Executando verificação de segurança...
2

Quando você começar, você vai ser um estagiário ou DEV-Junior.
Numa empresa, isso significa que você vai trabalhar com códigos que já estão prontos, restando para você as tarefas de resolver bugs, implementar melhorias, criar novas funcionalidades, etc.

A demanda geralmente vem do cliente, acusando uma necessidade real. Geralmente, vai ter alguém responsável para traduzir essa demanda antes de chegar a você.

O cliente pode solicitar um tipo de relatório, por exemplo. Isso vai virar uma task para alguém do back-end fazer, envolvendo SQL e Jasper (por exemplo).
Ou o cliente pode reclamar do visual do site, surgindo então uma demanda para o front.

A demanda também pode ser interna, de algum setor solicitando uma aplicação nova, ou uma nova funcionalidade de uma aplicação que já existe.

As demandas vindas do próprio setor (como refatoração ou otimização do código) geralmente são passadas para programadores mais experientes, pois nesse caso não basta "saber fazer", mas também saber a "melhor forma de fazer".

Carregando publicação patrocinada...
1
1

cara, vai mandando curriculo e diz que tem vontade de trabalhar na area, vá fazendo cursos condizentes. Eu fiz isso, hj sou o único TI na empresa que trabalho, eu mesmo cuido da infra, e desenvolvo os softwares e ainda tem softwares pagos que utilizamos, mas cuido de tudo isso sozinho e tinha quase nenhuma experiencia. Você só precisa se expor e procurar. E outra coisa importante, não importa se a vaga parece muito superior, envie o curriculo mesmo assim pq muitas vezes quem prepara a pagina para contratação muitas vezes não sabe a necessidade real da empresa e acaba exagerando nas necessidades minimas. Se vc perceber que está um pouco acima da sua altura, envie do mesmo modo, foi assim que estou empregado hj. Abraço e boa sorte nessa sua decisão, tem que ter coragem!

1

A melhor forma de se sentir pronto é praticando.
Faça projetos próprios, mesmo que sejam básicos. Mas tente fazer sem "colar". Tudo bem tirar uma dúvida ou outra nos fóruns da vida (todo programador faz isso), mas copiar e colar um projeto inteiro e por no portfólio não vai te levar a lugar nenhum.
Quanto mais praticar, mais você vai ter a sensação de "eu sei fazer isso", e te dará confiança para o mercado de trabalho.