Executando verificação de segurança...
13

Problema de eficiência energetica Linux VS Windows [Mistério da Bateria]

Introdução

Quero começar este post com uma breve explicação do que está acontecendo. Caso desperte interesse, continue lendo...

Em resumo, meu notebook Dell G3 consegue ficar incríveis 2 minutos fora da tomada com o Windows, porém, com Linux, o mesmo atinge a marca de 1 hora e 30 minutos ou mais.

Este post contem alguns edits, pois sempre que descubro alguma coisa nova adiciono aqui.

Mais informações.

Tenho esse notebook há mais de 2 anos, e grande parte do tempo eu utilizei o Windows, principalmente por conta de alguns games. No entanto, logo percebi que o notebook não estava ficando muito tempo fora da tomada como antes. Isso é completamente normal, pois faz parte da química da bateria, que naturalmente se desgasta com o tempo.

Início dos problemas.

Chegou um momento em que eu desplugava da tomada e conseguia contar regressivamente de 100% a 0%; a bateria não aguentava 2 minutos fora da tomada!

Isso aconteceu logo no tempo em que eu estava buscando uma distro que mais se encaixasse nos meus objetivos, que incluíam jogar sem precisar configurar uma porrada de coisas, e trabalhar utilizando as ferramentas mais populares do Linux.

Mudança de sistemas

Como eu trabalho com desenvolvimento, sempre quis poder utilizar dos 2 mundos sem fazer dualboot, e como eu tenho a licença do Windows, isso me permitiu testar vários sistemas até achar o que mais se adequasse minha realidade, "Jogar e Programar".

Lista de sistemas utilizados

  • Windows (10 e 11);
  • Distros Linux (PopOS, Ubuntu, Arch, Debian);
  • Hackintosh (Big Sur e Catalina);

Escolha da Distro perfeita

PopOS foi a distro que mais utilizei por conta da facilidade em utilizar a GPU dedicada na NVidia do notebook GTX 1650. Com ela eu podia utilizar as ferramentas do Linux e jogar meus jogos favoritos (Incluindo LOL). Sem me preocupar em configurar drivers da GPU.

Problema "Resolvido"

Comecei a utilizar a distro Linux, e pasmem, meu notebook parecia que tinha acabado de sair da caixa em termos de eficiência energética, passava 2 horas e meia fora da tomada. Quando eu tinha um uso mais pesado esse tempo caía para 1 hora e 30 minutos. Passei 1 e 2 meses, utilizando PopOS. Recentemente tive que voltar para o Windows, mas fiquei super preocupado pois tinha a questão da bateria, mas como era algo que eu necessitava, então assim fiz, reinstalei o Windows...

Nada fora do comum...

Assim que comecei a utilizar o sistema o primeiro teste que eu fiz foi da bateria, e por incrível que pareça, ela estava demorando 1 hora e meia fora da tomada, mesmo com uso básico, alguns programinhas abertos. E isso me surpreendeu, fiquei contente. Porém, existe um ditado que diz: "Alegria de pobre dura pouco", o problema da bateria voltou...

Voltamos com o problema.

Com 2 meses utilizando o Windows novamente, o problema da bateria volta com tudo. Não foi do dia para a noite, ao longo desses 60 dias, a bateria começou a durar menos cada dia, e eu simplesmente não sabia o que fazer, achei que tinha pego algum vírus que fazia rodar programas em background, não é possível e foi aí que tive a ideia de formatar o computador e limpar tudo 100%.

Quando terminei a instalação do Windows, o problema tinha ido embora, voltamos para o estado em que o notebook durava 1h40m. Utilizei por mais 1 mês e meio, porém com um puta antivírus instalado, sempre tomando 100 de cuidados, não instalei nada além das minhas ferramentas de trabalho:

  • SDK JAVA;
  • SDK .NET, C#;
  • Golang;
  • NodeJS;
  • Visual Studio;
  • VSCode;
  • Chrome;

Nesse tempo tinha até parado de jogar, porém com 1 mês e meio utilizando normalmente, o problema da bateria volta. Não é possível passar 10 minutos fora da tomada, fiz dualboot, e pasmem novamente, o notebook voltou a ficar 2 horas fora da tomada quando eu estou no Linux, mesmo jogando e fazendo tarefas mais pesadas, ele não passa menos de 1h, já com o Windows, ele não dura 10 minutos menos sem nada aberto...

Meus pensamentos e Comentários de Amigos

"Pode ser a bateria que tem que ser trocada"

Então você acha que eu preciso de uma bateria nova só para o Windows? pois como eu falei com o Linux a bateria funciona como quase nova.

"O Linux tem menos processo, logo demora mais"

Certo, mas por que quando eu formato o computador ele volta e passa de 1 a 2 meses sem dar o problema da bateria?

"Os programas são mais otimizados?"

No Linux - Joguei uma partida de LOL com tudo no Máximo, taxa de atualização do meu notebook é de 120Hz, isso tudo fora da tomada, com fone bluetooth, discord aberto etc., a partida durou 42 minutos, e no final eu ainda tinha 28% de bateria.

No Windows, meu notebook DESLIGOU antes mesmo de encontrar uma partida, e eu não estou nem brincando kkk.

"São programas em background"

Eu removi todos os programas que são inicializados com o Windows, eu rodei o comando para parar o WSL assim que iniciou o sistema, só para garantir que não estava rodando, abaixei o brilho do monitor, coloquei em modo economia de energia. O uso da CPU ficava de 3% a 6%, a memória RAM ficava em torno de 20% a 30%. Eu utilizo um SSD M.2 NVme.

Não tinha quase nada aberto, e mesmo assim, antes de chegar a 1 minuto a bateria já estava em 40%.


Conclusão

Eu simplesmente não sei o que fazer, estou no penúltimo semestre de Ciência da Computação. Mostrei para meus professores, levei em assistências, e ninguém soube resolver, pesquisei bastante, em alguns fóruns achei que o Windows barra o carregamento, achei meio ridículo, mas não tem outro ponto de vista, chegaram até abrir um tópico no suporte da Microsoft sobre, mas os caras dizem que é a bateria desgastada.

Eu não troquei a bateria e nem vou trocar, já que sei que não faz sentido, não depois de todos esses testes e entre outros milhares que fiz.

Atualizações sobre o problema.

Recomendações

Alguns colegas aqui no forum, @Ulysses e @pedromclaro me recomendaram utilizar alguns softwares de monitoramento.

Mais sobre o problema.

O que eu pude perceber a principio é que minha bateria realmente se foi, pois os softwares indicam que a mesma só está em 25% da sua capacidade total. Motrarei imagens mais a frente!

Como esperado, o simples fato de remover o carregador do notebook fez a bateria cair de 100% pra 95% e continuou caindo. Contudo ainda continua não fazendo sentido, pois como uma bateria que está fisicamente desgastada, só consegue gerar energia para um SO por mizeros 20 minutos, porém quando eu formato, ele volta com 2 horas de carga? ou quando eu mudo de sistema como eu relatei no inicio do post.

Eu acredito que seja algum tipo de bug ou mal funcionamento, pois não consigo pensar em outra opção, pq se a bateria estivesse desgastada em ambos os sistemas, se a diferença de tempo não fosse tão discrepante, eu realmente acharia que era a bateria.

Battery Info

BatteryInfo

AIDA64

AIDA64

Carregando publicação patrocinada...
5

Que problemão em mãos!

Pelo que você expôs - Windows idle enquanto a bateria ia pro espaço, instalação nova do Windows restaurou a autonomia da bateria, etc - eu só consigo pensar em bug do Windows ‍️‍🤷🏻‍♂️.

O SO gerencia a saúde da bateria com diversas informações, incluindo voltagem, ciclo de carga, temperatura, etc. Se com todas essas variáveis o Windows assumir que sua bateria está ruim, ele vai assumir que a carga está baixa. Daí sua bateria vai de 100% a 0% em 2 minutos, por exemplo.

O Android (pelo menos até o Nexus) gerencia a saúde da bateria em um arquivo. Quando eu tive problema de bateria no Nexus, encontrei no fórum XDA um arquivo de sistema que basicamente informava ao SO a saúde da bateria. Esse arquivo era sempre atualizado pelo Android.

O fato é que o SO guarda informação sobre a bateria, como a capacidade atual total, por exemplo. Então se para uma bateria nova de celular de 4000mAh significa 100%, depois de 2 anos, esse valor vai cair para 3500mAh, 3000mAh, e isso é atualizado nesse arquivo.

A única pista da saúde da bateria para o SO está nesses arquivos. Como você disse, quando você faz uma instalação nova do Windows, a capacidade da sua bateria volta ao normal, o que faz sentido no seu caso. Com o tempo, por bug ou mal gerenciamento do próprio Windows, essa informação se desatualiza e o SO assume que você está com uma bateria ruim.

O Windows gera relatórios da saúde da sua bateria, mas tá na cara que não dá pra confiar nesses reports. Uma alternativa são programas que você pode acompanhar o real desempenho da sua bateria (como capacidade em mWh e voltagem). O Battery Info View parece ser uma boa opção.


Enfim amigo, boa sorte na investigação e esperamos novidades. Espero ter jogado alguma luz no problema e no que puder ajudar mais, conte comigo.

1

Realmente, os relatórios que são gerados do windows não são confiaveis, não no meu caso... Eu vou testar esse software que você me recomendou e trago atualiações assim que possível. Muito obrigado pela ajuda!

1
3

Boa noite amigo!!! Diante do seu relato, gostaria de compartilhar com você um fato que notei também no meu notebook... Comprei meu primeiro notebook recentemente com o SO Linux por conta de ser um pouco mais barato, pois tambem faço faculdadede TI e um notebook iria me ajudar muito, dois dias depois que ele chegou formatei ele para por Windows 11 e também percebi uma enorme diferença negativa na duração da bateria, pois, enquanto o notebook estava com SO Linux instalado a duração da bateria com 100% de carga ficava em 7h e 30 min e depois que instalei o Windows a duração da bateria com os mesmos 100% de carga fica em torno de 5 horas.

2

Consegue me dar as especificações do notebook?

Como está a questão dos drivers?

No Windows, meu notebook DESLIGOU antes mesmo de encontrar uma partida, e eu não estou nem brincando kkk.

Mas desligou por conta da bateria né? Quando o ligou novamente ele ainda tinha bateria?

Tente monitorar o consumo energético pelo HW Monitor: https://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html

Você também pode usar o Aida64 Extreme: https://www.aida64.com/downloads

E verifique se não há nada incomum nos testes.

1

As especificações do meu notebook são as seguintes:

  • Notebook Dell G3
  • Intel(R) Core(TM) i5-10300H CPU @ 2.50GHz 2.50 GHz
  • RAM 8,00 GB
  • SSD NVMe M.2 512GB
  • SSD Sata 120GB
  • Placa de vídeo Nvidia GTX 1650 4GB
  • Taxa de atualizaçao da tela de 120Hz
  • Bateria de 51.004 mWh

Sim quando eu eu falei que ele desligou, foi por conta da bateria. E quanto tentei ligar apareceu a mensagem de bateria baixa, cliquei em continuar e quando ligou estava com 3% de bateria. Obrigado por tentar ajudar, vou da uma olhada nos softwares que você me recomendou, mas sinceramente já perdi as esperanças kk.

1
2

Acabei de ver! Olha, tente somente mais uma coisa:

No Aida64 Extreme você consegue fazer um teste de estresse, tique todos os componentes possíveis, inicie o teste e abra o HW Monitor ao lado.

Enquanto o teste estiver rodando, verifique o consumo de cada componente pelo HW Monitor, e compare com o que cada um deveria consumir.

Exemplo, seu processador deve ficar consumindo no teste 45W...

Um problema esquisito que está tendo viu...

2
1

Fiquei curioso com esse problema, e já tive algo semelhante por aqui. Mas me diga: quando a bateria "acaba" no Windows, você realmente não consegue mais ligar o PC?

Como teste, você poderia deixar a bateria acabar no Windows, e tentar um boot em USB com Linux, pra ver se ela realmente zerou. E também fazer o contrário: deixar carregando no Linux (pelo boot em USB), e depois bootar o Windows e ver se ele desliga em alguns minutos.

Afinal, por tudo que você descreveu, o problema parece ser em software.

2

Fiquei curioso com esse problema, e já tive algo semelhante por aqui. Mas me diga: quando a bateria "acaba" no Windows, você realmente não consegue mais ligar o PC?

Sim, quando descarrega e ele desliga, eu tenho que plugar o cabo, caso não faça aparece uma mensagem informando que a bateria está baixa.

Você poderia deixar a bateria acabar no Windows, e tentar um boot em USB com Linux, pra ver se ela realmente zerou.

Eu já fiz isso quando eu usava dualboot e o resultado foi o seguinte:

Quando descarrega no windows, e dou um boot no linux, aparece descarregada. Quando eu deixo mais ou menos na metade e deligo, pra dar um boot no linux, ela aparece também na metade, uns 6% a mais geralmente.

Quando ela descareega no linux, e eu dou um boot no windows, também consta como descarregada, porém se eu deixar na metade, desligar e dar um boot no windows, ela aparece em 15% bem a baixo da metade.