Executando verificação de segurança...
1

Um relato apenas

Ganho bem, trabalho em uma das maiores empresas do Brasil e estou na área que sempre sonhei. Mas... a burocracia tá me matando aos poucos, ficar dependendo de outros para trabalhar está me fazendo infeliz.
Estou pensando até em trocar de área.

Se alguém já passou por isso e quiser compartilhar como fez para melhorar esse sentimento...

Carregando publicação patrocinada...
2

Não sei se é uma regra absoluta, mas percebo que, em geral, quanto maior a empresa, mais burocrática ela é.

Já trabalhei em lugares assim, e realmente desmotiva demais. Coisas que poderiam ser feitas em minutos levam dias, o que precisaria de uma ou duas pessoas pra fazer, precisa de 15 ou 20, de tantas etapas inúteis que inventam. Muitas das áreas responsáveis por essas etapas inúteis parecem ter como única função justificar sua própria existência, dada a inutilidade dos seus procedimentos (geralmente se resume a preencher um monte de coisa que ninguém vai ler - mas que fica bonito nos relatórios que vão pra diretoria).

O pior é que muitos gerentes não reconheciam, diziam que tudo isso eram "controles necessários" e que não existia burocracia. Claro, pra eles não existia mesmo, todo mundo sempre abre exceção pra gerente, se a carteirada for dada com convicção...

Teve uma época que até admitiram o problema e criaram um... departamento anti-burocracia! Pois é. Não era melhor não ter criado a burocracia pra começo de conversa? Ironicamente, o processo para enviar reclamações era burocrático, e quase todas as sugestões eram ignoradas (porque quem cuidava disso eram justamente os que adoravam criar a burocracia).

Isso só melhorou quando eu saí de lá (melhorou pra mim, claro, a empresa continuou sendo burrocrática). Não estou dizendo pra vc fazer isso, até porque não conheço sua realidade, e seria leviano demais sugerir que alguém tome alguma decisão importante como largar o emprego (ainda mais sem ter todo o contexto).

Enfim, entendo que um mínimo de burocracia é necessário pra organizar as coisas. Mas parece que as empresas - principalmente as grandes - exageram, e não me parece ter muita solução.

2

Concordo com você kht,

Geralmente quanto maior a empresa, mais acesso à ferramentas avançadas, maior a remuneração, porém menor a autonomia e geralmente para a implementação de novas ferramentas leva um baita tempo, sem falar que tem que convencer muitas pessoas.

Elias,

No seu caso, acredito que ir para uma startup aliviaria muita a sua angústia, porém tendo a ciência que salário e benefícios são menores.

2

Opinião meio complicada de explicar mas eu gosto de empresas "pequenas", trabalhei em alguns lugares grandes e me vi realmente feliz em uma outsourcing com 15 devs, estamos maiores agora com 30 mas o espaço, possibilidades de crescimento e reconhecimento são bem satisfatórios.

É uma empresa nacional que se fundiu a uma britânica, todos clientes do exterior, então salário é acima do brasileiro e continua tendo comportamento de empresa pequena, estava jogando Age of Empires com o CTO outro dia, um dos sócios fundadores da parte brasileira fala comigo pelo whats com grande frequência sobre coisas bobas da vida, um dos projetos de frontend era um MFE com projetos em react, em uma semana fizemos uma análise e começamos uma migração para 1 único projeto em next.js, não tinha feito nada grande em next ainda, simplesmente mudamos em 1 semana, 2 sprints para fazer a migração completa.

Empresa grande conta pro currículo mas não pra vida em si, talvez valha a pena mudar para uma pequena/média...

Único item que sinto falta real é uma referência técnica forte (coisa que tem fácil em empresa grande), sou tech lead e não vejo ninguém que eu possa me espelhar para absorver conhecimento técnico.

2

Dificil melhorar esse sentimento quando todas as variáveis que o causam são fora do seu controle.

Geralmente, por mais que as coisas evoluam, a estrutura do que se sente sempre será tida como verdade, causando sempre um desconforto.

No fim, geralmente, a melhor solução é sempre a mudança, no caso, de emprego.

Procurar outro trabalho, empreender, trocar de área. São N opções, mas todas envolvem sair da onde você está agora.

Cabe a tu avaliar qual delas é a melhor, sempre ponderando o que você mesmo começou falando "Ganho bem, trabalho em uma das maiores empresas do Brasil..."

2

Cara, já tive essa experiência em empresas que trabalhei.
Tipo, era tanto processo, que as vezes uma coisa que levaria 5 minutos para resolver, poderia levar uns 2 dias, por que precisava da aprovação de alguém para que outro time fizesse o que precisava ser feito.

Enfim, acredito que se a empresa é muito burocrática, não tem muito pra onde correr.

Hoje em dia, trabalho em uma empresa que vejo que tem menos burocracia possível, se eu tiver o acesso, dependendo do que for, eu mesmo posso resolver, mas em suma, tem suas burocracias, mas num nível que não me incomada, até por que, hoje vejo que algumas coisas precisam seguir esse fluxo, até por definição de papéis e responsabilidades.

Aí, aqui fica algumas perguntas: Quão burocrática a empresa que você está é? O quanto isso impacta o seu trabalho? Tem coisas que daria para ser resolvido rapidamente se a burocracia fosse menor?

Enfim, se você tiver um bom canal de comunicação com a sua gerência, que tal conversar sobre isso, e ver se existe alguma chance de ser alterado.