Não sei se é uma regra absoluta, mas percebo que, em geral, quanto maior a empresa, mais burocrática ela é.
Já trabalhei em lugares assim, e realmente desmotiva demais. Coisas que poderiam ser feitas em minutos levam dias, o que precisaria de uma ou duas pessoas pra fazer, precisa de 15 ou 20, de tantas etapas inúteis que inventam. Muitas das áreas responsáveis por essas etapas inúteis parecem ter como única função justificar sua própria existência, dada a inutilidade dos seus procedimentos (geralmente se resume a preencher um monte de coisa que ninguém vai ler - mas que fica bonito nos relatórios que vão pra diretoria).
O pior é que muitos gerentes não reconheciam, diziam que tudo isso eram "controles necessários" e que não existia burocracia. Claro, pra eles não existia mesmo, todo mundo sempre abre exceção pra gerente, se a carteirada for dada com convicção...
Teve uma época que até admitiram o problema e criaram um... departamento anti-burocracia! Pois é. Não era melhor não ter criado a burocracia pra começo de conversa? Ironicamente, o processo para enviar reclamações era burocrático, e quase todas as sugestões eram ignoradas (porque quem cuidava disso eram justamente os que adoravam criar a burocracia).
Isso só melhorou quando eu saí de lá (melhorou pra mim, claro, a empresa continuou sendo burrocrática). Não estou dizendo pra vc fazer isso, até porque não conheço sua realidade, e seria leviano demais sugerir que alguém tome alguma decisão importante como largar o emprego (ainda mais sem ter todo o contexto).
Enfim, entendo que um mínimo de burocracia é necessário pra organizar as coisas. Mas parece que as empresas - principalmente as grandes - exageram, e não me parece ter muita solução.