[DEBATE] Desenvolvedor autodidata X Inserção no mercado de trabalho [DEBATE]
Antes de mais nada gostaria de falar que minha ideia ao criar esse tópico foi de criar um espaço para que qualquer um que ja tenha passado por esta fase, esteja passando ou em algum momento irá passar, trocar experiências, contar relatos, dar sugestões e dicas nesse momento de transição que todos passamos ou já passaram ao optar por seguir tal profissão.
Toda experiência é valida, e toda ajuda também!
Sou Desenvolvedor Web Júnior, buscando colocação em seu primeiro emprego. Tenho conhecimento em HTML, CSS, JavaScript, React.Js, Redux e etc... Porem tudo aprendendo de forma autodidata, no maximo acompanhando video aulas e tutoriais nos pontos em que estou com mais dificuldade. A questão é que estou a alguns dias procurando algum tipo de serviço ou free-lance na área mas notei que existem muitas barreiras "extras" para quem não faz uma faculdade ou curso técnico da área, uma vez que ao não estar inscrito em nenhum tipo de curso destas espécies não se é possivel ingressar ao mercado de trabalho por meio de estágios de forma clássica, uma vez que a legislação brasileira restringe tal modalidade de trabalho à apenas estudantes que estejam em formação por alguma instituição.
Desta forma sobra apenas vagas de Desenvolvedores Júnior e Free-lances, entretanto, ao analisarmos as vagas de Desenvolvedores Júnior em plataformas como LinkedIn, GlassDoor e similares, a grande maioria esmagadora das vagas exigem no mínimo 1-3 anos de experiência trabalhando com tais linguagens e tecnologias, quando não exigem que você esteja cursando ou tenha cursado faculdade ou curso técnico na área da computação.
Plataformas de Free-lance como Upwork e 99Freelas, por mais que de fato sejam ótimas "vitrines" para que nós Devs possamos achar requisições de serviços, acaba sendo muito "anti-favorável" para qualquer um que esteja iniciando na carreira, uma vez que os serviços aos quais normalmente cabem à um Júnior conseguir realizar normalmente são bombardeadas por programadores mais experiêntes que na maioria das vezes acabam com as chances daqueles que estão iniciando, por muitas vezes valores mínimos (Não que esteja errado eles fazerem isso. Ainda mais no mercado atual, onde qualquer vaga de emprego ou serviço são valiosas oportunidades, mas o ponto que quero dizer é que, de toda forma, acabamos sendo ofuscados no meio de currículos mais competêntes para serviços muitas vezes básicos e simples), além do fato destas plataformas cobrarem créditos para você oferecer seu serviço, independente se você fechar ou não a ordem, e para quem está iniciando e atualmente desempregado acaba saindo caro investir em tantas plataformas para se ter uma melhor chance.
Enfim, (além do desabafo rsrs) minha intenção como dito no início do tópico é a troca de experiências, sejam boas, ruins ou neutras. Acredito que assim como eu, outros iniciantes que estejam passando pelo mesmo momento tenham tido pensamentos similares ao decorrer do tempo, então dicas de estratégias para alcançar esse tão esperado objetivo seriam muito bem vindas!