serviços são ilegais, as pessoas nem deveriam estar acessando esse tipo de serviço, agora para casos em que o serviço seja legal e mesmo assim tem anúncios que dão uma experiência ruim para o usuário, nessa situação eu acho válido usar AdBlock e é claro relatar o problema para quem está prestando o serviço. As pessoas devem compreender que muitos serviços dependem da renda dos anúncios para oferecer o serviço gratuitamente, sobre a questão da coleta de dados dos usuários eu concordo desde que não sejam coletados dados que ferem a privacidade, eu apoio essa coleta de dados pois ela ajuda na performance dos anúncios, fazendo com que as pessoas vejam anúncios que fazem mais sentindo pra elas, imagina você anunciar um produto e o anúncio dele ser exibido pra pessoas que não tem nada a ver com a paçoca? 🤣

Eu apoio um sistema onde todos ganham, mesmo que haja pessoas que abusam do sistema para benefício próprio eu acredito que haja pessoas que tentam entregar o melhor, então devemos tomar cuidado com decisões radicais que podem prejudicar as pessoas erradas.

1

É tão fácil criar um script "anti-adblock", se o youtube não fez isso até hoje é pq o adblock não está incomodando a plataforma de verdade.

Quanto aos Youtubers, uma verdade é que a maioria ganha dinheiro mesmo de outras formas (como fazendo anuncios dentro do vídeo, que é impossível o adblock detectar, e o máximo q a gente pode fazer é pular aquela parte do vídeo), quem depende de Adsense está fadado a ir de Americanas.com em breve.