Executando verificação de segurança...
16

A grande falha do Tabnews que ninguém está falando!

Banner

Tenho lido os comentários e gostaria de contribuir com algumas de minhas próprias experiências e preocupações. Recentemente, descobri um padrão que está prejudicando meu desejo de interagir com o Tabnews.

Vejo que, atualmente, a plataforma não discrimina entre informações com diferentes graus de profundidade. Isso implica que uma postagem com apenas algumas palavras pode ser tratada da mesma maneira que um artigo longo e detalhado. Isso é algo que me deixa menos inclinado a ler ou fazer contribuições de conteúdo para o site. Olhando no Github#742 vi uma issue, aberta em setembro de 2022 onde a discussão sobre melhorias no sentido de "Categorização", infelizmente não se chegou a resolução alguma.

Então, essa semana, passei um dia inteiro criando um artigo específico sobre testes para demonstrar meu ponto de vista. Esforcei-me para adicionar recursos visuais de apoio, reformular frases para maior clareza e até mesmo oferecer exemplos úteis usando uma linguagem de programação pertinente. Apesar de todo esse trabalho, parece que meu artigo não teve o impacto desejado.

Para embasar os impactos de uma boa formatação nos artigos, cito um estudo onde fica claro que o tamanho da imagem é crucial para atrair e reter os leitores, conforme demonstrado no estudo científico intitulado "News photography for Facebook: effects of images on the visual behaviour of readers in three simulated newspaper formats" (O impacto do tamanho da imagem nas publicações de notícias do Facebook), publicado na revista Information Research em 2015.

Conclusão:
"O tamanho da imagem em uma publicação de notícias apresentada no
Facebook é extremamente importante para atrair e reter leitores. O valor científico do
estudo está na pesquisa do comportamento visual no consumo de notícias no Facebook".

Imagem é somente um atributo ao qual trago para ilustrar a importância de uma boa formação em uma notícia, artigo e post, etc.

notei que os artigos com títulos sensacionalistas e conteúdo escasso parecem ganhar popularidade. Para nós, que tentamos arduamente fornecer à comunidade conteúdo ricos e de alta qualidade, isso é desanimador.

Acredito que esse cenário pode ser melhorado com o uso de padrões mais rígidos para avaliar a profundidade e a densidade do material. Isso garantirá que as postagens mais elaboradas recebam a atenção devida e, ao mesmo tempo, incentivará a criação de conteúdo de alta qualidade.

Sei que existe a issue para discurssao, mas para ficar registrado aqui, venho com algumas ideias de melhorias:

  • O autor é obrigado a criar pelo menos uma palavra-chave para sua publicação.
  • Fica Obrigatório o uso de tag no título da publicação exemplo [Sugestão], [Tutorial], [Dúvida], etc.
  • Criação de abas na página inicial do TabNews com categorização por tag ou por tecnologia.

Agradeço por levar em conta meu ponto de vista. Estou animado para continuar retribuindo a esse grupo de pessoas e espero que todos nós possamos ter uma experiência melhor com a Tabnews trabalhando juntos.

Carregando publicação patrocinada...
8

Estagiario muito obrigado por essa publicação e por levantar estes pontos 🤝 Sempre fico muito feliz quando isso acontece, pois mostra que você está protegendo e querendo deixar o TabNews melhor, então novamente, muito obrigado por isso 💪

Aproveito para perguntar, na sua avaliação e usando os pontos destacados, o que acha deste site: Hacker News

O Hacker News é um dos maiores sites de tecnologia do mundo e o TabNews foi inspirado nele, onde aqui na verdade é uma mistura de Hacker News + GitHub + Reddit eu diria.

E pelo que noto, a estratégia é deixar a publicação ser feita do jeito mais simples possível e a comunidade elenca o que é relevante ou não. Há um algoritmo envolvido, mas ele é global, ao invés de individual.

De qualquer forma, esta relevância se altera ao longo do tempo, mesmo para o exato mesmo assunto. Se você fizer uma publicação no dia X e a exata mesma publicação no dia Y, há uma chance destas duas publicações terem resultados diferentes dado que o "tempo" ao redor delas mudou. E na minha visão, não vai ser uma imagem, tag ou categorização que irá influenciar ao ponto de virar o jogo.

E se minha visão estiver certa, aí o saldo desta operação pode ficar negativo, pois tudo é um trade off, você ganha de um lado e perde do outro, e se você não está ganhando de um lado, você pode estar duplamente perdendo. Digo isso, pois impor regras para publicação irá reduzir a quantidade de publicações e isto pode ser fatal para o estágio inicial de ganhar tração na internet.

E sobre este ponto em específico:

Voltando a minha percepção sobre o TabNews, observei que artigos com títulos sensacionalistas e conteúdo escasso parecem e ganhão popularidade. Para nós, que tentamos arduamente fornecer à comunidade conteúdo ricos e de alta qualidade, isso é desanimador.

Nem sempre, mas quanto mais você estudar a respeito, vai entender que isso não é uma característica do TabNews, é do ser humano. E aqui cabe até uma autoavaliação de quem estiver lendo esta frase, sobre qual o seu real comportamento nas redes sociais.

2

@filipedeschamps, fico feliz que tenha ficado satisfeito com minha postagem. Eu estava preocupada com a reação do público em geral, se seriam compreensivos ou se ficariam bravos. O parágrafo que escrevi deixou claro que se tratava apenas de minha opinião. Fiquei contente em ver que a conversa fluiu aqui.

Não é que eu não acredite em você, mas você me ofereceu um exemplo de sucesso que apoia e reforça o formato atual do TabNews (Hacker News). (Não é que você precise provar algo para mim 😅, você conseguiu convencer o meu eu que existe dentro da minha cabeça.)

E obrigado por reconhecer esse ponto de vista, é defendido por muitas pessoas aqui, isso demonstra que o TabNews não está sendo negligenciado, pelo menos na minha opinião.

1
1

acredito que o modelo do TabNews seria melhor se o modelo de avaliação fosse independente de comentarios e postagens (entendo a visão a respeito disso, mas talvez desse para mante-la usando uma quantidade bonus diaria ou algo assim). Pois há pessoas como eu que estão disposta a aprender sobre um assunto e não tem conhecimento o suficiente para falar a respeito dele. Fazendo assim com que esses leitores nunca possam avaliar a qualidade da publicação...

2

Pois há pessoas como eu que estão disposta a aprender sobre um assunto e não tem conhecimento o suficiente para falar a respeito dele. Fazendo assim com que esses leitores nunca possam avaliar a qualidade da publicação...

Erick, obrigado por participar com sua sugestão 🤝 Mas peço que dê a chance de revisitar se esta é a única postura ou opção que existe, pois um dos melhores momentos para falar sobre algo é enquanto você está aprendendo. Este é o momento que você mais se lembra das dores que está sendo aprender algo novo. Depois que você aprende, você se esquece quais partes foram as mais difíceis.

Então ao invés de, neste estágio, se colocar na postura de "só ensinar", se coloque na postura de "gostaria de revisar o que aprendi". Faça uma publicação e deixe claro que você está compartilhando o que você aprendeu e pedindo o retorno de alguém para validar se aquilo que você escreveu está certo ou não. E quando fizer isso, duas coisas podem acontecer:

  1. Sua publicação será ignorada, mas você aprendeu mais sobre o assunto por ter se arriscado a escrever sobre ele.
  2. Sua publicação não será ignorada, e você aprendeu mais sobre o assunto por ter se arriscado a escrever sobre ele e ainda ter recebido algum retorno.

Em ambos os casos você sai vencendo.

1

filipedeschamps Eu acho que esse ponto das publicações sensacionalistas é algo meio impossível de evitar. Já que a proposta desse site é teoricamente um utopia. Eu acho que podemos chegar perto de um lugar limpo e sem posts como esses ou discordâncias muito grandes. Mas não acredito que é possível que esses posts não existam.

Eu incentivo a continuarem fazer conteúdos de alta qualidade e acho que é muito importante. Não se desanime com esses detalhes. Pessoas boas só conversam com pessoas boas, pessoas más convensam com pessoas más. Uma forma de diminuir a popularidade desses posts ruins seria recomendar posts maiores e com mais imagens ao invés dos 2 parágrafos que 60% das pessoas postam.

3

Seria interessante avaliar se o problema é causado pela plataforma em si ou pelos usuários. Uma coisa que já se percebe é que temos muitos usuários iniciantes na área e por isso determinados assuntos razos e ou básicos acabam gerando muito engajamento. A cada semana temos pelo menos uma postagem falando de primeira vaga, tutorial de como fazer o melhor currículo e afins. Mesmo sendo um assunto repetitivo sempre gera bastantes comentários ou tabcoins.

Talvez esse tipo de problema pudesse ser resolvido com um sistema parecido com o do Stack Overflow que mostra possíveis perguntas iguais a que você está fazendo. Esse tipo de ação iria eliminar a maioria absoluta de postagens do tipo "barra de busca" ou "por que o Tabnews não tem tal coisa", pois são assuntos já respondidos em várias oportunidades. É quase automático que cada vez que uma postagem pedindo barra de busca surge, o usuário kht publica uma lista gigantesca de postagens exatamente iguais. Ou seja, esse problema é de certa forma causado pela própria plataforma.

Já quando pensamos em conteúdos pouco pesquisados e até mesmo rasos é o completo oposto. Para termos melhores conteúdos precisamos de melhores usuários, já que a proposta do site é dar voz para todos, não apenas para os melhores. Se tiver a oportunidade de ver como eram as postagens do Tabnews próximo do lançamento oficial verá como o conteúdo naquela época era levemente de mais qualidade e mais pesquisado, pois ainda não tinha nenhuma interferência do grande público.

Conteúdo bom ou ruim é subjetivo, o que pra mim é bom pode não ser para você e vice versa, ou daqui a algumas semanas determinado conteúdo possa já não ser tão bom assim para mim. Como são os usuários que avaliam o que é relevante ou não, caímos na situação onde se a maioria acha que conteúdos sobre IA são realmente relevantes, teremos muitos conteúdos sobre IA logo em seguida, um fenômeno que vemos acontecer desde o lançamento do ChatGPT. Como a maioria dos usuários aparenta ser iniciante, conteúdos voltados para eles serão melhor avaliados e assim teremos conteúdos não tão completos, pesquisados e relevantes para quem não é tão iniciante.

Essa discução é algo realmente que pode nunca acabar, pois é tudo muito subjetivo. Depende muito dos próprios usuários e isso a plataforma não controla. Tem dias que eu não consigo ler nenhum artigo do Tabnews, pois não acho nada interessante. Dentro disso cabe muitos conteúdos realmente bons para outras pessoas e não tem nenhum problema nisso, mas é algo que acontesse com todo mundo. E é a média dessas percepções vai definir o que mais teremos no site.

2

Essa coisa da pesquisa é muito simples. Coloca uma lupa, um textbox, a pessoa digita lá e manda para o Google. Pronto, ninguém mais reclama de falta de busca, e dá um resultado bom sem trabalho e custo. Se um dia quiser ter mais controle, é fácil mudar, apesar do trabalho de implementar.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Bom ponto de vista, também estive observando e notei que existem muitas publicações com conteúdos de valor concreto que agregam muito e deveriam ter mais visibilidade, porém, acaba passando rápido e não tem tanta "relevância", vamos dizer assim, e poucos a veem.

No aplicativo do TabNews já está disponível uma barra de pesquisa, não sei quando isso virá ao navegador, mas seria interessante se possível uma pesquisa por termos, isso ajudaria quem publica e quem procura.

Há muitas publicações que, sendo sincero, são coisas que podem ser encontradas com uma pesquisa de 1 minuto no Google, no YouTube. Questões simples feitas para encontrar respostas e soluções rápidas, que de certa forma, muitas são repetidas e não agregam tanto como outras publicações podem agregar. Todas publicações são válidas, e todos tem o direito de publicar, claro, mas tem algumas que mereciam mais destaque, entende?

2

Me parece que seu desejo é que o TabNews se torne algo entre o DEV.to e o GUJ.

Se for isso mesmo, eu acho que DEV.to e o GUJ já existem, precisamos de mais um com o mesmo formato?

Não estou dizendo que o TabNews não precise evoluir, mas será que precisa ser no mesmo sentido do que já existe? Não seria a oportunidade de criar algo diferente que seja legal da mesma forma?


Fica Obrigatório o uso de tag no título da publicação exemplo [Sugestão], [Tutorial], [Dúvida], etc.

Acho que esse tipo de coisa não precisa ser obrigatório, muitos já fazem, nos seus posts por exemplo eu colocaria como [ARTIGO] ou [BLOG POST]

2

Sobre as suas ideias de melhorias, eu e outros já sugerimos coisas parecidas em várias issues do GitHub. Uma das minhas ideias, por exemplo, é ter tags de fato: não [Assim] no título, mas etiquetas mesmo (mais ou menos como no Stack Overflow ou GUJ).

E aí poderíamos construir filtros customizados ("posts com as tags A e B"), e talvez ter abas que só exibam os posts de determinado filtro. Aí cada um filtra os posts como quiser, e eles ficam melhor categorizados. Isso ajudaria também na barra de busca (se um dia for implementada), imagine quando pudermos buscar, por exemplo, todos os artigos de JavaScript (bastaria incluir as tags [artigo] e [javascript]), publicados em 2023, com pontuação acima de 3 e pelo menos 2 comentários. Diminuiria a quantidade de posts duplicados, além de dar mais visibilidade a conteúdos antigos (que hoje somem depois de uns dias).

Quanto ao conteúdo em si, realmente não sei se há muito o que fazer. Pelo que percebo, a maioria da audiência do site é de pessoas que estão começando - ou ainda nem começaram - na área. Não que isso seja ruim ou bom, é apenas uma constatação. Então os posts que fazem mais "sucesso" serão os que conversam com a realidade dessa maioria. Por isso que todo dia tem algum post do tipo "Devo fazer faculdade?", "Como progredir nos estudos?", "Onde tem mais vagas?" e coisas parecidas.

E assim como vc, também escrevi alguns posts mais técnicos e detalhados, sobre assuntos que fogem um pouco do arroz com feijão, mas nem de longe tem o mesmo sucesso das discussões já citadas - tanto em votos, quanto em comentários. No fim, o que faz sucesso será ditado pela maioria, é assim em qualquer site, não tem porque achar que aqui será diferente.

2

Eu entendo e partilho das suas preocupações, contudo, acredito que haja vários fatores envolvidos.

O que está ocasionando os títulos sensacionalistas e o envolvimento das pessoas nesses assuntos? Acredito que seja semelhante ao que ocorre em outras plataformas, como sites de notícias, Instagram e assim por diante. Inclusive em sites técnicos, que estabelecem algumas diretrizes, encontramos artigos com títulos chamativos. Penso que isso faça parte do jogo.

Nas plataformas online, o objetivo primordial é atrair a atenção do público e gerar interações, e isso acaba sendo impulsionado por títulos chamativos e conteúdos impactantes. Infelizmente, muitas vezes essa abordagem sensacionalista prevalece sobre a qualidade e a precisão das informações compartilhadas.

Acredito que restringir excessivamente a forma como as coisas são escritas no TabNews possa dificultar o interesse das pessoas em contribuir. Nós mesmos somos responsáveis por tornar o conteúdo relevante ou não. O formato atual é benéfico para todos aqueles que têm interesse em ler e contribuir. Portanto, considero que cabe a cada um de nós avaliar o que consideramos relevante ou não.

2

Muito bom seu questionamento, lendo seu artigo me veio outra questão referente ao Tabnews: PORQUE NÃO TEM CAIXA DE PESQUISA?
Hoje mesmo pela manhã, estava com um problema e pensei que no tabnews iria encontrar a resposta. Pensei logo em pesquisar por aqui, mas não existe como fazer uma pesquisa ou filtro sobre algum assunto específico.
Sendo assim, o tabnews se tornaria um ótimo "buscador de soluções", assim como o famigerado Stakoverflow.

1
0
1

Acho válida sua sugestão, visto que realmente é bem difícil de diferir o assunto/temática do post. Tem posts que são praticamente uma informação curta, um parágrafo e um link, e tem outros que são realmente artigos bem estruturados.
Junto com a busca de posts por termo, esse é um recurso que julgo realmente necessário ao TabNews.

1

Se me permitem o comentário. Conheço o TabNews a pouco tempo e passei a acompanhar diariamente. Mas o formato me lembra muito os antigos fóruns. A diferença que não tem separação em tópicos, é tudo jogado de qualquer maneira.
Acredito que uma categorização daria uma boa organizada.

1

A ideia do tabnews pelo que pude entender é que os tabcoins fossem ditar o conteúdo do site mais pelo visto muitas pessoas não gostam de como o sistema está implementado. Eu sinceramente sou um novato na área e não me incomoda ver postagens repetidas o que me incomoda um pouco(não a ponto de negativar) é posts sem conteúdo algo como: o titulo, um pequeno resumo e um link. Acho que um sistema de blacklist de tags nos posts em que o usuário pudesse escolher quais tags não acha relevante já ajudariam, exemplo na postagem tem a tag:ajuda e a pessoa não queira ver conteúdos de outras pessoas pedindo ajuda sobre algo com essa tag adicionada na blacklist de tags essas postagens simplesmente não apareceriam na aba relevantes para ela (no caso elas ainda apareceriam na aba recentes) as tags poderiam ser dividias em linguagens, assunto, noticias, etc. Admais essa é so minha opinião deixe ai algum comentario de achar pertinente.

1

Eu observo que tem muita publicação boa com conteúdo especifico e cuidadosamente criado que simplesmente não aparece no mecanismo de busca. Confesso que nunca olhei o repositório do Tab News nugget Hub para ver a configuração do mecanismo de busca. Minha sugestão é que o mecanismo de busca de alguma forma tenha acesso a palavras e termos que estejam presentes em determinados textos. Isso facilitaria o uso do teb News como uma fonte de pesquisa. O que acontece é que muitas vezes o texto é bom mas o título não é, e concentrar o mecanismo de busca apenas no que está escrito no título limita bastante a possibilidade na descoberta de bons textos.

1

@filipelgc, o TabNews ainda não tem mecanismo de busca. Talvez você esteja usando alguma implementação da comunidade.

Se estiver usando algum App, com certeza é algo da comunidade, pois oficialmente o TabNews não tem versão mobile.

Especificamente para a busca, recomendamos usar o Google ou outros grandes indexadores, pois eles avaliam não apenas as palavras que você escreveu no campo de pesquisa, mas sim todo o contexto das publicações e inclusive o que o mecanismo já conhece sobre você para lhe dar o melhor resultado possível.

1

Ver alguns posts que são feitos aqui também me desanimam um pouco, eu acho que devemos melhorar o algoritmo de curadoria do que sobe pro destaque, talvez algo baseado em palavras chave que indiquem relevância do assunto.

1

Cara eu como iniciante na programaçao gostaria de ler muito mais em foruns de programaçao coisas sobre linguagens e eu tenho 16 tdah e dislexia por conta disso nao curto muito ler mas ler sobre coisas legais e intrigantes como programaçao ajudaria muito a galera que tem esse mesmo problema que eu e gosta de programaçao assim como eu enfim esse é só um ponto que gostaria de destacar só

mas eu acho muito interessante artigos sobre coisas que gosto e ficaria extremamente feliz se isso fosse aplicado no tabnews pois nos dias de hj é o lugar que mais me traz segurança na internet

vlw toda turma que mantem esse lugar vivo e com muitos conhecimentos que foram e vao ser passados

1

Meus 2 cents sobre o assunto.

Eu acho que a popularidade de um post poderia ser medida pela quantidade de up votes dos comentários também, dando assim mais profundidade e de certa forma analisando o conteúdo como um todo.

1

Vou dar uma opinião de quem começou agora, há uns poucos dias, e sem um background tecnológico. Sei que não sou o publico-alvo, mas me interessei por programação, estou estudando por conta própria e, navegando por aí cheguei ao TabNews.

Eu entendi perfeitamente a proposta do site e achei sensacional o modelo (tenho vontade de usar esse mesmo modelo para outros fins), mas acho difícil de encontrar alguns assuntos específicos. Usar o TabNews exige uma curva de aprendizado mais lenta justamente por usar um modelo pouco habitual.

Então, fica a questão, quantos % do publico do TabNews são novatos como eu? Quantos % são PRO's e estão mergulhados nesse universo há muito tempo? essas duas populações talvez tenham pouco interesse no seu artigo (pelo menos por enquanto, e estou bem curioso para encontrar e lê-lo). Estou estudando manipulação de dados com pandas e fiquei curioso se o @filipedeschamps liberaria pra gente um arquivo csv com essas informações.

Entendeu meu ponto? Não é que tenha algum problema com a plataforma ou com o seu artigo, mas talvez o grupo de pessoas que frequente essa plataforma AINDA não está madura o suficiente para aproveitar seus artigos bem feitos e de qualidade da maneira como eles merecem. Talvez ajudasse alguém se propor a fazer uma curadoria e postar um "Os melhores posts sobre o assunto x". Me ajudaria, com certeza.