Discussão moral sobre AdBlocks
AdBlocks: Ética VS Confidencialismo
Achei importante levantar essa questão depois que vi funções em alguns navegadores como o OperaGX que trazem de forma embutida a funcionalidade de bloqueadores de anúncios, e ainda por cima com elas ativadas por padrão.
Gostaria de saber mais sobre porque pensei que o tema pudesse dividir bastante as opiniões. No caso do YouTube por exemplo, é um serviço oferecido de forma gratuita com a condição dos usuários assistirem anúncios obrigatórios - logo, é uma norma para utilização da aplicação. Seria antético/ilegal burlar tal sistema? Deveriam as empresas proprietárias de tais navegadores serem indiciadas judicialmente? Deve ser explícito que tanto a plataforma quanto os produtores de conteúdo são monetizados por anúncios assistidos, o que é fortemente impactado pelos AdBlocks.
Olhando pelo lado do usuário, por muitas vezes estão fornecendo dados quase que "implicitamente" para BigTechs como a Google, como trabalhadores que não são pagos. BigTechs as quais fazem estratégias ardilosas para conseguirem esses dados a qualquer custo (como o próprio Felipe mostrou no vídeo do subdomínio do Gmail pedindo autorização para todo o ecossitema Google). Devem os usuários resistirem a tais artimanhas? Estão essas empresas agindo fora de seus direitos?