Executando verificação de segurança...
1

É inspirador ler sobre a sua jornada de aprendizado em programação e como você conseguiu identificar suas limitações e procurar conhecimento para superá-las. É um ótimo exemplo de como a curiosidade e a persistência podem levar a grandes conquistas. Vai muito de encontro com o primeiro post que publiquei A Transição de Carreira na Programação: Uma Metáfora do Quebra-Cabeça.

Concordo com você sobre a diferença entre tutorial e curso. Um tutorial pode ser útil para aprender algo específico rapidamente, mas um bom curso pode fornecer uma compreensão mais ampla do assunto e ensinar como buscar informações e desenvolver autonomia para continuar aprendendo por conta própria.

Sobre a graduação, concordo que a qualidade da formação é um fator importante e que seguir uma trajetória autodidata pode ser uma boa opção para aqueles que não têm acesso a uma educação formal de qualidade. No entanto, acredito que uma graduação de boa ou ótima qualidade pode fornecer uma base sólida de conhecimento e habilidades, além de oferecer oportunidades valiosas de networking, experiência prática, etc. Combinar uma graduação com uma jornada autodidata pode ser a melhor maneira de se tornar um profissional realmente bom em qualquer área. Por isso reforço novamente o trecho do meu texto: Mas vamos falar a verdade: quem procura educação formal, principalmente na nossa área, precisa ser autodidata, pois a tecnologia muda constantemente!

Agradeço por compartilhar um pouco da sua história!

Carregando publicação patrocinada...
1

Todos preciamos ser autodidatas de alguma forma, mas a maioria não consegue fazer isso até um certo momento. Eu mesmo consegui algum resultado, mas poderia ter sido melhor com mais apoio do que tive. Eu nem tinha muita escolha, eu comecei quando tudo isso era mato :D

Quando eu digo que o Stack Overflow, em seus tempos áureos, foi um divisor de águas na minha via profissional, mesmo já sendo "experiente", mostra o quanto sempre podemos aprender mais com ajuda de outras pessoas, ainda que não formalmente.

1