Relação entre saúde mental em casa/relacionamento e desempenho no trabalho.
Olá, eu me chamo Gabriel e gostaria de conhecer mais sobre o tema descrito no título. Passei por uma situação bem incomoda nesses ultimos meses e gostaria de saber de mais histórias.
Como o AntoniodeNardin me sugeriu. Vou contar um pouco do que aconteceu comigo.
Ano passado, quando "acabou" a pandemia, eu consegui meu primeiro "estágio" como desenvolvedor, eu coloque entre aspas pois eu tinha que desenvolver novos sistemas para clientes e dar manutenção em sistemas legados.
Eu era super produtivo, dormia pouco, chegava cedo e saia tarde. Assim que chegava em casa, estudava ou saia para alguma festa da faculdade. Sempre com os projetos da empresa em dia. Comecei a pegar freelances para complementar a renda, mas mesmo assim nada que eu não pudesse dar conta.
Até que em uma festa conheci a mulher que viria se tornar minha namorada dali a alguns meses e com isso eu reduzi um pouco minha carga, não pegava mais freela, mal consegui entregar um que tinha pego e mantinha todo meu esforço na carga horária de trabalho normal, nesse ponto eu já havia sido efetivado e tinha 6 meses de casa.
Após alguns meses de namoro, tivemos algumas discussões e com isso, veio a baixa produtividade total, eu não conseguia codar nenhuma linha de código, por mais que tudo estivesse em dia, eu recebia feedbacks do tipo "poxa, antes você me demorava 2 dias, agora precisa de 2 semanas" ou então "nós temos tempo o sulficiente, mas você não é mais o mesmo". Passei a ficar muitos e muitos dias de home, com crises de ansiedade e ataques de pânico e fazia de tudo para concertar o relacionamento, mas sempre com esforço em vão.
E isso perdurou por aproximadamente 6 meses. Até que o relacionamento chegou ao fim e estou passando pela fase do desapego, de observar as coisas melhor e perceber o quanto isso me afetou. Eu estou voltando a minha rotina de antes, da forma mais saúdavel o possível, mas mesmo assim ainda passo por casos de só não conseguir fazer, não é não saber ou não querer. É apenas, não conseguir fazer.
Minhas responsábilidades para com a empresa estão cada vez maiores, os aplicativos que tenho que desenvolver ou os sistemas que dou manutenção, não apresentam desafio, mas o desejo pela área, a vontade do trabalho, todo o impeto que eu tinha antes, não tem mais. Acreditei que caso eu me ocupasse de trabalho novamente, isso melhoraria, mas não, não mudou nada.
Bom, esse é um resumo bem resumo do que aconteceu comigo. Se puderem compartilhar histórias e como vocês fizeram para passar por esse momento, eu serei muito grato. Eu estou em tratamento psicológico para que eu tenha um auto conhecimento também e penso em iniciar esportes para uma possível melhora. Obrigado por todos que leram e que irão contribuir. Fiquem com Deus.