Executando verificação de segurança...
2

Me sinto perdido e não vejo evolução em meus estudos na aréa de progamação(especificamente em back-end focado em python)

Olá como vocês estão,bem tenho 21 anos e não tenho emprego e deis de 2022 despertei o meu interesse na área de progamação,por diversas razões duas delas e poder ter minha casa e ajudar minha familia.Esse é meu primeiro post aqui no TabNews e já inicio com uma grande questão que me vem consumindo deis de Janeiro que foi quando comecei a estudar progamação.

Me sinto perdido e não vejo evolução em meu aprendizado,me frusto bastante,quando descanso sinto que não estudei o suficiente e me cobro para fazer mais e mais e por consequência não faço nada.dessa forma mesmo tentando seguir roadmap´s ou começando um projeto me vem um monte de ideias e quero aplicar o mais rápido possivel e esse pensamento de imediatismo junto ao de incapacidade que vem algumas vezes me faz parar no "tempo".
tenho grande interesse na área de desenvovimento de jogos mas tambem quero criar um aplicativo ou site útil que tenha impacto positivo na vida dos usuários.

Qual conselho você me daria?
É normal ter esse tipo de preocupação?
A cafeina deixa o progamador louco ou é um combustivel?

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá meu amigo, tudo bem?

Vamos lá, acho que essa sensação deve ser bem comum entre todos que começam na área, especificamente aqueles que começaram nos últimos anos.

Pelo o que você disse, nunca teve uma preparação estruturada para a atividade de programação/engenharia de software, seja ela por meio de cursos de maior duração ou oportunidades profissionais. Neste caso, acredito que o mais indicado seria procurar por conteúdos mais estruturados antes de tentar navegar sozinho em projetos próprios. Mas tome alguns cuidados para aproveitar ao máximo do seu tempo investido nestes cursos:

  1. Defina um objetivo e uma área que mais gosta
  2. Procure por algum curso que você se identifique com o conteúdo, professor e projeto desenvolvido. De preferência, procure por algum curso que faça um projeto de cabo a rabo, por mais simples que ele seja.
  3. Realize o curso sem desviar a atenção ou realizar mudanças no que é proposto
  4. Após finalizar o curso pela primeira vez, tente expandir o projeto realizado com ideias próprios ou pequenos ajustes.
  5. Hora que sentir confiança, escolha um tema diferente do aborado no curso e tente fazer sua própria aplicação, sempre tendo a original como base ou fonte de consulta.
  6. Se encontrar dificuldades, peça ajuda.

Se possível, tente encontrar algum mentor para te ajudar na sua jornada. Se não conhecer nenhum, posso te ajudar.

Boa sorte na sua jornada, abs!

1
1

Eai mano, eu sei bem como é isso. Para começar eu recomendo você fazer um ciclo de estudos, pegue uma folha e divida quanto tempo na semana você deve estudar/fazer àquilo.

Exemplo: Eu fiz a divisão 7h por semana para meu projeto principal, 7h por semana para estudar algoritmos e etc. (Apenas um exemplo você deve dividir fazendo uma analise da sua dificuldade naquilo e na importância do mesmo e decidir a quantidade de horas semanais a partir disso provavelmente você irá ter mais de duas coisas para fazer) Após a divisão você deixa explícito na folha o tempo de cada um e deixa essa folha sempre a vista (Eu coloco a minha grudada na parede atrás do meu notebook), e sempre após cumprir 1h de estudo/tarefa você adiciona um risco na folha e assim por diante, por ser um ciclo e não uma rotina você também estará pronto para imprevistos e não poder estudar em um dia pois dessa forma você contabiliza horas de estudo não dias assim tendo uma agenda mais flexível e após cumprir as atividades definidas no ciclo você pode tirar o resto da semana pra descanso assim dando ao seu cérebro um sentido de recompensa, recomendo também praticar exercícios físicos durante a semana para relaxar a mente.

Sobre esse tipo de preocupação pode ficar relaxado é extremamente normal e para controlar esse fluxo de ideias sempre anote-as assim você não ficará na ansiedade de aplica-la logo para não esquecer.

Para finalizar, sobre a cafeína depende bastante, eu vejo como combustível ainda mais quando estou fazendo um projeto que eu acho muito importante e quero terminar logo.

Acho que é isso!

1

Muito obrigado eu vi o comentário de todos vocês e te falar que venho aplicando tudo e aos poucos estou mais organizado e sinto evolução,confesso que está sendo difícil separar dias pra descanso mas eu vou conseguir,irei descansar e estudar de forma mais eficiente e objetiva com equilíbrio entre tudo que me propor a fazer,obrigado pelo conselho.

1

Essa é uma situação complicada. Não sei o quanto precisa se virar logo. Se precisar, talvez seja o caso de arrumar outra coisa até estar bem com a programação.

Entenda que boa parte (pra não dizer quase tudo) do que é popular na internet não é bom para as pessoas consumirem, mas sim para quem está vendendo algo, até mesmo uma ideia.

6 meses de programação é bem pouco para conseguir algo. Quem consegue é certo que só decorar uma receita de bolo. Ou é gênio. Então você vê o que parece que os outros estão indo muito bem e acha que está mal.

Mas também pode estar mal. Programação é difícil. Ao contrário da crença popular criada, é uma das coisas mais anti naturais para um ser humano. E por isso precisa ter vocação. Se não tem, ainda pode fazer alguma coisa, é um direito de todo mundo tentar e conseguir o que puder, mas também é preciso não ter a ilusão de que algumas pessoas nunca evoluirão muito, porque provavelmente ela está fazendo algo contra a natureza dela. Eu mesmo queria fazer muita coisa, mas sou péssimo e nem tento. Ou tento um pouco, depois desisto. Eu queria ser cineasta. Mas a completa falta de talento me impediu de fazer. Eu poderia ter insistido e alguma coisa eu conseguiria, mas seria muito sofrimento, eu não achei que o sonho era tão grande para tanto.

Outra questão é que a programação não existe no vácuo, precisa estar com a escolaridade em ordem. Comunicação e expressão, matemática e ciências, pelo menos. Sem isso será muito difícil evoluir. Tem que resolver isso antes. Lamento dizer que se não tem isso bem, não tem muita solução, mas saber disso te dá a chance de resolver, sem saber ficará só com a ilusão.

De qualquer forma, se é tão importante para você, insista, porque o resultado vem, pode não ser tudo o que espera, mas também é preciso ser realista.

Em geral, a atitude conta muito. Ela não resolve problemas estruturais, mas é dos mais importantes. Vai devagar, não pule etapas, aperfeiçoe o jeito de aprender.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Obrigado pelos conselhos e te falar,gostei dos links já salvei a um tempo e uma hora ou outra vejo algo para tirar duvida ou ate ter ideias,inclusive estou estudando C na faculdade e tem um conteúdo teu no github que vai me ajudar muito .

1

Eu tenho uma dica, uma que me ajudou quando eu estava estudando ciência da computação e acho que vale pra todo mundo, não adianta tentar afazer algo sem ter um objetivo concreto logo a sua frente, você precisa mostrar pro seu cérebro que precisa aprender aquilo. Vamos lá, o que eu vou dizer aqui é o obvio que todos estão falando aí nos comentários: A melhor coisa pra aprender é fazer algo real, na prática! Mas como você mesmo disse, você até tem ideias de projetos que quer fazer, mas acaba ficando ansioso por achar que não vai conseguir e não finaliza, mas como vencer essa barreira?

A dica está em se comprometer em entregar um projeto pra alguém, não vale seu melhor amigo pois ele não vai se importar tanto se você não conseguir, mas pra isso é preciso que você tome cuidado pra não prometer algo muito maluco mas sim algo que está dentro dos seus conhecimentos, faça algo simples, divida o projeto em pequenas etapas e mãos a obra.

É comum que a gente sinta que não está evoluindo, mas eu vou te dizer uma coisa, você provavelmente já sabe mais do que o suficiente. Não se preocupe se você não consegue escrever um código inteiramente do zero, quase ninguém consegue, mas se você consegue olhar um código na internet, perceber que ele faz exatamente ou algo parecido com o que você precisa e vai precisar somente de alguns ajustes pra te atender e ainda por cima você sabe quais ajustes precisa fazer?! Então parabéns, você já é um programador!

Não tenha medo de pesquisar na internet o que você não sabe fazer sozinho ainda, vão demorar anos até você chegar nesse nível, e vai por mim, com certeza tem gente por aí trabalhando e ganhando bastante dinheiro sabendo o mesmo que você ou até menos.

Ps:. Café é vida!

1

Simmm eu larguei o longo tempo em teoria e tudo que aprendo já quero codar e ver como funciona e te falar que os conceitos estão bem claros,estou tendo Paciência e observando como funciona cada parte do Desenvolvimento,Obrigado pelo conselho,continuarei se aprimorando mais e mais.