Executando verificação de segurança...
2

Relação entre saúde mental em casa/relacionamento e desempenho no trabalho.

Olá, eu me chamo Gabriel e gostaria de conhecer mais sobre o tema descrito no título. Passei por uma situação bem incomoda nesses ultimos meses e gostaria de saber de mais histórias.

Como o AntoniodeNardin me sugeriu. Vou contar um pouco do que aconteceu comigo.

Ano passado, quando "acabou" a pandemia, eu consegui meu primeiro "estágio" como desenvolvedor, eu coloque entre aspas pois eu tinha que desenvolver novos sistemas para clientes e dar manutenção em sistemas legados.
Eu era super produtivo, dormia pouco, chegava cedo e saia tarde. Assim que chegava em casa, estudava ou saia para alguma festa da faculdade. Sempre com os projetos da empresa em dia. Comecei a pegar freelances para complementar a renda, mas mesmo assim nada que eu não pudesse dar conta.
Até que em uma festa conheci a mulher que viria se tornar minha namorada dali a alguns meses e com isso eu reduzi um pouco minha carga, não pegava mais freela, mal consegui entregar um que tinha pego e mantinha todo meu esforço na carga horária de trabalho normal, nesse ponto eu já havia sido efetivado e tinha 6 meses de casa.
Após alguns meses de namoro, tivemos algumas discussões e com isso, veio a baixa produtividade total, eu não conseguia codar nenhuma linha de código, por mais que tudo estivesse em dia, eu recebia feedbacks do tipo "poxa, antes você me demorava 2 dias, agora precisa de 2 semanas" ou então "nós temos tempo o sulficiente, mas você não é mais o mesmo". Passei a ficar muitos e muitos dias de home, com crises de ansiedade e ataques de pânico e fazia de tudo para concertar o relacionamento, mas sempre com esforço em vão.
E isso perdurou por aproximadamente 6 meses. Até que o relacionamento chegou ao fim e estou passando pela fase do desapego, de observar as coisas melhor e perceber o quanto isso me afetou. Eu estou voltando a minha rotina de antes, da forma mais saúdavel o possível, mas mesmo assim ainda passo por casos de só não conseguir fazer, não é não saber ou não querer. É apenas, não conseguir fazer.
Minhas responsábilidades para com a empresa estão cada vez maiores, os aplicativos que tenho que desenvolver ou os sistemas que dou manutenção, não apresentam desafio, mas o desejo pela área, a vontade do trabalho, todo o impeto que eu tinha antes, não tem mais. Acreditei que caso eu me ocupasse de trabalho novamente, isso melhoraria, mas não, não mudou nada.
Bom, esse é um resumo bem resumo do que aconteceu comigo. Se puderem compartilhar histórias e como vocês fizeram para passar por esse momento, eu serei muito grato. Eu estou em tratamento psicológico para que eu tenha um auto conhecimento também e penso em iniciar esportes para uma possível melhora. Obrigado por todos que leram e que irão contribuir. Fiquem com Deus.

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu não vou fazer um relato porque não gosto muito de falar de vida pessoal publicamente, mas isso é algo que todos passam de alguma forma.

Cada um com seus problemas, com seu jeito, com a forma de lidar com o que acontece, com suas dificuldades e limitações, com suas vantagens e sua história, mas todo mundo tem dificuldade para equilibrar bem as coisas. Em algum momento algo vai sofrer. Geralmente em algum momento vai ficar bom.

Quando está difícil a solução é procurar ajuda profissional, não pode deixar isso de lado. Não estou dizendo que é ocaso agora, mas é algo para sempre considerar.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Prazer Gabriel, se possivel descreve a situação no seu post, pode fazer as pessoas se indetificarem e contarem as delas tambem, gostei da ideia mas ficou meio vago talvez com a sua história fique mais claro.
Sobre o tema acho que relacionamento tanto familiar como amoroso afetam e muito o desempenho no trabalho, como em tudo no geral. Afinal de contas não somos robos, por mais que pareça as vezes nessa area, temos que buscar um equilibrio entre trabalho e vida pessoal/lazer

1
1

Eu diria para você começar a criar uma atividade nova para seu tempo livre. Por exemplo pode começar fazer um esporte ou algo assim, além de conseguir fazer novos amigos é bom para desestressar, melhorar saúde física e mental. Com o tempo você vai acabr se sentindo motivado de novo.

Sobre o trabalho/programação, eu diria para você tentar mudad um pouco também, por exemplo no seu tempo livre em casa tente programar coisas diferentes. Talvez aprenda uma linguagem nova, explore coisas que você nunca mexeu. Isso é bom para matar aquele tédio e desânimo. Eu mesmo muitas vezes fico entediado rapidamente ainda mais com projetos legados ou que já não trazem tanto desafio ou invocação pra mim. Esse ano inclusive comecei aprender Rust e se torno minha lang favorita.
Também comecei a cuidar de um bonsai, voltei a jogar mais video game... etc...

Resumindo, tente buscar coisas novas para despertar aquela sensação de motivação e de progresso em algo.

Experimente por pelo menos 1 mês, criad novos hábitos e hobbies. Caso continue com dificuldade acho melhor procurar mesmo uma ajuda médica, você pode ter passado por um trauma ou algo assim que as vezes sozinho vai ser difícil superar.

1

Não somos maquinas por mais que possa parecer, é completamente normal sua vida pessoal afetar seu desempenho no trabalho entretanto, não deixe isso passar de um limite saudável. Eu mesmo apos me afastar de uma pessoa especial para mim perdi um pouco da vontade de codar, sabe tudo parecia meio vazio mas fui me encontrando novamente. Pra mim o segredo foi buscar as coisas que eu como indivíduo gostava de verdadade sabe, independentemente de qualquer outra pessoa.

Já passei por um desgaste com a programação que mal conseguia ver uma linha de código exclui todos canais de programação e deixei de seguir paginas de dev no insta, mas com o passar do tempo a vontade de programar voltou. Não se cobre tanto que logo o seu desempenho voltara a ser como antes ou até melhor e não negligencie a sua saude fisica ou psicologica, bote o sono em dia, é dificil manter o desempenho sem o descanso adequado, se cuida cara já passei por issso, mas você vai superar essa fase.