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Você já utilizou um caixa de autoatendimento?

Caixa rápido de banco, existem desde quando? Ou melhor, bancos sem agência, 100% digitais, você faz tudo no aplicativo, sem precisar interagir com um ser humano. Mas mesmo assim o Banco do Brasil abriu concurso com 6 mil vagas recentemente.

Fui no Burger King esses dias, 2 totens de autoatendimento, mas no balcão, 4 funcionários fazendo serviço de caixa.

Alguns mercados não utilizam nenhum funcionário (nem mesmo segurança), mas ainda assim as grandes redes continuam com uma extensa lista de caixas, empacotadores, repositores…

Ligo na NET e consigo resolver qualquer coisa sem falar com um humano. Mas mesmo assim Telemarketing é uma das áreas que mais emprega jovens buscando a primeira oportunidade.

O ChatGPT nasceu “ontem” e tem uma galera desesperada achando que todos os programadores do mundo vão perder o emprego amanhã.

Eu acredito muito que a tecnologia vai sim aos poucos tomando os trabalhos dos humanos, é assim desde a primeira revolução industrial, mas calma, nem os dinossauros morreram todos num dia só, as coisas levam tempo.

Esse medo desesperador parece mais coisa de quem só estava precisando de uma desculpa para desistir da área.

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Aqui no interior em um mercado que tem um mercado com 2 caixas de autoatendimento.

Mas eles são horriveis de usar. Não é simples nem intuitivo o uso deles!

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Uma vez fui usar um tmb e não foi tão simples como imaginei, e tive q me virar pq os funcionários não queriam muito ajudar quem resolveu "se virar sozinho" kkk

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Caixa de autoatendimento de supermercado costuma ter alguns problemas com a parte da pesagem. Quando isso funciona bem, o processo é ok.

A melhor experiência que eu já tive foi no final de semana passado, na Renner. O autoatendimento de lá tem uma caixa para você colocar os produtos, ele já detecta automaticamente a quantidade e quais são os itens, porque cada um (suspeito eu) tem uma etiqueta com RFID. Depois do pagamento, ele pede para deixar os produtos nessa caixa por mais um tempo para desativar os alarmes. Foi a compra mais fácil que já fiz em autoatendimento, e muito melhor do que pegar a fila grande. Eu realmente fiquei surpreso com essa experiência.

Caixa de autoatendimento da Renner
Fonte da imagem: Vini Dalla Rosa / Jornal do Comércio

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Rapaz, tive a mesma experiência que eu tive na Renner.

Nunca gostei de ir lá por causa da fila, mas esse autoatendimento é fantástico.

Eu duvidava que ele iria identificar as roupas assim fácilmente, mas foi em um piscar de olhos.

Não gostava do atendimento, mas agora to ansioso pra voltar lá

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A comodidade sempre vence. Várias tentativas de inovações foram feitas, algumas deram certo e outras não. Não se deve pensar em inovar apenas para que as pessoas experimentem algo novo se esse algo novo piora a experiência deles. Se é muito mais cômodo pegar fila do que lutar contra uma tecnologia que ainda não está pronta, o pessoal ficará no caixa. Agora, mesmo que o autoatendimento tenha seus problemas mas você percebe que teve menos tempo e o trabalho de colocar as compras na esteira foi o mesmo, o autoatendimento vencerá. Eu, particularmente, prefiro pedir em casa... Os empregos dos caixas podem até diminuir, mas os entregadores aumentarão...