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pensa assim, voce tem que explicar de forma didatica e direta, porem as pessoas não sabem nada, e o primeiro dia, voce começa explicando e começam a surgir os termos da programação, como explicaria esses termos que são partes da programação, frontend, mas pensa que a pessoa não programa, git, github, ux, devops.

desde ja eu te exclareço que o que eu to procurando são os metodos de entendimento, eu sou uma pessoa que ta começando agora na programação mas tenho 37 anos, com o meu conhecimento de vida, somente usar os termos enquanto eles aparecem não faz sentido, quando voce é adulto as coisas precisam ter mais sentido do que logica para voce comprar a ideia, ou para voce entender algo.
Quando pensamos em explicar ou em didatica, as pessoas tem metodos para ensinar algo ou para transmitir conhecimento, mas para mim, pelo meu inicio na programação, entendo que quase ninguem que esta ensinando tem a didatica correta para a programação, pois essa é uma nova didatica e esse é meu objetivo aqui, encontrar qual é a didatica correta para a programação.
Tenho outros topicos aqui todos voltados para isso.
Esse questionamento que estou fazendo é porque ja vi conhecimentos que começam a ser transmitidos dessa forma, atraves de uma palestra inicial, que vai introduzindo os conceitos mas de forma ludica e totalmente fora do contexto porem com a correlação perfeita, os exemplos certos para entender. Quais exemplos voce usaria em uma palestre que estivesse explicando sobre o mundo da programação?

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Relatando minha experiência como professor, eu sempre fiz isso. E tudo começa bem, os alunos adoram, entendem tudo, estão animados. Aí você precisa se aprofundar, precisa cobrar, precisa exigir que eles comecem gerar soluções, que pensem e criem coisas próprias, que entendam coisas que são complicadas para qualquer ser humano, porque programação é assim.

Então começa o desânimo porque não queriam aprender programar, queriam só ver o resultado. Não gostam daquilo, não conseguem ver valor em todo esforço, começam ver que não aprendem, e tudo degringola.

Não só não tenho solução, como ninca vi quem tem. O problema não está em quem ensina.

Vi uma forma de resolver isso causando outro problema. Isso é feito pelos TikTokers.

Ensina de forma muito rasa, só dando receitas de bolo para ela reproduzir. Isso funciona. Mas a pessoa não está aprendendo programar. Em algum momento outras ferramenta mais sofisticada que o ChatGPT poderá fazer o mesmo.

Fazer palestra introdutória é fácil, ensinar não é.

Você não consgue ensinar quem não quer um livro para se aprofundar. E depois outro, e mais outro. Que não entenda que precia até aprender o que não vai usar para evoluir.

Quem tiver a solução, eu quero.

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Esse é o ponto, agora eu escutei verdade!
Minha 'pesquisa' nesse topico é exatamente essa, pensa no seguinte, voce me disse ali, voce é professor, tudo que voce ve, é algo que voce na verdade percebe que ta acontecendo, mas, eu acho que temos um ponto aqui, eu sou aluno, voce é professor, posso te falar o que eu acho que falta em um professor? Falta o professor falar o seguinte, ok, voces estão vendo isso, estou ensinando, voces resolveram, agora, bem direto, os que não resolveram, voces entenderam?

Sabe que a resposta vai ta bem nos que não resolveram.

Voce assim como todo professor, ensina com um metodo que voce desenvolveu e que funciona em grande parte ne, mas voce ja pegou um unico aluno, aquele que voce sabe que não entendeu, porque voces professores sabem quem não entendeu, e pediu para ele explicar o porque não entendeu? Mesmo que ele fale que entendeu muito pouco e se perdeu em um certo ponto?

Sabe qual o problema de a pessoa não entender uma explicação? alem de ela não entender, ela não sabe o que não entendeu. Voce entende isso?
Sei que é meio complexo, mas quando ela não entende, ela sequer vai conseguir fazer, e isso vai dispersar ela, mas acima de tudo, quando voce não entende algo, voce muitas vezes não sabe o que não entendeu, essa é a verdade eu acho. Pensa nisso um pouco.

Sabe quando voce ta indo em uma linha e questionando, voces entenderam ate aqui, e sempre vem um sim, ai chega uma hora que na mesma linha o aluno fala que não entendeu, ai voce pergunta, o que voce não entendeu, e qual é a resposta do aluno? Ele fala, "não entendi nada", Ja escutou isso? não minta para mim professor, eu sou aluno sei que aluno é assim kkkkkk

acho que é como se fosse assim, ele ta em uma linha reta de entendimento, a confusão em uma hora é tão grande de entender o passo seguinte que o anterior é ignorado (não esquecido) e ai voce tem que voltar e usar outra didatica, e de novo e de novo e outra, ate ele enteder e voltar para o rumo. So to escrevendo isso porque ja vi isso na real. Funciona, mas é foda porque voce tem que ter umas 4 tecnicas de ensino diferentes ate ele destravar, e quando voce ta explicando para ele, mais uns 5 em volta vão voltando, um entende no primeiro metodo, o outro entende no 3 metodo e assim vai....eu admiro demais os professores mas acho que tem que ter uma mistura de paciencia com um quantidade de argumento e didatica que é sobrehumana. Vida longa aos educadores kkkk

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Eu não sou professor exatamente, eu sou um profissional de desenvolvimento de software que deu aulas.

Qualquer professor minimamente preparando, o que inclui qualquer pessoa sensata e capaz de aprender e foi aluno, sabe o que tem que fazer para a aula ficar interessante. Poucas saberão fazer a aula virar o circo que alguns querem.

Qualquer método só funciona com quem quer aprender de verdade e tem capacidade para isso. Um dos grandes problemas da atualidade é que ensinar jovens e adultos virou um desafio porque não aprenderam o básico, a escola falhou e foi promovendo o aluno como se ele tivesse aprendido. Dá uma falsa sensação que está tudo bem. O aluno gostou disso e não sabe e não quer resolver isso. ele não sabe nem que tem um problema, ela acha que está tudo bem com ele. E quando alguém mostra que não está esse alguém vira o errado na visão dele.

Eu não discuto que existem professores ruins e nem quero falar deles. Eu já vi caso terrível, eu tive que parar de falar para os alunos perguntarem para o professor de matemática certas cosias porque era além do meu conhecimento que é de computação, mas ele também não sabia. Tive que começar eu ver como explicar matemática. Mas tudo tinha limite. Boa parte da aula não rende porque você tem que ensinar oque eles deveriam ter aprendido antes.

Isso cria um ciclo vicioso. Eu não vou parar uma aula de programação porque a aluno não aprendeu matemática, comunicação e expressão e ciências como deveria. Não parando, ele não vai aproveitar a aula. Fica um enorme problema de difícil solução. Aí você terá que começar essa discussão até com o Ministério da Educação.

Tem professor ruim que é o cara que só dá nota. Eu já fiz, até como experimento. Não resolve nada, nem o meu problema. Eu já vi professores com formação em pedagogia que não conseguiam lidar com um aluno com autismo, eu conseguia, mas não conseguia ensinar nada pra ele.

Em cursos mais formais também existe a pressão se seguir um programa. Os alunos que ficam para trás precisam se esforçar mais. Eu fui aluno que ficava para trás, eu me esforçava. Hoje o esforço raramente acontece.

Eu sei que não é bonito dizer isso, mas como eu falo, eu sou só o mensageiro, algumas pessoas têm limitações. Algumas escolheram ter. Eu tenho limitações, eu escolhi me esforçar mais para resolvê-las e fazer o melhor possível. Algumas pessoas se dão bem com uma coisa, outras com outra.

Não entender é uma coisa, dá para tentar solução, o que fica difícil é o aluno não estar prestando atenção e falar que não entendeu. Isso é muito frustrante. Quem aguenta isso normalmente são os piores professores, os que fazem isso porque não conseguem escolher fazer algo melhor. Aí vira um problema do ovo e da galinha. Nem os alunos estão interessados, nem os professores que estão lá só pelo salário.

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Mas qual seu objetivo?

Se for aprender a programar, por exemplo, então sugiro começar do básico: termos como algoritmo, variável, array, função, etc são indispensáveis, sem isso vc acaba pulando etapas e vai se complicar no futuro.

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então, pensa assim, não é pelo objetivo, a proposta é, voce, programador esta dando uma palestra sobre programação para pessoas que não sabem nada da area, mas a sua palestra tem como objetivo mostrar esse universo e despertar a vontade da pessoa de programar. Como seria essa palestra?
Em um certo momento da palestra voce precisa começar a usar os termos da programação e as pessoas não sabem nada desses termos, como voce explicaria o basico em um conceito de palestra, não adianta voce explicar que variavel e um espaço na memoria, se a pessoa não sabe o conceito de memoria, se a pessoa não sabe o conceito de variavel, como voce explica o inicio disso?

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Nesse caso eu evitaria qualquer termo do tipo.

Já li sobre uma palestra dada em um colégio (não vi a palestra, li um post que o palestrante escreveu). Ele disse que primeiro perguntou quem ali tinha [nome da rede social que era moda na época]. E aí ele explicou que uma rede social é como uma grande "teia" que conecta as pessoas - e praticamente desenhou um grafo na lousa, mas sem mencionar a palavra "grafo": fez as bolinhas (as pessoas) e ligou elas com setinhas (se Fulano é amigo de Ciclano, tem uma seta ligando um ao outro).

Então ele explicou que programação é o processo de traduzir aquele desenho pro computador, escrevendo um programa com comandos que o computador entende.

Também usou analogias como "o computador é uma ferramenta para o programador, assim como o tubo de ensaio é para o químico, o martelo é para o marceneiro, etc".

Nada de termos técnicos, só analogias e exemplos práticos.

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E aí quando as pessoas vão conversar com outras precisar fazer tudo isso em vez de usar o termo técnico que ela não aprendeu :)

Claro que isso funciona bem para dar uma introduzida, mas depois precisa aprender o termo, tem que se aprofunndar além do exemplinho básico, caso contrário a pessoa não está aprendendo de fato, no máximo está sendo adestrada.

Em uma palestra funciona muito bem, em um vídeo de Youtube é maravilhoso, mas para aula não deveria ser tanto assim. Pode até existir como introdução. Mas se a pessoa depende disso cai no que eu falo que ela não gosta do assunto. Ela nunca será boa porque está fazendo pela grana, pela moda. Eu adoraria que fosse diferente, eu não inventei isso, estou só relatando.

Isso é muito preocupante, ainda mais que as pessoas não percebem. É um processo muito semelhante de drogas, a pessoa acha que aquilo está fazendo bem pra ela, ela não consegue enxergar o mal. E vai precisando cada vez mais do jeito ruim e não consegue se adaptar ao que é bom pra ela.

Eu acho que precisam de pessoas pra alertar sobre isso, mas no fim a decisão é de cada um, proque semrpe falo que as conseuências serão individuais.

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interessante, foi uma abordagem bem ludica pelo jeito, mas sera que essa seria uma metodologia correta ou a didatica correta para um grupo ja em sala de aula de um curso de programação no primeiro dia por exemplo, quando ninguem sabe nada mas ja esta no curso? porque eu to em um curso que é bem mesclado o conceito de ensino, mas sinto que não é algo feito para a programação, sabe, ninguem pensou realmente em uma didatica para programação. queria muito saber se existe essa vertente

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Se vc já está no curso, aí não tem jeito, precisa em algum momento introduzir os termos corretos.

Aí não sei o melhor jeito pq não sou professor...

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Não há jeito certo. O problema é outro. As pessoas hoje em dia não querem apreender o que precisa ser aprendido. Não tem muito o que fazer.

Claro que tem, e pode ser feito. Mas é muito difícil e não dá para todo os professores fazerem.

Parte da solução é transformar a parte chata e necessária em show. A maioria não é capacitado pra fazer isso, e nada tem haver com didática, tem com o fato que eles não entretenedores. Em geração TikTok, precisa ser assim.

Então os professores precisam ser TikTokers para agradar essa geração nova. As gerações antigas acham ok aprender de outro jeito. Até poderia funcionar, porém a gente não vê acontecendo, pelo menos não muito. O TikeTokers quer ganhar dinheiro então ele pensa tudo em como criar dopamina nas pessoas, não importa o conteúdo. Ele passa algum conhecimento, mas ele não vai no que é arriscado perder a atenção das pessoas, porque o negócio dele é ter a atenção e não passar conhecimento, que é o negócio de professores.

Não vejo muita solução, infelizmente.

Novamente o que já disse antes por aqui, sorte de quem nasce com capacidade para não depender dos outros ou que consegue extrair algo bom, se aprofundar, ou seja, que seja verdadeiramente autodidata.

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sim, essa e a ideia, eu to tentando entender como as pessoas explicariam algo assim porque como to no curso, estou percebendo que a didatica para ensinar programação é bem falha, estou usando o tabnews para tentar entender o porque e como isso pode ser melhorado ou se existe uma fonte melhor para quem inicia na programação, escutando a opinião das pessoas que são da area.